Yamaha MT-09 2016 – A campeã da melhor compra 2015

Home » Yamaha » Yamaha MT-09 2016 – A campeã da melhor compra 2015

galaxy-s4-fm-radio

Eleger uma moto a Grande Campeã é hoje uma tarefa difícil no Brasil: o mercado amadureceu e há muitos modelos cheios de virtudes, com características e preços variados. Para isso, precisam entrar na conta não apenas atributos objetivos, como preço, custos de manutenção, recursos técnicos ou itens de série, mas também valores mais subjetivos, como desejo do público, status e até mudança de cenário nos próximos anos. Por tudo isso, a supercampeã foi a Yamaha MT-09.

Primeiro, vamos às razões mais evidentes. O modelo foi o vencedor em sua categoria: na comparação com as concorrentes diretas, apresentou ótimos resultados em preço, seguro e pacote de peças (leia mais na pág. 24). Além disso, é relativamente nova – foi lançada no Brasil no segundo semestre do ano passado –, o que indica que ainda terá vida longa pela frente. Para completar, dará origem a uma nova família de modelos, entre as quais uma sucessora da admirada linhagem das TDM 850 e 900, que deverá se chamar Tracer 900 e, provavelmente, será vendida no país.

Outro trunfo é que a MT-09 é a primeira Yamaha realmente impactante no aspecto comercial em muito tempo, com talvez exceção da V-Max 1700, mas que é cara e destinada a um nicho muito específico. Apesar de não ser particularmente barata, a MT-09 atua num segmento (das naked médias-grandes) que tem uma relevância comercial bem maior.

A MT-09 também inaugurou, na linha Yamaha, uma nova era que segue o conceito de downsizing, que já vem sendo bastante aplicado nos automóveis. Na prática, significa o uso de motores menores, porém mais eficientes tanto em desempenho como em consumo e emissões. No caso, seria equipar uma moto com um três-cilindros em linha num modelo que, historicamente, usa um quatro-cilindros. Na MT-09, o motor três-cilindros é uma usina de força de 847 cm³, que rende 115 cv de potência máxima a 10 000 rpm e torque de 8,9 kgfm a 8 500 rpm.

Pode parecer uma faixa de uso relativamente estreita, mas, como é um motor compacto e com peças de tamanho reduzido, as rotações sobem rapidamente e praticamente não há buracos na aceleração, salvo em rotações muito baixas. Aí é aquela história: é só manter o motor cheio que as respostas são demolidoras.

Importante destacar que esse motor tem virabrequim do tipo crossplane, na qual os pistões trabalham com intervalos irregulares entre si. Esse recurso foi primeiramente aplicado na superbike YZF R1 e foi criticado pelas respostas lentas em baixos giros e pelo ronco meio esquisito. Ou seja, podia até não ser bem-aceito na MT-09. Mas, como aqui são só três cilindros (na R1 são quatro), a coisa muda de figura: seu público aceitou a inovação sem grandes problemas. Ponto para a MT-09.

Campeão peso leve…

E há outras características marcantes, como o uso de quadro e parte da balança feitos de alumínio. É um material resistente e, sobretudo, leve. Com ele, a moto pesa apenas 191 kg em ordem de marcha e temos uma relação peso/potência de ótimo 1,6 kg para cada cavalinhovapor. Para se ter uma ideia, é algo próximo do Bugatti Veyron, superesportivo com até 1 200 cv de potência.

Para quem não sabe, a sigla MT significa Master of Torque (mestre do torque, em tradução livre). Aliás, essa nomenclatura já foi usada na exótica MT-01, uma naked com um enorme motor V2 de 1 700cm³ lançada em 2005, e na MT-03, uma funbike de 2008 que na prática era uma irmã sem graça da XT 600R, de quem emprestava o motor monocilíndrico.

A MT-09 ainda possui outras características que valorizam o conjunto da obra, como um lindo painel todo digital e rico em informações, suspensão dianteira invertida pintada de dourado, farol compacto e eficiente, lanterna com leds e acabamento geral primoroso.

Linha completa de acessórios…

Quer mais? A moto é tão importante para a Yamaha e traz na garupa um status tão diferente que é um dos poucos modelos da marca japonesa cujo lançamento foi acompanhado de uma linha extensa de acessórios exclusivos tanto para ela como para o piloto. São equipamentos como suporte de placa maior, protetor de radiador, acabamentos cromados, entradas de ar teladas e bolha compacta, sem falar de casacos, luvas e afins.

Quando pensamos em uma moto desse naipe, pensamos em modelos de pelo menos R$ 40 000. No entanto, a MT-09 é vendida no Brasil por R$ 35 990, segundo a tabela de junho, um valor abaixo do das concorrentes diretas – no nosso comparativo, Kawasaki Z800 e Honda CB 1000R, que ainda assim não trazem na bagagem todo esse pacote de benefícios. A própria Yamaha MT-07, a irmã menor bicilíndrica e bem mais modesta (conta com apenas 74,8 cv), custa apenas R$ 10 000 reais a menos.

Em resumo, é uma moto cuja soma de virtudes a deixa um degrau acima. É uma naked, um tipo de moto que os brasileiros adoram. É visualmente impactante, com farol em forma de diamante, tanque de cortes retos, banco largo e rabeta discreta. Destoa um pouco a ponteira lateral curta com marmita exposta demais, mas há belas curvas cromadas no escape — e a Yamaha jura que não azulam, por serem tratadas com um composto chamado Nanofilm.

Ainda que a beleza esteja nos olhos de quem vê, é impossível ficar indiferente ao modelo da Yamaha. Some-se a isso tudo a tecnologia a bordo, o ótimo desempenho, a pilotagem prazerosa e o preço competitivo e teremos um produto irresistível. Sendo assim, seria difícil a MT-09 não ficar com o título de supercampeã do Melhor Compra de 2015.

Preço: a partir de R$ 35.990

Ficha técnica:

Motor: tricilíndrico, refrigerado a água, duplo comando no cabeçote, 12V, 847 cm³, 115 cv a 10 000 rpm, 9,8 kgfm a 8 500 rpm; três modos de pilotagem com seleção por botão
Transmissão: câmbio de 6 marchas com secundária por corrente
Suspensões: dianteira com garfos invertidos e curso de 13,7 cm; traseira monochoque com curso de 13 cm
Freios: disco duplo na frente e simples atrás, com ABS
Pneus: dianteiro 120/70 R17 e traseiro 180/55 R17
Dimensões: comprimento, 207 cm; entre-eixos, 144 cm; altura do assento, 81,5 cm; distância mínima do solo, 13,5 cm
Peso em ordem de marcha: 191 kg
Tanque: 14 litros
Cores: cinza, roxo ou laranja

MTT

Fonte: Quatro Rodas

Uma das melhores marcas de motocicletas do planeta, a Yamaha fez um extenso número de scooters com motores de dois e quatro tempos, e modelos de motocicletas on-road e off-road. A Yamaha XS 650, introduzida em 1970, foi um enorme sucesso, tal que incapacitou a indústria britânica de motores bi-ciclíndricos em linha.

    HOMEMADE EXHAUST FOR THE FZ09

    I made a custom exhaust system using the stock headers, a short piece of exhaust pipe and a coffman muffler. the pipes are wrapped and painted with a hi temp ... HOMEMADE EXHAUST FOR THE FZ09 Yamaha MT 09 2016 – A campeã da melhor compra 2015

    WHEELIE PRACTICE ON MY FZ09!

    Get the dank whoolies shirt here: https://coalitionmoto.com/collections/tees/products/dank-whoolies-tee i'm still shit at wheelies. i freely admit that, but hey at ... WHEELIE PRACTICE ON MY FZ09! Yamaha MT 09 2016 – A campeã da melhor compra 2015

    YAMAHA XSR700: RECENSIONE E TEST RIDE | HDTEST

    Http://hdmotori.it: test drive, test ride, recensioni auto e moto, prove su strada, anteprime e curiosità sul mondo dei motori. per un filo diretto seguiteci sui ... YAMAHA XSR700: RECENSIONE E TEST RIDE | HDTEST Yamaha MT 09 2016 – A campeã da melhor compra 2015

    2016 WOLVERINE-R, A NEW 2-SEATER ROV

    Http://bit.ly/1abuj0l yamaha's new wolverine-r is made for off-road enthusiasts, hunters and explorers looking to navigate tight, technical trails and extreme ... 2016 WOLVERINE-R, A NEW 2-SEATER ROV Yamaha MT 09 2016 – A campeã da melhor compra 2015

    2015 YAMAHA R1 120MPH WHEELIE!!!

    My first test ride after installing a graves exhaust, auto blip, graves progressive throttle tube and ecu re-flash.nice!!! 2015 YAMAHA R1 120MPH WHEELIE!!! Yamaha MT 09 2016 – A campeã da melhor compra 2015

    Tudo sobre Yamaha MT 09 2016 – A campeã da melhor compra 2015, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Novidades da Yamaha 2016 / 2017

    Tour Interativo Crosser coloca pequena trail da Yamaha à prova

    O Tour interativo Crosser passou por diversos tipos de terreno, partindo de Guarulhos (SP) para chegar até o Pantanal no Mato Grosso

    O post Tour Interativo Crosser coloca pequena trail da Yamaha à prova apareceu primeiro em Motonline.

    Família Yamaha MT 2017 chega com novas cores

    Sem alterações técnicas importantes, as motos da família Yamaha MT recebem apenas mudanças nas cores para 2017

    O post Família Yamaha MT 2017 chega com novas cores apareceu primeiro em Motonline.

    Yamaha Neo 125: destaque na paisagem urbana

    É um transformer? Parece um herói japonês dos quadrinhos, mas é apenas a Yamaha Neo 125, que veio para agitar o segmento de scooter

    O post Yamaha Neo 125: destaque na paisagem urbana apareceu primeiro em Motonline.

    Teste Yamaha Neo 125: boa surpresa!

    Essa não tem nada a ver com a que você conheceu; a Yamaha Neo 125 está toda remodelada, como um transformer: vira moto, vira scooter, vira cub

    O post Teste Yamaha Neo 125: boa surpresa! apareceu primeiro em Motonline.

    Acompanhe o Tour Interativo Crosser 2017

    Para celebrar o sucesso da Yamaha Crosser, a Yamaha realiza o Tour Interativo Crosser, que vai percorrer mais de 2 mil km de Guarulhos até o Pantanal

    O post Acompanhe o Tour Interativo Crosser 2017 apareceu primeiro em Motonline.

    Yamaha Crosser 2017 traz poucas mudanças

    Com nova cor, nova iluminação de painel e novos grafismos, a Crosser 2017 não traz qualquer mudança técnica e segue como uma boa opção on-off-road pequena

    O post Yamaha Crosser 2017 traz poucas mudanças apareceu primeiro em Motonline.

    Chegou a nova Yamaha Neo 125

    A Yamaha apresenta o scooter Neo 125, que chega em outubro acompanhado de um marketing agressivo e preço de R$7.990,00 para ganhar 40% do segmento

    O post Chegou a nova Yamaha Neo 125 apareceu primeiro em Motonline.

    Factor 150 fez 79 km com um litro de gasolina

    Dez, 20, 30, 40? Quantos quilômetros a sua moto faz com um litro de gasolina? Testar a economia da Factor 150 e bater novos recordes de consumo eram os objetivos da Yamaha ao promover o primeiro Rally da Economia. O evento ocorreu em Florianópolis (SC), nas proximidades da concessionária Geração, no último final de semana, em um circuito de um quilômetro montado especialmente […]

    O post Factor 150 fez 79 km com um litro de gasolina apareceu primeiro em Motonline.

    Factor 125i é bicombustível e tem injeção eletrônica

    A YBR Factor 125i segue os passos naturais da evolução tecnológica e passa a ser bicombustível (Blueflex) com injeção eletrônica de combustível

    O post Factor 125i é bicombustível e tem injeção eletrônica apareceu primeiro em Motonline.

    Yamaha Fazer 150: novos freios UBS em 2017

    Para oferecer mais segurança nas frenagens, Yamaha adota sistema na Fazer 150 o UBS - Unified Brake System) - semelhante ao freio combinado da concorrente

    O post Yamaha Fazer 150: novos freios UBS em 2017 apareceu primeiro em Motonline.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Não deixe de ver isso

r1-premiada

Yamaha R1 ganha prêmio de Design na Europa

A superesportiva Yamaha YZF-R1 foi a vencedora da categoria transporte no concurso alemão Design Award. Esta é primeira indicação da.