NovasdoDia » Receptor Cabo » TV Digital: como se preparar para receber o sinal com boa qualidade

TV Digital: como se preparar para receber o sinal com boa qualidade

A programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital, a partir de 29 de março quando o sinal analógico for desligado, com imagem e som de cinema. A Seja Digital, entidade responsável pela gestão do processo de migração do sinal, orienta a população para dois equipamentos que podem transformar as antigas TVs de tubo em TVs aptas a receber o sinal digital, continuando a funcionar normalmente após o desligamento do sinal analógico.

Para ter acesso ao sinal digital, as pessoas que possuem televisores de tubo ou de tela plana fabricados antes de 2010 devem instalar uma antena e um conversor, que podem ser adquiridos em lojas de eletrônicos.

Seguindo algumas recomendações simples, o sinal digital será recebido em sua casa com o máximo de qualidade. Saiba se sua residência já está preparada ou se será necessário providenciar mudanças para continuar assistindo os canais abertos de televisão:

  1. Antena – Nem toda antena consegue captar o sinal digital de televisão. A antena deve ser própria para isso e a recomendação da Seja Digital é que o modelo seja externo, instalado no telhado da casa. Recomenda-se contatar um antenista para fazer a instalação corretamente.
  2. Televisor – Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, consulte o manual do fabricante.
  3. Conversor – São eles que transformam o sinal digital em analógico para que sua TV continue com a programação. Estão disponíveis em diversos modelos e faixas de preço. Podem incluir recursos como função de gravação de programas, entrada USB para conectar pen drives com conteúdos de vídeo, conexão HDMI, central interativa de mídia e painel com funções de navegação. Os conversores também vêm acompanhados de controle remoto, o que acaba sendo um recurso adicional para TVs antigas que não tenham o acessório.

O kit com o conversor e a antena custa em torno de R$ 200. Para a instalação, o ideal é chamar um antenista profissional.

SINAL DIGITAL EM PRÉDIO E APARTAMENTOS

Para receber o sinal digital em prédios é preciso instalar no topo uma antena coletiva e disponibilizar o cabeamento para todos os andares, onde será feita a divisão para cada unidade. Feito isso, cabe ao morador se conectar na tomada da antena digital e fazer a busca dos canais. Quem tem assinatura de TV a cabo deve consultar a operadora.

Mas antes de iniciar todo o processo, é importante que o síndico oriente os moradores sobre o custo da instalação da antena, se certifique da estrutura do prédio para o cabeamento e o que prevê o regimento interno do condomínio para evitar problemas.

Na sexta-feira (17) o Sindicato da Habitação, em parceria com a RBS TV, promove um curso para orientação de síndicos. Informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3223.1440.

Famílias inscritas em programas sociais do governo federal podem receber kits gratuitos
As pessoas que participam de algum programa social do governo federal nas 39 cidades previstas para a digitalização da TV na região podem agendar a retirada de seu kit, contendo conversor, antena e cabos, pelo telefone 147 (ligação gratuita) ou pela internet.

Para saber se tem direito, o beneficiário deve acessar o portal www.sejadigital.com.br/kit, clicar em “Programa de Distribuição de Kits” no menu superior e fazer a pesquisa utilizando o CPF e o NIS (Número de Identificação Social) do responsável familiar. Caso não saiba qual seu número de NIS, basta ligar para a Central de Relacionamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no 0800-707-2003.

O sinal analógico de televisão está em processo de desligamento no Brasil, o que significa que televisores analógicos sem conversor deixarão de ser capazes de sintonizar as emissoras. O cronograma de desligamento divide o processo em etapas e regiões. A primeira cidade a desligar o sinal analógico foi Rio Verde, Goiás, em março de 2016. Em outubro, Brasília e uma série de municípios do interior do estado de Goiás também deixaram o sinal analógico para trás.

Até dezembro de 2018, cerca de 14 milhões de famílias de mais de 1300 cidades também receberão seus kits gratuitos. Com esses equipamentos distribuídos e devidamente instalados, as famílias de baixa renda das cidades onde o sinal digital de televisão substituirá o sinal analógico continuarão a ter acesso à programação dos canais abertos de televisão.

Agora, em março de 2017, é a vez da cidade de São Paulo e algumas cidades do estado.

Para saber quando é a vez da cidade em que você mora, você pode acompanhar o cronograma oficial do desligamento do sinal analógico, disponível no site do Diário Oficial.

Para quem não tem certeza se a televisão já possui o conversor embutido, o site oficial da TV digital brasileira listou todos os televisores que estão prontos para receber o novo sinal. A lista é composta por uma séria de aparelhos das marcas AOC, CCE, LG, Panasonic, Philco, Philips, Samsung, Semp Toshiba e Sony. Confira a lista completa aqui.


Receptores via satélite homologados pela Anatel, dicas de receptores alternativos como AzBox, Az-America, Phantom, Megabox, nova TP do canal em HD

    COMO SABER SE MINHA TV é DIGITAL

    Tire sua duvida de forma rápida e facil para saber se sua tv possui conversor digital. COMO SABER SE MINHA TV é DIGITAL TV Digital como se preparar para receber o sinal com boa qualidade

    COMO INSTALAR TV DIGITAL

    Neste video daremos instruções sobre o sistema de tv digital. dicas sobre materiais e equipamentos para instalação residencial ou predial. mostraremos um ... COMO INSTALAR TV DIGITAL TV Digital como se preparar para receber o sinal com boa qualidade

    COMO SINTONIZAR SUA TV PARA PEGAR SINAL DIGITAL.

    Aqui demos traremos como deve ser feito para qui sua tv de ,lcd led plasma deve ser configurada para pegar sinal digital. COMO SINTONIZAR SUA TV PARA PEGAR SINAL DIGITAL. TV Digital como se preparar para receber o sinal com boa qualidade

    Tudo sobre TV Digital como se preparar para receber o sinal com boa qualidade, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

2 Opinião e Avaliação

  1. Legal a matéria

  2. As famílias da região metropolitana de São Paulo inscritas em programas sociais do Governo Federal já podem verificar se estão na lista de beneficiários que receberão um dos mais de 1,8 milhão de kits gratuitos com antena UHF, conversor para a TV digital e controle remoto. A população deve acessar o site ou ligar gratuitamente para o número 147 com o CPF ou o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se seu nome estiver na lista, é só escolher o dia, horário e local para receber o pacote.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *