Home » Tecnologia » WhatsApp e a regulamentação

WhatsApp e a regulamentação

whtCada vez mais, o ciclo de vida das inovações se torna mais curto. Alguém se lembra da primeira rede social, o Orkut, cujo lançamento, apogeu e declínio ocorreram em menos de uma década? No entanto, enquanto umas vem e vão rapidamente, outras chegam e se consolidam, caso do Skype, aplicativo que faz chamadas de voz, texto (SMS), vídeo conferência e funciona tanto em dispositivos móveis como em qualquer computador.

Diga-se de passagem, esse tipo de aplicação, por garantir chamadas econômicas ou gratuitas a preços menores que das operadoras tradicionais, não somente se consolidou, como ganhou concorrentes, como o Viber e o WhattsApp, por exemplo. Chamadas de Ott’s, abreviação de “Over The Top”, tais aplicativos fazem chamadas a aparelhos celulares utilizando os pacotes de dados das operadoras.

Não é de hoje que a discussão sobre a legalidade ou não desse tipo de aplicativo, que rouba receitas das operadoras de telefonia móvel, vem crescendo. E não é pra menos. Estamos falando de um mercado bilionário em todo o planeta. Segundo dados da UIT – União Internacional de telecomunicações, agência da ONU especializada no assunto, 3,2 bilhões de pessoas usarão internet (fixa e móvel) em todo o mundo até o final de 2015, quase metade da população da Terra.

Ainda segundo as estimativas e estatísticas da UIT, a cobertura 3G da internet móvel no mundo cresceu de 45% em 2011, para 69% em 2015. Outro dado apontado no relatório é o aumento de 47% na preferência de acesso dos usuários de internet móvel, que cresceu sete vezes em relação ao número de acessos móveis desde 2007. Outra estatística é que apenas 1/3 da população do planeta possui acesso a internet móvel, ou seja, o mercado ainda tem muito o que crescer.

Tais dados delineiam um cenário futuro com um número cada vez maior de pessoas conectadas em banda larga através de dispositivos móveis. Em face disso, não é à toa que grandes líderes do setor de telefonia móvel tem se manifestado contra os aplicativos OTT’s, caso do presidente da Vivo, Amos Genish, que recentemente chamou o WhattsApp de operadora pirata. No entanto, para a TIM e a Claro, aparentemente as OTT’s não incomodam, posto que recentemente anunciaram promoções nas quais se contratando um pacote de dados mínimo o acesso a WhattsApp e redes sociais é livre. O assunto é complexo e não é somente as operadoras que divergem, autoridades do governo federal também. Semana passada, o ministro Ricardo Berzoini, declarou que Netflix e WhattsApp devem ser regulamentados, enquanto o presidente da Anatel, João Rezende, afirma que o serviço (Whattsapp) já é regular.

E o consumidor, como fica nessa história? Penso que sua preferência pelos aplicativos que tem abrangência global e permitem significativa economia aos usuários de planos pré e pós pagos de telefonia móvel, deve ser levada em conta. Quanto às operadoras, entendo que tem se protegido majorando os preços dos planos de dados, inclusive bloqueando o plano do cliente e, por via oblíqua, forçando-o a migrar para um plano mais caro. Afora isso, o fato de algumas oferecerem gratuitamente o acesso às principais redes sociais e aplicativos, podem sim acirrar a competição entre as operadoras de telefonia móvel, o que deve ser uma das principais metas da Anatel enquanto reguladora.

Novidades do mundo tecnológico, review de smartphone, celular, dispositivos eletrônicos, como desbloquear e destravar senhas, além de preço e ficha técnica do aparelho.

    REGULAMENTAçãO DE SERVIçOS COMO NETFLIX E WHATSAPP DIVIDE OPINIãO DE ESPECIA ..

    Na terceira reportagem da série sobre novas tecnologias, a equipe do município brasil mostra polêmicas sobre a regulamentação de serviços como o ... REGULAMENTAçãO DE SERVIçOS COMO NETFLIX E WHATSAPP DIVIDE OPINIãO DE ESPECIA .. WhatsApp e a regulamentação

    PRESIDENTE DA TELEFôNICA: VOZ PELO WHATSAPP PRECISA DE REGULAMENTAçãO

    Https://www.tecmundo.com.br/whatsapp/84324-presidente-telefonica-diz-whatsapp-pura-pirataria.htm ::http://www.tecmundo.com.br ::http://www.baixaki.com.br. PRESIDENTE DA TELEFôNICA: VOZ PELO WHATSAPP PRECISA DE REGULAMENTAçãO WhatsApp e a regulamentação

    FIM DO WHATSAPP E NETFLIX NO BRASIL? (REGULAMENTAçãO )

    Leia a descriÇÃo▽ fim do whatsapp e netflix no brasil ? hoje acordei e vi que os deputados votaram a favor da regulamentação do netflix e ... FIM DO WHATSAPP E NETFLIX NO BRASIL? (REGULAMENTAçãO ) WhatsApp e a regulamentação

    VLOG #5 - REGULAMENTAçãO DOS PROFISIONAIS DE TI: VOCê é A FAVOR OU CONTRA?

    Você sabe o que é a regulamentação dos profissionais de ti? É contra ou a favor? vamos respeitar a opinião dos coleguinhas... não deixe de conferir esse ... VLOG #5 - REGULAMENTAçãO DOS PROFISIONAIS DE TI: VOCê é A FAVOR OU CONTRA? WhatsApp e a regulamentação

    BLOQUEIO DO WHATSAPP: A ILUSãO DE LIBERDADE E O PODER DO ESTADO

    O bloqueio do whatsapp será muito educativo para a população brasileira. muitos agora estão usando o telegram, aprendendo o que é um vpn e começando ... BLOQUEIO DO WHATSAPP: A ILUSãO DE LIBERDADE E O PODER DO ESTADO WhatsApp e a regulamentação

    Tudo sobre WhatsApp e a regulamentação, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Novidades Tecnologia 2016 / 2017

    ROG anuncia novo mouse 'ideal para MOBA'

    Confira as especificações Acessório possibilita o uso por destros e canhotos, ajustes de índices de velocidade, configurações de perfis de iluminação e mais.

    Alguém criou cadarços que se amarram sozinhos... usando blocos de LEGO

    Faça você também Um sujeito bastante habilidoso criou uma peça motorizada para ser conectada a um par de tênis.

    PewDiePie lança vídeo em resposta à polêmica sobre seu canal

    "Admito que a piada foi longe demais" Após perder acordo com YouTube e Disney, Felix admite que "brincadeira" com conteúdo ofensivo "foi longe demais".

    Activision demite funcionários do estúdio Infinity Ward, de Call of Duty

    Blizzard e MLG não foram afetados pelos cortes De acordo com relatos, a publisher dispensou cerca de vinte pessoas da produtora de COD: Infinite Warfare.

    PewDiePie perde acordo com Disney após vídeos com conteúdo ofensivo

    "Ele claramente foi longe demais neste caso" Rumores também indicam que a série do comediante com o YouTube Red foi cancelada.

    Shigeru Miyamoto tem ressalvas sobre realidade virtual

    "Quando vejo pessoas jogando em VR, fico preocupado" O homem por trás de Mario e Zelda expressa preocupação quanto a tecnologia que está cada vez mais em voga.

    Criador de Call of Duty fala sobre o futuro da realidade virtual

    A experiência que veio para ficar Durante a Campus Party Brasil 2017, Chance Glasco falou sobre o Rumii, novo software que promete revolucionar as experiências em VR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Não deixe de ver isso

D-Link anunciaa nova gama de produtos Smart Home e Smart City

A líder de vendas D-Link irá demonstrar sua mais recente gama de produtos Smart Home e Smart City no Mobile.