Sistemas de Acionamento Elétrico – Livros

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Didaticamente, a obra apresenta conceitos de motores elétricos, trazendo exercícios para prática do conteúdo.
Explica os principais motores elétricos de indução, bem como sistemas de transmissão de potência mecânica e volantes de inércia.

Destaca a aplicação de motores monofásicos, síncronos e de corrente contínua (CC), além de fornecer uma análise do motor de indução, com dados de placa do motor, tipos de perda e formas de ligação.

Trata dos aspectos construtivos e do dimensionamento – em diagramas de comando – de dispositivos elétricos, tais como fusíveis, relés de sobrecarga, contatores e relés auxiliares. Abrange, ainda, as principais chaves de partida: direta, estrela-triângulo e compensadora, incluindo as eletrônicas: soft-starter e inversor de frequência.

O conteúdo pode ser aplicado para os cursos técnicos em Automação Industrial, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrotécnica, Manutenção de Máquinas Pesadas, Mecânica de Precisão, Mecatrônica, Metalurgia, Refrigeração e Climatização, Sistemas de Energia Renovável entre outros.

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SUMÁRIO:

Capítulo 1 – Motores Elétricos 
1.1 Motores de indução
1.2 Fatores de seleção
1.3 Tipos de motores elétricos
1.3.1 Motor com rotor gaiola de esquilo
1.3.2 Motor com rotor bobinado
1.3.3 Motor Dahlander
1.3.4 Motor com dois enrolamentos separados
1.3.5 Motor para três e quatro velocidades
1.4 Constituição do motor de indução
1.5 Princípio de funcionamento de um motor trifásico
1.6 Sistemas de transmissão de potência mecânica

1.6.1 Polias
1.6.2 Engrenagens
1.6.3 Conjunto de redutores de velocidade com engrenagens
1.6.4 Volantes de inércia
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Capítulo 2 – Tipos de Motores Elétricos 
2.1 Motores de indução monofásicos
2.1.1 Tipos de motores de indução monofásicos
2.1.2 Classificação dos motores monofásicos de acordo com o número de terminais
2.1.3 Identificação das bobinas de um motor monofásico
2.2 Motores síncronos
2.2.1 Vantagens dos motores síncronos em relação aos motores de indução
2.2.2 Desvantagens dos motores síncronos em relação aos motores de indução
2.3 Motores em corrente contínua (CC)
2.3.1 Funcionamento do motor de corrente contínua
2.3.2 Tipos de motores em corrente contínua
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Capítulo 3 – Características dos Motores de Indução Trifásicos 
3.1 Rendimento (η)
3.1.1 Rendimento do motor com base em sua potência nominal
3.1.2 Rendimento do motor com base na potência de seu eixo
3.2 Escorregamento
3.3 Categoria de conjugado
3.4 Tempo com rotor bloqueado
3.5 Classe de isolamento
3.6 Ventilação
3.6.1 Motor aberto
3.6.2 Motor totalmente fechado
3.7 Rotação nominal
3.8 Regime de serviço
3.9 Fator de serviço (FS)
3.10 Tensão nominal múltipla
3.11 Corrente de partida
3.12 Número de rotações
3.13 Sentido de rotação
3.14 Grau de proteção de motores (IP)
3.15 Motores à prova de explosão
3.16 Formas construtivas
3.17 Perdas no motor
3.18 Conexão dos enrolamentos
3.18.1 Configuração em estrela (Y)
3.18.2 Ligação em triângulo
3.19 Tabela de características elétricas de motores trifásicos
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Capítulo 4 – Dispositivos de Proteção e de Comando 
4.1 Botões (chaves botoeira)
4.2 Dispositivos de comando e de proteção
4.2.1 Classificação dos dispositivos elétricos utilizados em baixa tensão
4.3 Fusíveis
4.3.1 Aspectos construtivos dos fusíveis
4.4 Características dos fusíveis
4.4.1 Tipo D (Diametral)
4.4.2 Tipo NH
4.4.3 Dimensionamento dos fusíveis
4.4.4 Fusíveis ultrarrápidos
4.5 Considerações finais sobre os fusíveis
4.6 Relés de sobrecarga
4.6.1 Partes dos relés de sobrecorrente
4.6.2 Representação dos relés de sobrecorrente
4.6.3 Dimensionamento
4.7 Disjuntores motores
4.7.1 Características básicas
4.7.2 Dispositivos de partida com disjuntor motor
4.8 Contatores
4.8.1 Categorias de emprego dos contatores
4.9 Dimensionamento do contator
4.10 Principais características dos contatores
4.11 Relés auxiliares
4.11.1 Relé de tempo com retardo na energização
4.11.2 Bloco temporizador pneumático
4.11.3 Relé de tempo estrela-triângulo (Y–Δ)
4.11.4 Relé de sequência de fase
4.11.5 Relé de proteção PTC
4.11.6 Relés de falta de fase
4.11.7 Relés de mínima e máxima tensão
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Capítulo 5 – Chaves de Partida 
5.1 Introdução
5.2 Partida direta
5.2.1 Esquema de ligação da chave de partida direta
5.2.2 Exemplo de dimensionamento
5.3 Partida estrela-triângulo
5.3.1 Esquema de ligação da chave de partida estrela-triângulo
5.3.2 Equacionamento da chave de partida estrela-triângulo
5.3.3 Exemplo de dimensionamento de uma chave estrela-triângulo
5.3.4 Vantagens da chave estrela-triângulo
5.3.5 Desvantagens da chave estrela-triângulo
5.4 Partida compensadora
5.4.1 Autotransformador de partida
5.4.2 Esquema de ligação da chave compensadora
5.4.3 Equacionamento da chave de partida compensadora
5.4.4 Exemplo de dimensionamento de uma chave compensadora
5.4.5 Vantagens da chave de partida compensadora
5.4.6 Desvantagens da chave de partida compensadora
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Capítulo 6 – Chaves de Partidas Eletrônicas 
6.1 Soft-starters
6.1.1 Princípio de funcionamento
6.1.2 Circuito de potência
6.1.3 Circuito de controle
6.2 Principais funções da soft-starter
6.2.1 Rampa de tensão na aceleração
6.2.2 Rampa de tensão na desaceleração
6.2.3 Pulso de tensão de partida (kick start)
6.2.4 Limitação de corrente
6.3 Proteções
6.3.1 Economia de energia elétrica
6.4 Descrição dos parâmetros
6.5 Formas de ligação
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Capítulo 7 – Conversores de Frequência 
7.1 Introdução
7.2 Princípio básico de funcionamento
7.2.1 Gráfico escalar
7.3 Classificação dos conversores de frequência
7.3.1 Conversores com controle escalar
7.3.2 Conversores com controle vetorial
7.4 Blocos componentes do inversor de frequência
7.5 Dimensionamento do inversor
7.6 Sistemas de entrada e saída de dados
7.7 Formas de variação de velocidade em um inversor de frequência
7.7.1 Acionamento pela IHM
7.7.2 Acionamento pelas entradas digitais
7.7.3 Acionamento pela função multispeed
7.7.4 Acionamento pelas entradas analógicas
7.8 Conexões de entrada e saída do inversor de frequência
7.9 Transferência de configuração pela IHM
7.10 Aplicação dos inversores de frequência em controle

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