Home » Tecnologia » A evolução da televisão pela Copas do Mundo

A evolução da televisão pela Copas do Mundo

O mundo televisivo evoluiu bastante, Copas do Mundo são oportunidades para as fabricantes de TV venderem novos aparelhos e marcas evoluirem ano a ano.

Copa de 1954
A busca por inovação começou na Copa de 1954, disputada na Suíça, a primeira depois do fim da Segunda Guerra Mundial. No evento aconteceu a primeira transmissão ao vivo de uma partida da competição para a TV, com o jogo de abertura do mundial entre Iuguslávia e França. Apenas oito países europeus receberam o sinal de TV e apenas quem tinha um televisor pôde assistir.

Copa de 1962
Os brasileiros só conseguiram assistir a seleção canarinho pela televisão na conquista do bicampeonato mundial de 1962, na Copa do Mundo no Chile. Entretanto, naquela época, a transmissão não era ao vivo. As fitas com as imagens dos jogos tinham que vir ao Brasil de avião e, por isso, os jogos eram transmitidas com até dois dias de atraso.

Copas de 1970 e 1974
Na conquista do tri do Brasil em 1970, os brasileiros já assistiram às partidas em transmissões ao vivo pela TV, além de ter sido a primeira Copa a ser transmitida em cores. Testes deste novo tipo de transmissão foram feitos no Brasil. Mas, como a maioria das TVs tinham imagens em preto e branco, a patrocinadora de material esportivo da competição criou uma bola que pudesse ser mais visível na televisão. Foi aí que surgiu a bola com gomos pretos e brancos que recebeu o nome de Telstar, o nome do primeiro satélite de comunicação civil lançado ao espaço em 1962.

Foi só na Copa de 1974 que mais brasileiros puderam ver o Brasil jogar em cores, mostrando seu uniforme amarelo e azul tradicionais para os espectadores.

Copa de 1986
Em 1986, na Copa do México, foi apresentado o recurso do Tira-Teima: por meio de um software, foi possível paralisar a imagem de uma jogada e esclarecer os lances mais polêmicos, uma novidade que agradou e continua sendo usada até hoje, mas com muito mais tecnologia.

Copa de 1994
Na Copa de 1994, nos Estados Unidos, foram usadas câmeras com lentes poderosas para ver os jogadores mais de perto. As imagens ampliadas dos atletas eram mostradas em câmera lenta em um sistema novo que acabou com as falhas tradicionais dos videotapes. A TV Globo usou ainda um computador com tela sensível ao toque, permitindo desenhar sobre uma imagem congelada para mostrar análises das jogadas até a conquista do tetra pela seleção.

Copa de 2002
As imagens em alta definição tiveram seus primeiros testes de transmissão na Copa do Mundo de 2002 no Japão. A tecnologia trouxe a Copa com seis vezes mais definição do que era transmitido anteriormente.

Duas salas de cinema no Rio de Janeiro e em São Paulo receberam convidados para assistir a final e a conquista do pentacampeonato em HD. Foram oito câmeras instaladas no estádio do Japão que eram enviadas por meio de fibra ótica para uma estação e passavam por três satélites antes de chegar ao Brasil.

Copas de 2006 e 2010
A Copa da Alemanha de 2006 teve transmissão em Full HD (1080p), a resolução máxima na época e até a pouco tempo, e o “Fantástico” trouxe o quadro “Leitura Labial”. Nele, jovens surdos-mudos assistiam as imagens das câmeras exclusivas da TV Globo e revelavam as conversas dos jogadores.

Em 2010 foram feitos testes de transmissão em 3D da Copa da África, mas a tecnologia não empolgou.

Copa de 2014
Para a Copa do Mundo no Brasil, a novidade são as transmissões em 4K, com quatro vezes mais definição do que Full HD, que serão testadas. Serão 12 câmeras de altíssima resolução que gravarão nove partidas, sendo a primeira Japão contra Costa do Marfim em Natal no dia 14 de junho. Três partidas da fase de mata-mata, incluindo a final, serão transmitidas ao vivo em 4K em caráter experimental pela TV Globo e pelo canal SporTV.

 

Transmissão em 4K pela Oi e Sportv

A Oi, em parceria com o SporTV, da Globosat, fará com a Oi TV a primeira transmissão no formato Ultra HD (4K) ao vivo no Brasil utilizando a tecnologia Direct to The Home (satélite). O primeiro jogo transmitido ao vivo será realizado durante a etapa das oitavas de final do torneio, no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 28 de junho, às 17h. O acordo da Oi TV com o SporTV prevê também a transmissão de mais duas partidas realizadas no Maracanã: dia 4, às 13h (quartas de final), e a final do campeonato, no dia 13 de julho, às 16h.

Para antecipar esse novo momento no segmento de TV por assinatura, a Oi irá aproveitar os jogos da Copa do Mundo para fazer a primeira transmissão ao vivo em 4K por tecnologia DTH, além de fazer demonstrações de outros conteúdos no mesmo formato. As exibições serão realizadas para clientes, colaboradores e formadores de opinião e em eventos no Rio de Janeiro (Marina da Gloria) e em Belo Horizonte (Mercado Central), para públicos diversificados.

Além disso, também haverá transmissões em lojas da Oi nas onze capitais sedes da Copa, exceto em São Paulo. Para realizar a transmissão, a Oi TV também contará com parceiras com as fabricantes Sony (aparelhos de televisão), Sagemcom (decoders) e Broadcom (Chipsets).

“A iniciativa da Oi TV de fazer a primeira transmissão no formato 4K reforça sua estratégia de antecipar tendências para o mercado e oferecer sempre os serviços de telecomunicações mais modernos, e que garantam mais economia e conveniência para os clientes”, afirma Eduardo Aspesi, Diretor de Segmentos da Oi.

Por sua vez, Reoberto Primo, da Globasat, fala que o Brasil está à frente da inovação. “A tecnologia Ultra HD é o próximo passo da TV, uma tecnologia absolutamente recente. E estamos entre os primeiros países a viabilizar produção e transmissão de conteúdo neste formato”.

O formato 4K tem uma resolução que pode chegar até 3840 x 2160 pixeis no total e garante uma definição quatro vezes melhor do que a dos aparelhos de televisão disponíveis atualmente no mercado com tecnologia Full HD, que chegam até 1920 x 1080 pixeis. A imagem em HD tem mais de 2 milhões de pixels enquanto a imagem em 4K conta com aproximadamente 8,3 milhões de pixels.

A maior quantidade de pixels revela detalhes que antes eram imperceptíveis e influencia diretamente na qualidade da imagem. Além disso, as taxas de contraste do novo formato também contribuem para melhorar a nitidez. Os recursos de rede e a banda necessária para transmitir também se multiplicam, devido ao novo padrão de codificação digital (HEVC), que melhora a compressão do sinal.

A alta definição da imagem que proporciona grande noção de profundidade e a qualidade do som do ambiente são os grandes diferenciais da transmissão no formato 4K, que podem provocar no telespectador uma sensação similar a de estar presencialmente no estádio.

Novidades do mundo tecnológico, review de smartphone, celular, dispositivos eletrônicos, como desbloquear e destravar senhas, além de preço e ficha técnica do aparelho.

    EVOLUçãO DA TELEVISãO

    Feito por: gustavo nunes fernando gomes pedro henrique pinto. EVOLUçãO DA TELEVISãO A evolução da televisão pela Copas do Mundo

    A HISTÓRIA DA TELEVISÃO

    Agora o seu sérgio apresenta as curiosidades e antiguidades do mundo da tecnologia em um vídeo solo aqui no loop infinito! para começar a série, o papo ... A HISTÓRIA DA TELEVISÃO A evolução da televisão pela Copas do Mundo

    A EVOLUçãO DA TELEVISãO

    A evolução da televisão da origem aos dias atuais. fonte; youtube.com/ A EVOLUçãO DA TELEVISãO A evolução da televisão pela Copas do Mundo

    A EVOLUçãO DA TELEVISãO

    A EVOLUçãO DA TELEVISãO A evolução da televisão pela Copas do Mundo

    HISTóRIA EM MOVIMENTO: ORIGEM E EVOLUçãO DA TELEVISãO

    Programa história em movimento que relata a origem e a evolução da televisão. imagens: raphael bravo e marcos amânsio edição: júnior rezende direção: ... HISTóRIA EM MOVIMENTO: ORIGEM E EVOLUçãO DA TELEVISãO A evolução da televisão pela Copas do Mundo

    Tudo sobre A evolução da televisão pela Copas do Mundo, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Novidades Tecnologia 2016 / 2017

    ROG anuncia novo mouse 'ideal para MOBA'

    Confira as especificações Acessório possibilita o uso por destros e canhotos, ajustes de índices de velocidade, configurações de perfis de iluminação e mais.

    Alguém criou cadarços que se amarram sozinhos... usando blocos de LEGO

    Faça você também Um sujeito bastante habilidoso criou uma peça motorizada para ser conectada a um par de tênis.

    PewDiePie lança vídeo em resposta à polêmica sobre seu canal

    "Admito que a piada foi longe demais" Após perder acordo com YouTube e Disney, Felix admite que "brincadeira" com conteúdo ofensivo "foi longe demais".

    Activision demite funcionários do estúdio Infinity Ward, de Call of Duty

    Blizzard e MLG não foram afetados pelos cortes De acordo com relatos, a publisher dispensou cerca de vinte pessoas da produtora de COD: Infinite Warfare.

    PewDiePie perde acordo com Disney após vídeos com conteúdo ofensivo

    "Ele claramente foi longe demais neste caso" Rumores também indicam que a série do comediante com o YouTube Red foi cancelada.

    Shigeru Miyamoto tem ressalvas sobre realidade virtual

    "Quando vejo pessoas jogando em VR, fico preocupado" O homem por trás de Mario e Zelda expressa preocupação quanto a tecnologia que está cada vez mais em voga.

    Criador de Call of Duty fala sobre o futuro da realidade virtual

    A experiência que veio para ficar Durante a Campus Party Brasil 2017, Chance Glasco falou sobre o Rumii, novo software que promete revolucionar as experiências em VR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Não deixe de ver isso

Spotify: música de Alok é a primeira a tocar 100 milhões e Ed Sheeran é o músico mais ouvido

O DJ brasileiro Alok, em parceria com Bruno Martini e Zeeba, tornou-se o primeiro brasileiro a ter uma música com.