NovasdoDia » Tecnologia » Rede 4G: qual a vantagem de usar frequência mais baixa

Rede 4G: qual a vantagem de usar frequência mais baixa

Para especialista há muitas vantagesn em utilizar a rede 4G na frequência de 700Mhz, para eles o sinal será melhor propagado, isso resulra em nível de sinal mais cheio em smartphones.

A telefonia celular de quarta geração (4G), que permite acessar a internet pelo smartphone com velocidade até cinco vezes maior do que o 3G, entrou em operação na frequência de 2,5 GHz no Brasil em março de 2013. As quatro maiores operadoras, Claro, Oi, Tim e Vivo, instalaram suas redes nas cidades-sede da Copa das Confederações e, em seguida, nas cidades-sede da Copa do Mundo.

Priorizar essas regiões foi uma das condições impostas pela Anatel no edital de licitação da faixa de 2,5 GHz. De lá para cá, segundo a consultoria Teleco, 120 municípios já receberam redes 4G, ainda que parcialmente. No total, 38,8% da população vive em localidades atendidas. Em agosto deste ano, de acordo com dados da Anatel, o Brasil alcançou 3,6 milhões de assinantes de 4G no país. Apesar do ritmo acelerado de crescimento no último ano, o número só representa 1,3% das linhas ativas de telefonia móvel no Brasil.

Embora, no longo prazo, os usuários de internet móvel percebam as melhorias na rede, como o sinal mais forte dentro de casas e prédios nas grandes cidades, as operadoras devem ser as maiores beneficiadas pelo uso dos 700 MHz. Considerado um espectro de frequência baixo, os 700 MHz têm maior capacidade de propagação do sinal do que a faixa de 2,5 GHz, considerada alta pelos especialistas. Na prática, explica Eduardo Tude, presidente da Teleco, ao adotar uma frequência mais baixa, a operadora precisa instalar um número menor de estações rádio-base para cobrir uma determinada área. “O raio de cobertura de uma antena de 2,5 GHz é de três a quatro vezes menor do que o de um equipamento que opera na faixa de 700 MHz”, explica Tude. Isso permitirá que as operadoras gastem menos em infraestrutura para levar 4G à zona rural, além de ampliar a capacidade das redes conforme a demanda também com menor custo.

4g-como-acessar

A adoção de uma faixa de frequência que já é amplamente usada por outros países para internet móvel também deve gerar outros benefícios nos próximos anos. “A faixa de espectro escolhida pelo Brasil e outros países, como China e Índia, deve se tornar a mais popular do mundo em número de assinantes. Isso vai estimular o ganho de escala em termos de equipamentos e infraestrutura e dispositivos móveis compatíveis, o que vai beneficiar os usuários”, diz Pearson. Apesar disso, mesmo em longo prazo, o uso da faixa de 700 MHz não deve resultar em queda significativa no preço da internet móvel. “As operadoras ganharão mais eficiência, mas estão gastando muito com a compra da frequência e ‘limpeza’ da faixa. O preço do 4G continuará sendo fixado pela competição no mercado”, diz Tude, da Teleco.

Para usar o 4G nas duas faixas de frequência, os usuários também vão precisar de smartphones compatíveis com a frequência de 2,5 GHz e também de 700 MHz, ainda inexistentes no mercado brasileiro. “A tendência é de que os smartphones lançados nos próximos anos sejam compatíveis com a maioria de faixas de frequência usadas em todo o mundo”, diz José Augusto de Oliveira Neto, CTO da Huawei, fabricante chinesa de equipamentos de infraestrutura e dispositivos móveis. Os modelos vendidos em países do exterior que também utilizam a faixa de 700 MHz para o serviço de telefonia celular também serão compatíveis com a rede brasileira. Contudo, nem todos os países adotam o mesmo padrão para a internet móvel nesta frequência. “Apesar de os Estados Unidos usarem a faixa de 700 MHz, os dispositivos 4G comprados lá não vão funcionar no Brasil”, explica o executivo.


Novidades do mundo tecnológico, review de smartphone, celular, dispositivos eletrônicos, como desbloquear e destravar senhas, além de preço e ficha técnica do aparelho.

    COMO FUNCIONAM AS REDES 4G

    Trabalho para a disciplina de sistemas distribuídos da universidade federal de são paulo - unifesp alunos: diego henrique de souza e eliseu junio araujo ... COMO FUNCIONAM AS REDES 4G Rede 4G qual a vantagem de usar frequência mais baixa

    MELHORANDO O SINAL DE REDE DE INTERNET 3G - 4G ESTABILIZANDO NO ANDROID (SEM RO ..

    Amigo (a) não se esqueça de dar um like e se inscrever em nosso canal... download app: https://goo.gl/lki2qt papel de parede que estou usando no meu ... MELHORANDO O SINAL DE REDE DE INTERNET 3G - 4G ESTABILIZANDO NO ANDROID (SEM RO .. Rede 4G qual a vantagem de usar frequência mais baixa

    COMO FORÇAR O SINAL 4G/3G E TURBINAR SEUS DADOS MÓVEIS

    Nesse vídeo ensinamos melhorar a sua conexão com dados móveis e mostramos como forçar o sinal 3g e 4g no android, e aumentar em até 100% a conexão ... COMO FORÇAR O SINAL 4G/3G E TURBINAR SEUS DADOS MÓVEIS Rede 4G qual a vantagem de usar frequência mais baixa

    Tudo sobre Rede 4G qual a vantagem de usar frequência mais baixa, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *