CrossFox 2016: preço, informações e consumo

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Há mimos como banco de couro, retrovisor eletrocrômico, acendimento automático dos faróis ao escurecer, sensor de chuva… Teste da nova Amarok? Que nada, estamos falando de um modelo que foi pensado inicialmente para ficar abaixo do Gol.

Hoje, o Fox não só tomou o lugar de compacto de destaque da VW como também se tornou a vitrine de tecnologia da marca entre seus hatches pequenos. O novo CrossFox é o ápice de onde o Fox chegou. Daquele popular com painel “capelinha” só sobrou o nome e a plataforma PQ 24. OK, mas o preço também acompanhou essa evolução: o carro destas fotos não sai por menos de R$ 72.737!

Por “70 conto” é bem difícil alguém abrir mão de um HR-V, um Renegade ou mesmo um EcoSport para levar um hatch aventureiro, por melhor que ele seja. E a raposa cai exatamente nesta vala: tem mais capacidade que os rivais Hyundai HB20X e Renault Sandero Stepway, mas é preciso colocá-la num limite razoável de preço. O valor de tabela parte de R$ 61.450 e entre os opcionais, digamos, indispensáveis, estão o ESP com o modo off-road (R$ 1.209) e a central multimídia com GPS (R$ 3.236), chegando a um total de R$ 65.895.

É salgado, sem dúvidas (um Fox Highline sai por cerca de R$ 10 mil mais barato), mas ao menos o modelo 2015 / 2016 justifica um pouco mais o seu investimento do que o CrossFox anterior. O motor agora é o EA-211 1.6 16V com bloco de alumínio e coletor de escape integrado. Além da potência e torque superiores, com 120 cv e 16,8 kgfm no etanol, o motor de agora tem funcionamento bem mais suave (especialmente em rotações elevadas) e silencioso que o antigo 1.6 8V. Fora isso, o câmbio ganhou uma marcha extra (seis), o que deixou as relações mais próximas, mantendo a mesma suavidade e precisão conhecidas da caixa de cinco velocidades. Na prática, a raposa está mais ágil e bebe menos.

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O antigo motor 1.6 8V tinha bom torque na cidade, mas era passar de 3.500 rpm para que as vibrações começassem a incomodar. Agora você pode esticar as marchas sem dó, que o motor 16V responde feliz. Ainda que o Cross tenha peso superior ao Fox normal, por conta das modificações na suspensão e do estepe pendurado na traseira (mais seu suporte), o desempenho passou a ser uma de suas virtudes – o que não era exatamente o caso da versão anterior. A aceleração de 0 a 100 km/h baixou para bons 11,3 segundos (antes mais de 13 s), com a retomada de 40 a 100 km/h (que define a agilidade na cidade) em 11,5 segundos. Nas frenagens, o CrossFox manteve a boa fama dos compactos da VW, apesar dos pneus de uso misto: 41,2 metros até parar, vindo a 100 km/h.

A tocada mais ágil na cidade veio bem a calhar para um carro que passa bem pelas irregularidades do asfalto, valetas e quebra-molas. A direção, agora com assistência elétrica, ficou mais leve e rápida nas manobras, sem perder o peso necessário para velocidades de viagem. Na estrada, aliás, a sexta marcha fez o motor trabalhar mais solto, com apenas 2.800 rpm a 120 km/h – com ganhos no ruído (agradavelmente baixo) e no consumo de combustível. Abastecido com etanol, o CrossFox registrou 11,4 km/l na média rodoviária e 7,8 km/l na média urbana.

A suspensão segue a filosofia da Volks, um pouco mais durinha que a concorrência, mas na prática você só sente aquelas pancadas secas nos buracos mais fundos, porque o CrossFox conta com a ajuda dos pneus de uso misto para absorver os impactos. Nas curvas, inclinação da carroceria é um pouco mais acentuada que no Fox, mas nada que chegue a atrapalhar a estabilidade – lembrando que, por definição, um CrossFox não foi talhado para pilotagens arrojadas e os pneus de banda mista têm um pouco menos de aderência no asfalto.

Temos também a função off-road do ABS, que permite um certo travamento das rodas para criar um obstáculo à frente dos pneus (um montinho de terra ou pedras), diminuindo o espaço de parada. Por fim, a eletrônica do hatch aventureiro contempla o assistente de partida em rampa, que segura o freio do carro na subida por alguns segundos enquanto você libera a embreagem e acelera.

Novo motor, nova eletrônica, novo visual… Parece até que se trata de uma outra geração do Fox, mas não é, e os vícios do projeto estão todos lá: pedais deslocados para a direita (que faz a perna do motorista viajar apoiada na parece do painel), coluna dianteira larga (que atrapalha a visibilidade) e alavanca de ajuste de altura do banco mal posicionada (que é acionada pela perna esquerda sem querer toda vez que vamos descer do carro). Também há chatices específicas da versão aventureira, causadas pelo estepe do lado de fora. Uma é que o pneu atrapalha a visibilidade traseira, por cobrir uma parte do vidro de trás. A outra é que é preciso estacionar longe da parede ou do carro de trás, por conta de ter de abrir o suporte do pneu lateralmente para então abrir a tampa do porta-malas.

Lado bom é que sacadas do Fox original também continuam presentes, como a posição de dirigir elevada (coisa admirada num aventureiro), o amplo espaço interno (considerando ser um hatch compacto) e o banco traseiro que corre sobre trilhos, permitindo modular o espaço entre passageiros e carga (o porta-malas varia de 270 a 353 litros). Ah, tem também a gavetinha debaixo do banco do motorista, que serve como um segundo porta-luvas.

Preço:

R$ 72.737

Consumo:

Cidade: 7,8 km/l

Estrada: 11,4 km/l

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 Informações via Revista QuatroRodas

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2 Comentários

  1. gostei ficou muito bacana, tenho um da geração anterior que é 2012 já é muito bom , o modelo 2016 deve ser um espetáculo ainda mais agora com motor mais potente e mais econômico.

  2. gostei ficou muito bacana, tenho um da geração anterior já é muito bom, o 2016 deve ser um espetáculo ainda mais agora com motor ainda mais potente e mais econômico…

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