NovasdoDia » Tecnologia » TV Digital: conversor do Bolsa Família é adiada

TV Digital: conversor do Bolsa Família é adiada

Governo atrapalhado faz lambanças até mesmo em coisas simples, depois de deixar claro que vai apostar em um conversor que garanta melhores recursos de interatividade, o governo resolveu adiar uma decisão sobre qual será o modelo de caixinha a ser distribuído a 14 milhões de beneficiários do Bolsa Família.

A próxima data é 15/5 e, até lá, a ideia é negociar com teles e emissoras de televisão comerciais a adesão dessas a uma decisão por consenso.

Essa costura começou de véspera, tanto que nesta quarta-feira, 29/4, o tema dos conversores sequer chegou a ser efetivamente discutido no grupo de implementação da digitalização. O coordenador do Gired, Rodrigo Zerbone, da Anatel, já propôs logo o adiamento. No cerne da discussão, o custo desse componente da migração para a TV Digital e o desligamento dos sinais analógicos – com a consequente liberação de espectro para o 4G.


“É uma decisão que envolve muitas questões técnicas importantes, de impacto maior sobre o custo da EAD, do processo inteiro, e que a gente precisa de fato aprofundar mais a análise dos dados que a gente trouxe para tentar chegar a uma proposta de consenso”, justificou Zerbone. “Mesmo que a decisão seja pelo ‘Ginga C’ e canal de retorno embutido, ela exige outras definições com impactos técnicos e financeiros”, disse.

Tudo indica que o governo vai negociar exatamente nessas “outras definições”. É que nos diferentes modelos analisados há maior ou menor capacidade de memória, de qualidade nos recursos de acessibilidade e o tipo de conectividade à Internet para suportar o canal de retorno, para citar algumas das distinçoes cotadas.

Além disso, há outras considerações no caminho. Parte da resistência das teles móveis ao canal de retorno é um certo temor de que a distribuição das caixinhas com, por exemplo, modems 3G, leve na sequência à cobrança de cobertura em áreas remotas, onde vive parte dos mais pobres. Também há questões tributárias, visto que as cotações não contemplam os impostos.

Em tese o grupo tem cinco modelos de conversores em debate, com suas respectivas cotações. Trata-se de um equipamento que permite que mesmo televisores analógicos consigam reproduzir os sinais digitais da TV aberta. No modelo mais simples, há 10 fornecedores cotados. No mais elaborado, foram 7 indicações de preço.

A capacidade de cada uma é bem distinta – e os valores também. Há uma razoável preocupação com o sigilo dos preços para “não influenciar na hora da compra”, como sustentou Rodrigo Zerbone. Mas as estimativas indicam que o melhor modelo de conversor entre os analisados circunda os US$ 70. O mais básico custaria a metade disso.

Aqui, porém, há um aparente sinal de que o modelo mais básico proposto foi alinhado para criar esse contraste mais evidente de preços. Afinal, essa configuração (proposta das teles) sequer possui canal de retorno e prevê aquilo que o Sistema Brasileiro de TV Digital apelidou de modelo “B” – algo que pode ser traduzido como uma interatividade restrita.

As emissoras comerciais propuseram algo um pouquinho melhor, com a principal distinção de que haveria canal de retorno através de uma porta Ethernet – ou seja, na dependência de que essa parcela de brasileiros mais pobres conte com acesso fixo à Internet em suas residências. Não por menos, a diferença de preço entre a proposta das teles e das TVs comerciais é mínima.

As outras três propostas cotadas são das tevês públicas. Elas preveem interatividade compatível com aquilo que a EBC, que realizou alguns testes em comunidades carentes, chamou de Projeto 4D. Embora por vezes se indique que ela seria o ‘Ginga C’, na prática o middleware de interatividade é basicamente o mesmo. O que muda são componentes que ampliam ou reduzem os recursos.

No caso das três propostas do campo público, as diferenças entre elas envolvem a colocação de modem 3G embutido, memória que varia de 256 MB a 16 GB, bluetooth e maior ou menor qualidade nos recursos de acessibilidade – quer dizer, qual a qualidade da imagem da janela de Libras, por exemplo, sendo a mais baixa com Mpeg 1, a maior com Mpeg 4.

Um dos argumentos para o adiamento foi o pouco tempo disponível para análise das cotações Até a semana passada, os preços mostrados pela EAD – a empresa criada pelas teles para operacionalizar a  migração digital – tinham como base apenas a primeira fase da transição, apenas cerca de 7 mil conversores a serem distribuídos na cidade goiana de Rio Verde, a primeira do cronograma.

Via Convergenciadigital

Novidades do mundo tecnológico, review de smartphone, celular, dispositivos eletrônicos, como desbloquear e destravar senhas, além de preço e ficha técnica do aparelho.

    QUAL A DIFERENçA DE CONVERSOR DIGITAL E RECEPTOR DIGITAL?

    Neste vídeo vamos esclarecer um grande dilema, qual a diferença de conversor e receptor? acompanhe o vídeo até o final e descubra as diferenças entre ... QUAL A DIFERENçA DE CONVERSOR DIGITAL E RECEPTOR DIGITAL? TV Digital conversor do Bolsa Família é adiada

    TV DIGITAL ANTENA E CONVERSOR INSTALAçãO PASSO A PASSO - DOUTOR DICAS

    Tutorial passo a passo para instalação de antena digital e receptor conversor para sinal tv digital. hdtv digital padrão brasileiro isdb tb *** compre aqui ... TV DIGITAL ANTENA E CONVERSOR INSTALAçãO PASSO A PASSO - DOUTOR DICAS TV Digital conversor do Bolsa Família é adiada

    CONVERSOR DIGITAL PARA TV DE TUBO ANALOGICA

    CONVERSOR DIGITAL PARA TV DE TUBO ANALOGICA TV Digital conversor do Bolsa Família é adiada

    COMO INSTALAR CONVERSOR DIGITAL NA TV ANALóGICA

    Como instalar um conversor digital na tv. COMO INSTALAR CONVERSOR DIGITAL NA TV ANALóGICA TV Digital conversor do Bolsa Família é adiada

    COMO SABER SE MINHA TV é DIGITAL

    Tire sua duvida de forma rápida e facil para saber se sua tv possui conversor digital. COMO SABER SE MINHA TV é DIGITAL TV Digital conversor do Bolsa Família é adiada

    Tudo sobre TV Digital conversor do Bolsa Família é adiada, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Novidades Tecnologia 2016 / 2017

    Galaxy S8 e S8+ dispensam botão frontal e ganham mais espaço de tela

    Agora com tela infinita Samsung apresentou a nova versão do seu smartphone topo de linha, que traz melhor processador e câmera, além de design futurista.

    Transmissão de sinal analógico de TV será encerrada em SP nesta quarta-feira

    Fim de uma era Sinal digital, lançado em 2007, será o único a trazer a programação da TV aberta na capital e em algumas cidades. Saiba o que fazer.

    Zangado vai se encontrar com criador da máscara de Guy Fawkes no Geek & Game Rio Festival

    Evento vai entre os dias 21 e 23 de abril Esse será o primeiro encontro entre o YouTuber e o ilustrador britânico David Lloyd.

    Cientistas conseguem reverter envelhecimento em ratos

    O elixir da vida E o processo deverá ser experimentado em seres humanos ainda em 2017.

    Muito além das GPUs: As tecnologias da NVIDIA que facilitam a vida de quem faz jogos

    A empresa norte-americana faz mais do que apenas placas de vídeo A empresa de tecnologia norte-americana é conhecida por suas poderosas placas de vídeo, mas ela faz muito (muito!) mais do que isso.

    Ancine nega e esclarece aumento de impostos nos games

    Explicando a verdade Depois de notícias que afirmavam que indústria de jogos sofreria a adição de 'taxa cultural' no Brasil terem sido publicadas, órgão recomenda redução de cobranças no setor.

    YouTube anuncia serviço de TV ao vivo online

    Até seis contas por assinatura Os principais canais da rede aberta e a cabo dos Estados Unidos estarão inclusos no serviço, ainda sem previsão de estreia no Brasil.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Veja isso também!

Inteligência Artificial do Google: como funciona