VW Up! é o principal lançamento depois do gol, veja a história dos irmãos brasileiros que criaram o carrinho

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Conheça um pouco a história dos irmãos José Carlos e Marco Antônio Pavone a uma das histórias mais inspiradoras do design automotivo brasileiro. Aos 8 anos de idade, a dupla já acabava com o estoque de folhas sulfite da casa de seus pais, em São Paulo, rabiscando carros e caminhões.

O começo

Desenhos de quando a dupla dinâmica tinha apenas 8 anos. O Monza S/L (no topo) de Marco Antônio ganhou um perfil digno de roadster. Já o Porsche (ao lado) mostra um dos primeiros desenhos em perspectiva de João Carlos, que também fez o Fusca abaixo. Foi um presságio de onde iriam trabalhar mais tarde. Quatro anos depois, eles começariam a trocar correspondências com Luiz Alberto Veiga, chefe de design da VW do Brasil.

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Quatro anos depois, em 1990, decidiram escrever uma carta para Luiz Alberto Veiga, chefe de design da Volkswagen do Brasil. Receberam como resposta alguns sketches e dicas valiosas, dando início a um processo que, lá na frente, acabou levando ambos a trabalhar na matriz da marca alemã. Batemos um papo com eles sobre o que realmente interessa pra vocês, aspirantes a designers: o caminho das pedras para se tornar um designer de sucesso.

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Volkswagen Jetta

Versão mais sóbria e menos curvilínea do conceito New Compact Coupé, apresentado em janeiro de 2010, o novo Jetta foi rabiscado por José Carlos Pavone a partir de uma folha em branco. Ele traz a nova assinatura de design da marca, mais simétrica, afiada (o principal responsável são os vincos fortes) e horizontalizada.

Volkswagen up!

Marco Antônio Pavone foi o responsável pelas linhas do novo popular mundial da Volks. Sua maior inspiração foram as formas de um cubo, temperadas por elementos carismáticos, como os faróis amendoados (note como a ideia está também na silhueta das janelas laterais), o emblema frontal avantajado e o para-choque em formato de sorriso.

Colocando em prática

“É isso aqui que eu quero”, afirmou o chefe de design do grupo Volkswagen, o italiano Walter de Silva, um dos mais premiados designers de automóveis da indústria automobilística mundial. Ele apontava para um desenho feito numa folha A3, colada na parede ao lado de mais de 20 figuras, algumas em tamanho bem maior e riscos mais sofisticados.
Era 2007 e Silva participava, na sede da Volkswagen em Wolfsburg, da seleção do desenho de um conceito de carro compacto a ser apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt. O desenho escolhido era do brasileiro Marco Antonio Pavone, que estava na Alemanha há dois anos, depois de trabalhar por seis anos no centro de design da companhia no Brasil.

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O desenho virou um carro-conceito (protótipo) em tamanho real, foi mostrado no salão para verificar a receptividade do público e, no ano seguinte, com aval do presidente da Volkswagen, Martin Winterkorn, foi aprovado para produção em série.

Batizado de up! (que em inglês significa para cima), o compacto criado por Pavone foi lançado na Europa no fim de 2011, onde já vendeu mais de 250 mil unidades. Neste mês, passou a ser feito no Brasil, na fábrica de Taubaté (SP).

“A ideia era de um carro com design simples, puro, atemporal, sólido”, diz Pavone. “Por ser um carro urbano, pequeno, tinha de passar uma imagem de carismático, amigável. Por isso os olhos grandes na frente e o sorriso” – os faróis no capô avançam pela lateral do para-lama e a grade de entrada de ar circunda o para-choque, dando a impressão de um sorriso.

Diante do desafio de desenvolver um produto simples, Pavone buscou uma forma geométrica e se inspirou num cubo com cantos arredondados e num paralelogramo.

“O objetivo era buscar algo que no futuro possa ser icônico, como o Fusca. Qualquer criança desenha o Fusca: são três aros, um grande e dois pequenos. E é facilmente reconhecido à distância.”

A própria Volkswagen faz um paralelo do up! com o Fusca, por ambos representarem, cada um a seu tempo, o carro mais popular da marca.

O up! custa a partir de R$ 28,9 mil na versão 4 portas e R$ 27 mil na versão 2 portas (ainda a ser lançada). “Obviamente os dois modelos não têm a mesma linguagem em termos de design, mas têm simplicidade, são atemporais e devem permanecer modernos”, afirma Pavone.

A versão do up! produzida no Brasil é um pouco diferente da europeia e o designer brasileiro também colaborou com as mudanças. O modelo nacional, por exemplo, é mais longo, para abrigar porta malas e tanque de combustível maiores. “Quando fiz o projeto, não sabia que o up! iria para o Brasil.”

  • MOBILIDADE

O professor da Universidade Mackenzie, Marcos Morita, mestre em Administração de Empresas e especialista em estratégias empresariais lembra que há tempos a Volkswagen não tinha um lançamento “para sacudir o mercado”, papel que ele vê no up!. Analistas do mercado avaliam que o up! é o lançamento mais importante para a VW desde a chegada do Gol, nos anos 80.

A propaganda de lançamento traz forte apelo aos jovens, o que Morita acredita ser boa estratégia diante da imagem de “produtos envelhecidos” que a marca tem hoje. “Achei o design do up! moderno, bastante arrojado”. Ele também lembra que outras marcas do mercado, como GM e Ford, renovaram suas linhas de produtos e a Volkswagen tinha ficado para trás. Agora, diz, a marca alemã “deu uma boa tacada”.

Para Ricardo Pazzianotto, sócio da PricewaterhouseCoopers (PWC), a questão da mobilidade urbana tem levado as empresas a desenvolverem produtos que atendam a nova realidade do mercado, com ruas congestionadas, vagas apertadas nos estacionamentos e necessidade de redução de consumo.

“O segmento de carros subcompactos ainda é modestamente explorado no Brasil, mas certamente teremos outras novidades pela frente.”

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo e Car and Driver

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Um comentário

  1. Boa noite!! O que nós queremos é um carro bom, barato e acima de tudo muito econômico. Não vejo a hora dos carros híbridos chegarem. Sou cliente da VW, mas neste caso seria obrigado a mudar.

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ahd

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Os poucos carros alemães estãu deixando de ser unanimidade, entenda. Não faz muito tempo, dono de carro de marca japonesa.