Vai comprar uma bicicleta, veja estas dicas antes

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Não sabe se casa ou compra uma bicicleta? Se optar pela segunda opção, vejas estas valiosas dicas antes.

Existem 4 tipos de bicicletas: de conforto, de montanha, de estrada e de fitness. Cada uma pode ser encontrada em vários tipos de material, que influenciará o seu peso. As mais leves são produzidas com fibra de carbono, podendo também ser as mais caras. Existem ainda as de alumínio, que são as mais comuns e as bicicletas mais pesadas, construídas em ferro, estas últimas tendem a ser mais baratas.

Antes de ir comprar uma bicicleta nova há algumas questões que tem de decidir:

Tem 4 tipos de bicicleta para escolher. Se é um ciclista ávido talvez seja melhor optar por uma bicicleta de estrada, se gosta de aventura e andar por terrenos sinuosos tem as bicicletas de montanha, e para um curto passeio tem as bicicletas de conforto. E tem ainda bicicletas apenas para fazer fitness.

Estes modelos de bicicleta diferem no tipo de suspensão que têm e no pneu com que vêm equipadas.

Ao optar por uma loja dedicada a bicicletas pode ter de pagar mais pela bicicleta do que se fosse a uma grande superfície comercial. Mas nestas lojas as bicicletas são montadas rigorosamente e testadas, coisa que não acontece nas grandes superfícies.

Mesmo nas lojas dedicadas à venda de bicicletas caso o modelo que pretende comprar não tenha os travões ou mesmo os pedais, ou outros componentes que deseja, pode sempre pedir para trocar, e assim personaliza a bicicleta a seu gosto.

Antes de comprar a bicicleta dê uma volta e teste os componentes, como os travões, as mudanças, a suspensão, o selim, para se certificar que são fáceis de usar e estão afinados.

Existem bicicletas baratas, mas cuja construção é de baixa qualidade e costumam ser bicicletas pesadas. Claro que se for para um uso esporádico, pode ser o ideal. Se pretende usar a bicicleta frequentemente opte gastar um pouco mais.

Lembre-se ainda que as bicicletas que são produzidas em massa são as mais baratas, mas pecam na qualidade e nos componentes que têm de origem e normalmente são tamanho único.

Para quem gosta de andar de bicicleta deve comprar sempre componentes de segurança como um bom capacete, ou ténis de ciclismo para ser mais fácil pedalar. O uso de luvas também ajuda a segurar o guiador mais firmeza e absorve as vibrações e o suor das mãos. Usar óculos de policarbonato pode ser uma mais-valia para proteger os seus olhos de insetos. E caso faça um percurso longo, pense em levar uma garrafa de água no suporte.

Como já referimos no início existem 4 tipos de bicicletas. Pretendemos dar-lhe a conhecer as vantagens e desvantagens de cada modelo.

Iremos dividir em bicicletas de conforto, de montanha, de estrada e bicicletas de fitness. Existem outras classificações, mas nós usaremos esta por ser simples de compreender.

São também conhecidas por bicicletas de passeio/lazer. Usadas para atividades de prazer em pavimentos duros ou poeirentos. Incluem apoios de mãos elevados no guiador, amortecedores de choque no selim e no garfo e o selim é confortável e suave.

Vantagens – incluem uma posição de conforto para passear. As mudanças baixas permitem subir facilmente a pedalar. São o tipo de bicicleta mais barato, quando comparadas com os outros tipos.

Desvantagens – não são indicadas para terrenos montanhosos, tornam-se difíceis de pedalar. Não possuem uma construção rígida e de qualidade para uso fora de estrada, como as bicicletas de montanha.

São desenhadas para terrenos duros e rugosos. No garfo têm suspensões que absorvem os choques e há também a possibilidade de ter uma suspensão traseira, que lhe dará mais conforto e controlo num terreno montanhoso. Os pneus são rugosos e largos, o selim é pequeno e o guiador é liso ou com punhos elevados.

Vantagens – são mais resistentes que os outros tipos. Absorvem bem os choques. São ótimas para andar fora de estrada.

Desvantagens – são mais pesadas que as bicicletas de estrada e de fitness. Não são indicadas para andar na estrada.

São indicadas para ciclistas que fazem muitos quilómetros de estrada, ou provas de estrada. As bicicletas de estrada tradicionais têm um quadro leve, pneus finos, um selim estreito e punhos por baixo do guiador para que se possa curvar.

Existem um modelo de bicicletas de estrada mais recentes que são as de desempenho; são semelhantes às anteriores mas o tubo horizontal do quadro e vertical do garfo é mais pequeno, que permite ter uma posição de pedalar mais direita e confortável.

Vantagens – os ciclistas mais ativos preferem uma selim aerodinâmico em vez de punhos por baixo do guiador.

Desvantagens – há ciclistas que não se sentem confortáveis por o selim ser baixo. São por norma das bicicletas mais caras do mercado.

Estas bicicletas têm pneus inseridos nas rodas, selins estreitos e um quadro leve de uma bicicleta de estrada e os punhos horizontais e posição de pedalar vertical de uma bicicleta de montanha.

As bicicletas de fitness são uma boa escolha para quem deseja queimar calorias ou melhorar o seu ritmo cardiovascular.

Vantagens – são mais confortáveis que as bicicletas de estrada. São pouco mais pesadas que uma bicicleta de estrada, mas muito mais baratas. São ideias para ir para o local de trabalho.

Desvantagens – possuem menos aerodinâmica que as bicicletas de estrada.

Quando compra uma bicicleta nova tem imensos componentes que pode escolher. Em algumas lojas permitem a troca de componentes sem qualquer custo, noutras terá de pagar a diferença.

Alguns desses componentes incluem travões, carretos de mudanças, guiadores, selins, mudanças, equipamentos extra para bicicletas.

Algumas bicicletas vêm equipadas com mais do que um tipo de travões.

Na maioria das bicicletas encontra travões de tecnologia v-break, com pastilhas. Em bicicletas de grande desempenho encontra travões de disco (que começam a ser comuns em quase todo o tipo de bicicletas).

A corrente da bicicleta anda desde o centro, onde se encontra os pedais, até à roda de trás, onde se encontra o carreto traseiro. Os carretos dianteiros possuem dois ou três anéis dentados, para mudar a posição da corrente, que permitem ajustar o número da mudança a que pretende andar. No carreto traseiro permite um ajuste da mudança mais preciso, a velocidade de pedalar pode ficar mais leve ou mais pesada consoante o anel para onde desloca a mudança. Os carretos traseiros podem ter até 9 anéis dentados de diferentes posições.

O número total de velocidades que uma bicicleta tem é tão grande quanto o número de anéis dentados traseiros para onde a corrente pode mudar multiplicado pelo número de anéis dentados do carreto nos pedais. Por exemplo uma bicicleta com 3 anéis na frente e 9 atrás perfaz um total de 27 velocidades diferentes. Mais velocidades significam maior flexibilidade em determinadas alturas.

Se tiver um guiador com punhos elevados permite-lhe uma posição de pedalar mais reta. Punhos abaixo do guiador nas bicicletas de estrada permitem uma posição mais aerodinâmica, posição em que o corpo fica inclinado para a frente.

Os guiadores e os punhos podem ser ajustados para a posição que se pretende, cada ciclista tem as suas preferências.

Existem selins estreitos e duros, outros mais largos e moles. Alguns têm um amortecedor por baixo, outros são montados diretamente no tubo vertical do quadro. Se não gosta de um determinado selim, experimente outros diferentes até encontrar o que lhe dá mais conforto.

Os selins estreitos são mais comuns em bicicletas de estrada e de montanha, pois garantem um maior controlo para mudar de posição e pedalar mais eficientemente. Selins mais largos em bicicletas de conforto são mais confortáveis para passeios casuais e para um ciclista casual.

Existem dois manípulos de mudanças, um para mudar a corrente no carreto da frente e outro para mudar a corrente no carreto traseiro.

Estes manípulos de mudanças podem estar colocados no guiador, à direita e à esquerda, para ser mais fácil de usar. Nas bicicletas de estrada os manípulos podem estar montados no tubo do quadro.

Cada manípulo possui um botão para meter a mudança e outro para tirar a mudança, para não ter de adivinhar qual a velocidade que está (mudança) há manípulos com dígitos e outros fazem um click para saber se meteu ou tirou a mudança.

Para maior segurança enquanto anda de bicicleta recomendamos o uso de um capacete que pode prevenir lesões quando ocorrem quedas, uso de joelheiras, cotoveleiras.

Para quem pratica ciclismo de estrada, ou mesmo de montanha, existem ténis de ciclismo que se adaptam ao pedal através de entalhes, permitindo um pedalar mais consistente e forte.

O uso de luvas nas mãos permite a absorção de choques e diminuir a transpiração.

Pode ainda usar óculos para proteger os seus olhos quando encontra insetos no seu caminho.

E ter um cantil de água pode ajudar a prevenir a desidratação, especialmente em percursos mais longos.

Aquando da compra da sua bicicleta deparar-se-á com muita escolha. Existem bicicletas baratas, outras mais caras, depende da marca, das características e do tipo de bicicleta que pretende. Deixamos-lhe uma lista ordenada alfabeticamente de algumas das marcas que fabricam bicicletas.

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Um comentário

  1. marcelo dantas de medeiros filho

    essa é a melhor bicicleta do mundo

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