NovasdoDia » Mercado » Taxa de juros de empréstimos consignados é reduzida pelo governo, veja valores

Taxa de juros de empréstimos consignados é reduzida pelo governo, veja valores

Depois de quatro cortes consecutivos na taxa básica de juros da economia, o governo federal reduziu os valores máximos dos juros cobrados em empréstimos consignados para servidores públicos federais, aposentados e pensionistas. Desde que foi criado, em 2008, esta é a primeira vez que o teto desse tipo de taxa de juros é reduzido para servidores públicos da União.

De acordo com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o valor para os servidores cairá de 34,5% ao ano para 29,8% ao ano. Mensalmente, o teto terá uma redução de 2,5% para 2,2%.

Já os empréstimos feitos por aposentados e pensionistas terão queda de 32% para 28,9% anualmente, e de 2,34% para 2,14% a cada mês. Segundo o governo, o corte vale também para operações feitas por cartão de crédito.

Com as mudanças, a equipe econômica do governo estima que serão cobrados R$ 3,7 bilhões a menos nas operações de crédito de 2017. A previsão considera que será concedido este ano o mesmo número de empréstimos de 2016.

“A redução do teto das taxas de juros permitirá que servidores públicos, aposentados e pensionistas, que tenham dívidas caras, pagando até 15,88% ao mês em cartão de crédito rotativo, substituam esse crédito pelo consignado, passando a pagar bem menos”, informou o órgão, por meio de nota.

O que é o empréstimo consignado

É um tipo de empréstimo, também conhecido como crédito consignado, que tem como principal diferença a forma de pagamento: todo mês, as parcelas da dívida saem do seu salário ou do benefício do INSS antes que você receba esse dinheiro. Ou seja, enquanto você estiver pagando o crédito consignado, terá menos dinheiro na conta – e não poderá evitar esse desconto. “É uma garantia que os bancos e as financeiras têm de que receberão as parcelas em dia, o que traz menos riscos e permite que essas empresas cobrem juros menores do que cobrariam em um empréstimo pessoal”, explica o planejador financeiro Valter Police.

Quando vale a pena pegar o crédito consignado

Considerando que você receberá menos por mês e não terá como atrasar o pagamento da dívida, é preciso ter certeza de que o consignado é a melhor opção nesse momento. O consultor financeiro da Konkero, Guilherme Prado, conta em quais situações esse crédito vale a pena e explica como não se atrapalhar no pagamento da dívida.

Onde posso fazer a contratação do empréstimo consignado

Se você trabalha de carteira assinada precisa ir ao o setor de recursos humanos (RH) de sua empresa. Lá, descubra quais são as instituições conveniadas com a empresa que fazem esse tipo de empréstimo e entre em contato com elas.

Os funcionários públicos e beneficiários do INSS podem procurar diretamente os bancos que oferecem o consignado. Nesse caso é possível solicitar pessoalmente e até mesmo online.

É possível fazer mais de um empréstimo consignado

Sim, você pode fazer mais de um empréstimo consignado, entretanto, a somatória dos dois não pode ultrapassar 30% da sua renda mensal.

Qual a taxa do Empréstimo Consignado

A taxa de juros do empréstimo consignado é variável, ela depende basicamente do banco que você escolher fazer o empréstimo. Essa taxa pode variar de entre 1,5% e 3,5% ao mês.

Quem pode fazer Empréstimo

Qualquer pessoa que tenha carteira assinada, aposentados e pensionistas (INSS), além de funcionários públicos federais, estaduais, municipais e também os militares (forças armadas).


Como anda o mercado imobiliário e a economia, tudo sobre a bolha imobiliária, ranking de empresas, gastos, publicidade, etc.

    TAXA DE JUROS - EMPRESTIMO

    Aprenda neste exercício a como efetuar o calculo de juros pagos em um empréstimo. para adquirir o nosso dvd de excel, basta entrar em contato pelo ... TAXA DE JUROS - EMPRESTIMO Taxa de juros de empréstimos consignados é reduzida pelo governo, veja valores

    EMPRéSTIMO PESSOAL: VARIAçãO NA TAXA DE JUROS ENTRE BANCOS ULTRAPASSA 120% EM ..

    EMPRéSTIMO PESSOAL: VARIAçãO NA TAXA DE JUROS ENTRE BANCOS ULTRAPASSA 120% EM .. Taxa de juros de empréstimos consignados é reduzida pelo governo, veja valores

    COMO ACHAR A TAXA DE JUROS DE UM EMPRESTIMO NA CALCULADORA HP

    E ai galera, os passos para achar a taxa de juros na calculadora hp é o seguinte : informe o valor presente do emprestimo e tecle a tecla [pv]. informe o valor ... COMO ACHAR A TAXA DE JUROS DE UM EMPRESTIMO NA CALCULADORA HP Taxa de juros de empréstimos consignados é reduzida pelo governo, veja valores

    Tudo sobre Taxa de juros de empréstimos consignados é reduzida pelo governo, veja valores, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

2 Opinião e Avaliação

  1. O governo federal sugere que servidores públicos, aposentados e pensionistas substituam dívidas caras, como a do rotativo do cartão de crédito (com taxa de 15,88% por mês), pelo consignado, com juros menores. Os bancos cobram taxas menores porque o empréstimo é dado tendo como garantia o fluxo de pagamentos.

  2. O governo estima que as novas taxas reduzam em até R$ 3,7 bilhões o pagamento de juros por parte de servidores, aposentados e pensionistas nas novas operações. “A medida permitirá a migração de dívidas mais caras, como as de cartão de crédito, por exemplo, para uma modalidade mais barata e até mesmo estimular novas concessões”, diz nota divulgada pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *