WhatsApp e a regulamentação

Home » Tecnologia » WhatsApp e a regulamentação

whtCada vez mais, o ciclo de vida das inovações se torna mais curto. Alguém se lembra da primeira rede social, o Orkut, cujo lançamento, apogeu e declínio ocorreram em menos de uma década? No entanto, enquanto umas vem e vão rapidamente, outras chegam e se consolidam, caso do Skype, aplicativo que faz chamadas de voz, texto (SMS), vídeo conferência e funciona tanto em dispositivos móveis como em qualquer computador.

Diga-se de passagem, esse tipo de aplicação, por garantir chamadas econômicas ou gratuitas a preços menores que das operadoras tradicionais, não somente se consolidou, como ganhou concorrentes, como o Viber e o WhattsApp, por exemplo. Chamadas de Ott’s, abreviação de “Over The Top”, tais aplicativos fazem chamadas a aparelhos celulares utilizando os pacotes de dados das operadoras.

Não é de hoje que a discussão sobre a legalidade ou não desse tipo de aplicativo, que rouba receitas das operadoras de telefonia móvel, vem crescendo. E não é pra menos. Estamos falando de um mercado bilionário em todo o planeta. Segundo dados da UIT – União Internacional de telecomunicações, agência da ONU especializada no assunto, 3,2 bilhões de pessoas usarão internet (fixa e móvel) em todo o mundo até o final de 2015, quase metade da população da Terra.

Ainda segundo as estimativas e estatísticas da UIT, a cobertura 3G da internet móvel no mundo cresceu de 45% em 2011, para 69% em 2015. Outro dado apontado no relatório é o aumento de 47% na preferência de acesso dos usuários de internet móvel, que cresceu sete vezes em relação ao número de acessos móveis desde 2007. Outra estatística é que apenas 1/3 da população do planeta possui acesso a internet móvel, ou seja, o mercado ainda tem muito o que crescer.

Tais dados delineiam um cenário futuro com um número cada vez maior de pessoas conectadas em banda larga através de dispositivos móveis. Em face disso, não é à toa que grandes líderes do setor de telefonia móvel tem se manifestado contra os aplicativos OTT’s, caso do presidente da Vivo, Amos Genish, que recentemente chamou o WhattsApp de operadora pirata. No entanto, para a TIM e a Claro, aparentemente as OTT’s não incomodam, posto que recentemente anunciaram promoções nas quais se contratando um pacote de dados mínimo o acesso a WhattsApp e redes sociais é livre. O assunto é complexo e não é somente as operadoras que divergem, autoridades do governo federal também. Semana passada, o ministro Ricardo Berzoini, declarou que Netflix e WhattsApp devem ser regulamentados, enquanto o presidente da Anatel, João Rezende, afirma que o serviço (Whattsapp) já é regular.

E o consumidor, como fica nessa história? Penso que sua preferência pelos aplicativos que tem abrangência global e permitem significativa economia aos usuários de planos pré e pós pagos de telefonia móvel, deve ser levada em conta. Quanto às operadoras, entendo que tem se protegido majorando os preços dos planos de dados, inclusive bloqueando o plano do cliente e, por via oblíqua, forçando-o a migrar para um plano mais caro. Afora isso, o fato de algumas oferecerem gratuitamente o acesso às principais redes sociais e aplicativos, podem sim acirrar a competição entre as operadoras de telefonia móvel, o que deve ser uma das principais metas da Anatel enquanto reguladora.

Novidades do mundo tecnológico, review de smartphone, celular, dispositivos eletrônicos, como desbloquear e destravar senhas, além de preço e ficha técnica do aparelho.

    REGULAMENTAçãO DE SERVIçOS COMO NETFLIX E WHATSAPP DIVIDE OPINIãO DE ESPECIA ..

    Na terceira reportagem da série sobre novas tecnologias, a equipe do município brasil mostra polêmicas sobre a regulamentação de serviços como o ... REGULAMENTAçãO DE SERVIçOS COMO NETFLIX E WHATSAPP DIVIDE OPINIãO DE ESPECIA .. WhatsApp e a regulamentação

    GOVERNO QUER REGULAMENTAR WHATS APP E NETFLIX, QUE MERDA HEIM

    Loja parceira, compre e venda jogos baratos - https://goo.gl/4c6tcy inscreva-se no canal - http://goo.gl/z1mryu siga no twitter - http://goo.gl/f3bzsa ... GOVERNO QUER REGULAMENTAR WHATS APP E NETFLIX, QUE MERDA HEIM WhatsApp e a regulamentação

    FIM DO WHATSAPP E NETFLIX NO BRASIL? (REGULAMENTAçãO )

    Leia a descriÇÃo▽ fim do whatsapp e netflix no brasil ? hoje acordei e vi que os deputados votaram a favor da regulamentação do netflix e ... FIM DO WHATSAPP E NETFLIX NO BRASIL? (REGULAMENTAçãO ) WhatsApp e a regulamentação

    PRESIDENTE DA TELEFôNICA: VOZ PELO WHATSAPP PRECISA DE REGULAMENTAçãO

    Https://www.tecmundo.com.br/whatsapp/84324-presidente-telefonica-diz-whatsapp-pura-pirataria.htm ::http://www.tecmundo.com.br ::http://www.baixaki.com.br. PRESIDENTE DA TELEFôNICA: VOZ PELO WHATSAPP PRECISA DE REGULAMENTAçãO WhatsApp e a regulamentação

    PINHEIRO CRITICA OPERADORAS DE TELEFONIA QUE PEDEM REGULAMENTAçãO DO WHATSAPP

    Senador walter pinheiro (pt-ba) criticou a iniciativa das operadoras de telefonia que pedem a regulamentação do uso do aplicativo whatsapp. para ele, seria ... PINHEIRO CRITICA OPERADORAS DE TELEFONIA QUE PEDEM REGULAMENTAçãO DO WHATSAPP WhatsApp e a regulamentação

    Tudo sobre WhatsApp e a regulamentação, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Novidades Tecnologia 2016 / 2017

    Nintendo revela Fire Emblem Heroes para dispositivos mobiles

    A franquia finalmente chega aos smartphones Os planos da Big N no mercado de smartphones continuam firmes e fortes.

    Xbox One terá mudanças em sua dashboard

    Um guia para o "guia" A Microsoft vai mudar o que o seu botão "home" via fazer -- e aqui estão algumas imagens do resultado final.

    Nintendo Switch será compatível com cartões Micro SDXC de 2 terabytes (quando eles existirem)

    Muito espaço para seus games de Switch Apesar de tamanha capacidade ainda não estar disponível no mercado, a Nintendo confirmou que esse modelo poderá ser usado no novo console futuramente.

    Atari vai anunciar novo hardware em breve

    Em parceria com a Gameband Empresa fechou parceria com a Gameband, que produz dispositivos para utilizar no pulso.

    Anatel nega implementação de limite de internet fixa, diz site

    Agência negou afirmação de Kassab sobre mudança Ao G1, Juarez Quadros, presidente da agência, declarou que consumidor não vai ser afetado por mudanças.

    Astronautas que vão para Marte podem ficar loucos durante a viagem

    Marte Ataca! Enorme distância da Terra e muita proximidade com integrantes da equipe podem trazer efeitos adversos.

    Ministro confirma que limite na internet fixa vai começar em 2017

    Anatel já havia se pronunciado anteriormente sobre o caso Gilberto Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), declarou que "as empresas [operadoras] têm seus limites".


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Não deixe de ver isso

SYNC Connect da Ford trará Wi-fi para dentro dos carros da marca

A montadora Ford vai incorporar um  acesso Wi-Fi ao seu sistema de conectividade SYNC da série 3, que permitirá a.