Volvo XC90 Inscription 2016

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xc902Nada menos que 12 anos separam a primeira da segunda geração do Volvo XC90, que estreia agora em setembro no Brasil com preços de R$ 319 mil (versão Momentum) e R$ 363 mil (Inscription). Num mundo em que os carros trocam de figurino, em média, a cada seis anos, o SUV sueco demorou uma eternidade para ser modernizado. A espera se deveu à mudança de comando da Volvo, que deixou de ser basicamente uma subsidiária da Ford para ganhar vida própria nas mãos da chinesa Geely, com aporte de US$ 11 bilhões na renovação da empresa.

Desta forma, o XC90 estreia uma nova Volvo, assim como o Evoque inaugurou uma nova Land Rover nas mãos da indiana Tata. E isso vale não só para o produto, inédito desde a plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), como também para a imagem da marca. “Made By Sweden” será o slogan para diferenciar os Volvos de seus rivais, com direito até a uma plaquinha com a bandeira sueca na traseira dos carros vendidos no Brasil. “Queremos que a Volvo seja vista como uma alternativa ao comum”, diz o presidente da filial brasileira, Luis Rezende. Em outras palavras, a ideia é fazer o cliente dos alemães e dos ingleses olhar para os suecos.

Para tanto, o XC90 inaugura também a nova linguagem visual da marca, que tem como assinatura a grade imponente (que mantém o logotipo da Volvo com o friso diagonal) e os faróis de LED’s com as luzes em formato de “T” deitado, que a marca chama de “Martelo de Thor”. O resultado é um SUV de grande porte (quase cinco metros de comprimento por mais de dois de largura) com linhas elegantes e muito equilibradas, sem exageros ou arrojos desnecessários. Chama a atenção a ampla área envidraçada com baixa linha de cintura, que amplia a visibilidade e a iluminação interna, bem como as lanternas traseiras típicas da marca, em formato vertical e que “abraçam” as colunas. As rodas são aro 19″ ou 20″, de acordo com a versão.

xc90A arquitetura interna é o ponto mais inovador do modelo, e certamente seu grande diferencial em relação à concorrência. Com apenas oito botões no console, enquanto a média da categoria é 50, a Volvo concentrou praticamente todas as funções do XC90 em seu sistema multimídia Sensus com tela de 9″ touch screen, que mais parece um tablet no painel. O recurso tem a interface estruturada em quatro blocos principais e um único botão “home” (como no iPad), permitindo controlar desde a temperatura do ar-condicionado até o tradicional navegador por GPS, sem contar o sistema de som, de câmeras e de auxílio à condução, entre diversos outros. Também o quadro de instrumentos é totalmente digital, com uma tela de 12″ configurável, como no novo Audi TT.

Outra inovação do XC90 é o sistema de condução semi-autônoma. Sensores e câmeras monitoram as faixas das vias e o veículo à frente, controlando automaticamente a aceleração, a frenagem e até a movimentação do volante em curvas leves, numa velocidade de até 50 km/h. Acima disso, funciona como um controle de velocidade adaptativo, apenas deixando de comandar a direção. Aliás, o jipão também monitora possíveis obstáculos como outros carros, pedestres e ciclistas, freando sozinho caso necessário. Não foram poucas as intervenções da eletrônica durante nosso test-drive, principalmente em cruzamentos e aproximação dos demais veículos – o que incomoda num primeiro momento, mas se mostra válido por reduzir a chance de acidentes.

Mesmo na atual tendência do downsizing, surpreende o motor deste “SUVão” ser um mero 2.0 4-cilindros (trata do propulsor T6 da nova família Drive-E), ainda mais sabendo que o primeiro XC90 tinha um V8 sob o capô! Para dar conta dos 2.125 kg do utilitário, ele concilia compressor (que atua da marcha lenta até 3.500 rpm) e turbo na sobrealimentação (que opera com 1,6 bar acima de 3.500 rpm), gerando notáveis 320 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas da japonesa Aisin, com tração integral do tipo Haldex. Em condições normais a tração fica 95% nas rodas dianteiras, mas em caso de necessidade o sistema pode enviar até 50% do torque para as rodas traseiras via acoplamento eletro-hidráulico. Ambas as versões vêm com quatro modos de condução, mas apenas a Inscription traz suspensão com molas a ar que varia a altura livre do solo no modo off-road.

Como esperado, o XC90 roda macio e o câmbio tem trocas suaves, valorizando o conforto. No entanto, a suspensão é barulhenta em pisos ruins e não absorve bem as irregularidades, mesmo as mais leves, transmitindo os solavancos para a cabine. Já o motor responde à contento na maioria das situações, mas, nas ultrapassagens, é preciso pisar fundo pois falta um pouco de força para deslocar tamanha massa em giros iniciais – principalmente se considerarmos que estávamos longe da capacidade máxima do carro, de sete ocupantes.

The all-new Volvo XC90 - seven-seat interior overview

Todos os passageiros se acomodam em bancos individuais, sendo os do “fundão” mais recomendados para quem mede até 1,60 metro. Há farto espaço na fileira do meio, com ajuda da espessura reduzida dos bancos. Enquanto isso, quem vai na frente desfruta de um maravilhoso banco tipo poltrona, com ótimo suporte ao corpo e ainda opção de aquecimento, ventilação e massagem. Também o acabamento da versão de topo merece destaque, com farto uso de couro e alumínio na decoração interna. Para completar, o sistema de áudio Bowers & Wilkins conta com 19 alto-falantes e 1.400 watts de potência, sem falar no modo que simula uma sala de concerto – simplesmente espetacular!

O trajeto da avaliação, entre Florianópolis e Urubici (SC), foi bastante exigente quanto à dinâmica, passando pela serpente de curvas chamada Serra do Rio do Rastro. Com piso molhado e “cotovelos” que exigem cautela, a estrada está longe de ser o habitat de um SUV grande e pesado. Mas, usando o modo Sport para diminuir a rolagem nas curvas (no caso da versão Inscription com molas a ar) e manter o motor “cheio”, até que o XC90 mostrou agilidade. Não adianta procurar neste Volvo a esportividade de um BMW X5 ou mesmo de um Range Rover Sport que você não vai encontrar – não há nem mesmo borboletas na direção para trocas de marcha. No entanto, a viagem em família está garantida com muito conforto e segurança. Há até um sistema que detecta saídas de pista e já puxa os cintos trazendo o corpo junto ao banco, que acabamos testando sem querer ao passar rápido por uma elevação na estrada.

The all-new Volvo XC90

É assim mesmo, o SUV sueco é tão atencioso que às vezes se preocupa demais e acende alertas e solta apitos sem necessidade (como quando nos aproximamos demais do carro da frente, por exemplo). Mas quem conhece a Volvo sabe de sua obsessão por segurança, e o XC90 é o carro mais próximo de fazer valer a meta da marca de que nenhum ocupante vai morrer num acidente com um Volvo a partir de 2020. Até lá, a boa nova é que toda a gama será atualizada nos moldes visuais e estruturais do novo SUV, incluindo uma outra nova plataforma modular para modelos compactos e médios. “Em quatro anos, o XC90 será o carro mais ‘antigo’ da marca”, antecipa o presidente Luis Resende.

Preços:

 

Momentum – R$ 319.000

Inscription – R$ 363.000

Ficha técnica:

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.969 cm3, injeção direta, turbo e compressor, gasolina; Potência: 320 cv a 5.700 rpm; Torque: 40,8 kgfm de 2.200 a 5.400 rpm;Transmissão:câmbio automático de oito marchas, tração integral; Direção: elétrica;Suspensão: independente de braços sobrepostos, molas a ar; Freios: discos ventilados nas quatro rodas, com ABS e ESP; Rodas: aro 20″ com pneus 275/45 R20; Peso: 2.125 kg;Capacidades:porta-malas 692 litros, tanque 71 litros; Dimensões: comprimento 4.950 mm, largura 2.008 mm, altura 1.776 mm, entreeixos 2.984 mm

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