Técnicas para ter a memória afiada, segundo especialistas

Home » Tecnologia » Carreira » Técnicas para ter a memória afiada, segundo especialistas

Mmr

Do geral para o específico: contexto, análise e síntese

Ao estudar um tema com a finalidade de fixá-lo na memória, o caminho percorrido deve ser do geral para o específico, segundo Lima. As generalidades dão o contexto que permite um entendimento mais claro da evolução do conceito em questão.

Em seguida, cabe ao interessado em memorizar aquele assunto proceder a uma análise. “Fazer anotações durante uma aula, por exemplo, é analisar aquele conceito”, diz Lima. E, por fim, a síntese é a atitude final para evitar o esquecimento. “Sintetizar é fazer a revisão, reler as anotações e organizar melhor o conteúdo”,diz Lima.

A união das três etapas é o que reforça o poder de memorização do conceito. Lima explica: Contexto sem análise não passa de informações vagas. Contexto e análise sem síntese não passam de conhecimentos condenados ao rápido esquecimento. Síntese sem análises e sem contexto é um dado inútil no cérebro, que você não saberá para que serve”.

Siglas

A síntese é o gatilho de memória para recuperar o conceito analisado e contextualizado. É a ferramenta mental que você vai utilizar para lembrar. E uma das formas sugeridas pelos dois especialistas é elaborar siglas com as palavras chave do conteúdo a ser lembrado.
No livro “Como passei em 15 concursos”, Lima dá, entre outros, o exemplo da sigla ViLISP. A sigla é a ferramenta para acessar na memória os direitos previstos no caput 5º da Constituição federal: Vida, Liberdade, Igualdade, Segurança e Propriedade.

Frases malucas

Outra forma de sintetizar é criar frases ou histórias “malucas” que, pelo caráter inusitado, são mais fáceis de lembrar e atuam como gatilho para recuperação dos conceitos a ela associados.

Renato Alves, no Livro “Faça Seu Cérebro Trabalhar por Você”, sugere a técnica de associação de palavras. “Fica mais simples memorizar a sequência de informações”, diz ele. Ao associar uma palavra a cada um dos conceitos, o passo seguinte é montar uma frase ou sequência de frases usando as palavras associadas sequencialmente.

Lima também sugere as “frases malucas” como gatilho de memória. Por exemplo, para os estudantes de Direito Penal memorizarem as finalidades da pena de condenado, é possível montar uma frase maluca: “a pena transforma o condenado em um Saci PeReRê. A palavra Pererê traz as letras iniciais das finalidades da pena: prevenir novas condutas delituosas; retribuir (ao mal do crime o mal da pena), reintegrar o condenado à convivência social.

Ensine para lembrar mais

Explicar o que você aprendeu a outra pessoa é também uma maneira de memorizar o conteúdo, propõe Alves. “Imagine-se ou tente dar uma aula. Se conseguir citar todos os detalhes e cobrir todo o assunto, significa que a memória foi consolidada, e o que você aprendeu será lembrado por muito tempo”, escreve o autor.

A tática é eficiente porque ao tentar explicar o que acabou de aprender as conexões de neurônios se expandem e o conteúdo é gravado por mais tempo, na memória de médio prazo. “E com algumas revisões, por um longo período”, indica Alves.

As melhores sugestões para uma carreira e profissão bem sucedida, a tendencia do mercado, profissões que melhor se adequam com seu perfil.

    🔴 COMO TER UMA SUPER MEMORIA ➡ (TÉCNICAS E DICAS PARA MALHAR O CÉREBRO)

    Memória e hipnose: entrevista alberto dell'isola https://youtu.be/8fdmeq40d4u memorização - o problema da multitarefa https://youtu.be/xbbtpoizumc ... 🔴 COMO TER UMA SUPER MEMORIA ➡ (TÉCNICAS E DICAS PARA MALHAR O CÉREBRO) Técnicas para ter a memória afiada, segundo especialistas

    PODEROSO EXERCíCIO DE 3 MINUTOS PARA MEMóRIA E CONCENTRAçãO

    Um exercício incomum para melhorar a saúde mental e inteligencia vem acontecendo viral na internet recentemente. foi destaque em uma reportagem da cbs ... PODEROSO EXERCíCIO DE 3 MINUTOS PARA MEMóRIA E CONCENTRAçãO Técnicas para ter a memória afiada, segundo especialistas

    TECNICAS DE ESTUDO - CONCENTRAçãO

    Se você -travar- na hora dos estudos ou trabalho, alguns exercícios simples ajudam a melhorar o e retomar sua concentração. TECNICAS DE ESTUDO - CONCENTRAçãO Técnicas para ter a memória afiada, segundo especialistas

    CURSO DE MEMORIZAçãO COMPLETO 1/6

    O que você faria se tivesse uma super-memória? nesse curso (gratuito), alberto dell'isola ensina todas as técnicas que o tornaram um dos mnemonistas ... CURSO DE MEMORIZAçãO COMPLETO 1/6 Técnicas para ter a memória afiada, segundo especialistas

    EXERCíCIO PARA A MEMóRIA

    Execício para memória pnl. EXERCíCIO PARA A MEMóRIA Técnicas para ter a memória afiada, segundo especialistas

    Tudo sobre Técnicas para ter a memória afiada, segundo especialistas, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Não deixe de ver isso

Analista-de-Sistemas

Carreira: 15 profissões mais rentáveis para 2015

Com a crise batendo a porta, 2015 sem dúvida será um ano difícil, mas algumas profissões serão bastantes promissoras, a.