NovasdoDia » Tecnologia » Ventilador é solução barata para calor, mas já somem das prateleiras

Ventilador é solução barata para calor, mas já somem das prateleiras

Com esta onda de calor que se instalou em várias parte do país,  consumidores que preferem uma opção mais barata e menos complexa que a instalação de um ar-condicionado para escapar do calor vão em busca de ventiladores ou climatizadores portáteis. A demanda pelos equipamentos disparou e os produtos simplesmente desapareceram do mercado. Diante da falta de estoque, o aumento dos preços foi quase que automático.

Um ventilador da marca Mondial (modelo NV-15), líder de mercado, que em 23 de dezembro de 2013 custava 53,91 reais, passou a 82,35 reais no último dia 4,  alta de 52,7%. Já um modelo mais sofisticado da marca Arno (Turbo Silencio Maxx 6), que no mesmo período do ano passado custava 105,22 reais, está sendo negociado a 153,81 reais, em média, resultando numa alta de quase 50%.

“O calor veio sem precedentes e não estamos conseguindo acompanhar as vendas porque a procura por ventiladores está muito grande. Vendemos cerca de 300 unidades por dia”, afirma o gerente da Lojas Mel, no centro de São Paulo, Rodrigo Neves de Siqueira. “Nossa fornecedora entrega os ventiladores de manhã. Mas, às seis horas da tarde, o estoque já acabou”, diz.

ventiladorNa rede de lojas Ricardo Eletro, as vendas de ventiladores em janeiro cresceram 12% em relação ao mesmo período de 2013. No caso do Extra, a alta foi de 300%. “Entramos no mês de fevereiro aguardando disponibilidade nos nossos fornecedores para reposição de estoque”, afirma Carlos Komezo, diretor de marketing do e-commerce de eletrônicos Kabum.

  • Como escolher o melhor ventilador

Dois fatores são mais preponderantes na escolha do ventilador: o design e o motor. Quanto ao segundo item, Daniela explica que a grande diferença está entre os modelos nacionais e os importados. Os estrangeiros consomem menos energia e costumam ter o mecanismo mais potente, o que significa mais refresco com menos rotações por minuto, o que resulta em menos barulho.

Enquanto uma modelo importado gasta cerca de 65 watts por hora, o nacional chega a 127 watts. Comparando dois modelos, o importado de quatro pás ventila uma área de 25 metros quadrados, enquanto o brasileiro de mesma configuração chega a 20 metros quadrados.

E por que os brasileiros gastam mais? Segundo Daniela, o IPI para aparelhos com mais de 140 volts de potência custa menos. Por outro lado, os modelos importados podem custar o dobro ou até o triplo dos nacionais – a tarifa de importação dos aparelhos, diz a sócia da loja, é uma das mais caras do Brasil.

O número de pás do aparelho também influencia no desempenho: quanto maior o número, maior a capacidade de espalhar o vento. Mais que isso, no entanto, é preciso checar o ângulo de inclinação das pás, uma vez que ele determina a quantidade de ar movida, ou seja, de ventilação promovida.

  • Manutenção 

A manutenção do ventilador deve ser feita a cada ano e meio, no caso de modelos nacionais, e a cada cerca de três anos para os importados. O mais importante é verificar se os parafusos estão bem presos e fazer o balanceamento, para não trepidar. “Fora do equilíbrio correto, o aparelho faz barulho e, nos modelos que têm luminária, faz as lâmpadas queimarem”, diz Fabiano Lacerda, gerente da Via Vento.

  • Direitos dos consumidores em caso de danos dos ventiladores

A advogada da Proteste, Polyanna Carlos Silva, recomenda aos consumidores que tiveram algum dano com um dos produtos procurarem a justiça. “Quem teve danos tem direito à indenização judicial”, afirma. De acordo com a advogada, as empresas fabricantes dos ventiladores são responsáveis pelos produtos e, em caso de comprovação do dano sofrido pelo consumidor, devem responder na justiça.

Ela explica que o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) ainda não estipulou uma regulamentação específica para os ventiladores. “Dessa forma, o Inmetro não pode tirar do mercado os ventiladores que não passaram no nosso teste. A regulamentação vem se arrastando desde 2009. O órgão havia nos informado que, em dezembro do ano passado, a situação já estaria resolvida, mas, até agora, a publicação da regulamentação não foi efetivada”, completa.


Novidades do mundo tecnológico, review de smartphone, celular, dispositivos eletrônicos, como desbloquear e destravar senhas, além de preço e ficha técnica do aparelho.

    VENTILADORES QUAL O MELHOR COMO COMPRAR?

    VENTILADORES QUAL O MELHOR COMO COMPRAR? Ventilador é solução barata para calor, mas já somem das prateleiras

    VENTILADOR MAKEOVER!!! RáPIDO, FáCIL E BARATO.

    Hoje resolvi dar cara nova ao ventilador velhinho e sem graça que o marido queria jogar no lixo. utilizei somente tinta spray, tecido e cola branca. o resultado é ... VENTILADOR MAKEOVER!!! RáPIDO, FáCIL E BARATO. Ventilador é solução barata para calor, mas já somem das prateleiras

    CORRETIVA SIMPLES EM VENTILADOR - TROCA DE CAPACITOR

    Https://blogeletronicaja.blogspot.com.br/2017/07/corretiva-simples-ventilador-troca.html vídeo-aula com uma corretiva simples em ventilador com a troca do ... CORRETIVA SIMPLES EM VENTILADOR - TROCA DE CAPACITOR Ventilador é solução barata para calor, mas já somem das prateleiras

    Tudo sobre Ventilador é solução barata para calor, mas já somem das prateleiras, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *