NovasdoDia » Tecnologia » WhatsApp e a regulamentação

WhatsApp e a regulamentação

whtCada vez mais, o ciclo de vida das inovações se torna mais curto. Alguém se lembra da primeira rede social, o Orkut, cujo lançamento, apogeu e declínio ocorreram em menos de uma década? No entanto, enquanto umas vem e vão rapidamente, outras chegam e se consolidam, caso do Skype, aplicativo que faz chamadas de voz, texto (SMS), vídeo conferência e funciona tanto em dispositivos móveis como em qualquer computador.


Diga-se de passagem, esse tipo de aplicação, por garantir chamadas econômicas ou gratuitas a preços menores que das operadoras tradicionais, não somente se consolidou, como ganhou concorrentes, como o Viber e o WhattsApp, por exemplo. Chamadas de Ott’s, abreviação de “Over The Top”, tais aplicativos fazem chamadas a aparelhos celulares utilizando os pacotes de dados das operadoras.

Não é de hoje que a discussão sobre a legalidade ou não desse tipo de aplicativo, que rouba receitas das operadoras de telefonia móvel, vem crescendo. E não é pra menos. Estamos falando de um mercado bilionário em todo o planeta. Segundo dados da UIT – União Internacional de telecomunicações, agência da ONU especializada no assunto, 3,2 bilhões de pessoas usarão internet (fixa e móvel) em todo o mundo até o final de 2015, quase metade da população da Terra.

Ainda segundo as estimativas e estatísticas da UIT, a cobertura 3G da internet móvel no mundo cresceu de 45% em 2011, para 69% em 2015. Outro dado apontado no relatório é o aumento de 47% na preferência de acesso dos usuários de internet móvel, que cresceu sete vezes em relação ao número de acessos móveis desde 2007. Outra estatística é que apenas 1/3 da população do planeta possui acesso a internet móvel, ou seja, o mercado ainda tem muito o que crescer.

Tais dados delineiam um cenário futuro com um número cada vez maior de pessoas conectadas em banda larga através de dispositivos móveis. Em face disso, não é à toa que grandes líderes do setor de telefonia móvel tem se manifestado contra os aplicativos OTT’s, caso do presidente da Vivo, Amos Genish, que recentemente chamou o WhattsApp de operadora pirata. No entanto, para a TIM e a Claro, aparentemente as OTT’s não incomodam, posto que recentemente anunciaram promoções nas quais se contratando um pacote de dados mínimo o acesso a WhattsApp e redes sociais é livre. O assunto é complexo e não é somente as operadoras que divergem, autoridades do governo federal também. Semana passada, o ministro Ricardo Berzoini, declarou que Netflix e WhattsApp devem ser regulamentados, enquanto o presidente da Anatel, João Rezende, afirma que o serviço (Whattsapp) já é regular.

E o consumidor, como fica nessa história? Penso que sua preferência pelos aplicativos que tem abrangência global e permitem significativa economia aos usuários de planos pré e pós pagos de telefonia móvel, deve ser levada em conta. Quanto às operadoras, entendo que tem se protegido majorando os preços dos planos de dados, inclusive bloqueando o plano do cliente e, por via oblíqua, forçando-o a migrar para um plano mais caro. Afora isso, o fato de algumas oferecerem gratuitamente o acesso às principais redes sociais e aplicativos, podem sim acirrar a competição entre as operadoras de telefonia móvel, o que deve ser uma das principais metas da Anatel enquanto reguladora.

Novidades do mundo tecnológico, review de smartphone, celular, dispositivos eletrônicos, como desbloquear e destravar senhas, além de preço e ficha técnica do aparelho.

    REGULAMENTAçãO DE SERVIçOS COMO NETFLIX E WHATSAPP DIVIDE OPINIãO DE ESPECIA ..

    Na terceira reportagem da série sobre novas tecnologias, a equipe do município brasil mostra polêmicas sobre a regulamentação de serviços como o ... REGULAMENTAçãO DE SERVIçOS COMO NETFLIX E WHATSAPP DIVIDE OPINIãO DE ESPECIA .. WhatsApp e a regulamentação

    FIM DO WHATSAPP E NETFLIX NO BRASIL? (REGULAMENTAçãO )

    Leia a descriÇÃo▽ fim do whatsapp e netflix no brasil ? hoje acordei e vi que os deputados votaram a favor da regulamentação do netflix e ... FIM DO WHATSAPP E NETFLIX NO BRASIL? (REGULAMENTAçãO ) WhatsApp e a regulamentação

    PRESIDENTE DA TELEFôNICA: VOZ PELO WHATSAPP PRECISA DE REGULAMENTAçãO

    Https://www.tecmundo.com.br/whatsapp/84324-presidente-telefonica-diz-whatsapp-pura-pirataria.htm ::http://www.tecmundo.com.br ::http://www.baixaki.com.br. PRESIDENTE DA TELEFôNICA: VOZ PELO WHATSAPP PRECISA DE REGULAMENTAçãO WhatsApp e a regulamentação

    PINHEIRO CRITICA OPERADORAS DE TELEFONIA QUE PEDEM REGULAMENTAçãO DO WHATSAPP

    Senador walter pinheiro (pt-ba) criticou a iniciativa das operadoras de telefonia que pedem a regulamentação do uso do aplicativo whatsapp. para ele, seria ... PINHEIRO CRITICA OPERADORAS DE TELEFONIA QUE PEDEM REGULAMENTAçãO DO WHATSAPP WhatsApp e a regulamentação

    MINISTéRIO Já DISCUTE REGULAMENTAçãO DO NETFLIX E WHATSAPP

    O ministro das comunicações ricardo berzoini afirmou nesta sexta-feira, durante a inauguração de uma empresa de componentes fotônicos no cpqd, em ... MINISTéRIO Já DISCUTE REGULAMENTAçãO DO NETFLIX E WHATSAPP WhatsApp e a regulamentação

    Tudo sobre WhatsApp e a regulamentação, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Novidades Tecnologia 2016 / 2017

    Galaxy S8 e S8+ dispensam botão frontal e ganham mais espaço de tela

    Agora com tela infinita Samsung apresentou a nova versão do seu smartphone topo de linha, que traz melhor processador e câmera, além de design futurista.

    Transmissão de sinal analógico de TV será encerrada em SP nesta quarta-feira

    Fim de uma era Sinal digital, lançado em 2007, será o único a trazer a programação da TV aberta na capital e em algumas cidades. Saiba o que fazer.

    Zangado vai se encontrar com criador da máscara de Guy Fawkes no Geek & Game Rio Festival

    Evento vai entre os dias 21 e 23 de abril Esse será o primeiro encontro entre o YouTuber e o ilustrador britânico David Lloyd.

    Cientistas conseguem reverter envelhecimento em ratos

    O elixir da vida E o processo deverá ser experimentado em seres humanos ainda em 2017.

    Muito além das GPUs: As tecnologias da NVIDIA que facilitam a vida de quem faz jogos

    A empresa norte-americana faz mais do que apenas placas de vídeo A empresa de tecnologia norte-americana é conhecida por suas poderosas placas de vídeo, mas ela faz muito (muito!) mais do que isso.

    Ancine nega e esclarece aumento de impostos nos games

    Explicando a verdade Depois de notícias que afirmavam que indústria de jogos sofreria a adição de 'taxa cultural' no Brasil terem sido publicadas, órgão recomenda redução de cobranças no setor.

    YouTube anuncia serviço de TV ao vivo online

    Até seis contas por assinatura Os principais canais da rede aberta e a cabo dos Estados Unidos estarão inclusos no serviço, ainda sem previsão de estreia no Brasil.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Não deixe de ver isso

Inteligência Artificial do Google: como funciona

O Google investe pesadíssimo em pesquisas de inteligência artificial que possam, no futuro, ser aplicada na melhoria de seus produtos..