Range Rover Evoque Diesel 2016 / 2017, preço, consumo e ficha técnica

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Desde que surgiu, em 2011, o SUV virou queridinho de jogadores de futebol, artistas pop e qualquer um que faça questão de mostrar ao mundo que tem uma ótima relação com seu gerente de banco. Estar bem de vida, no entanto, não significa gostar de jogar dinheiro fora, talvez seja exatamente o contrário. E aí que entra o Evoque SD4, versão com motor a diesel que chegou recentemente ao Brasil – e que promete dar um pouco de sensatez à ostentação do Evoque.

Tempos de Ford

Essa lógica passa basicamente por dois pontos. O primeiro é simples e óbvio: melhor consumo e com um combustível mais barato. Sob o estiloso capô do Range Rover está o 2.2 SD4 que, assim como o 2.0 turbo a gasolina, é resquício do tempo que a Land Rover teve a Ford como mãe. Aqui, ele joga 190 cv e – o mais importante – 42,8 mkgf de torque nas quatro rodas. A transmissão é, como na outra versão, uma automática de nove marchas feita pela alemã ZF.

O segundo ponto é mais ligado com a praticidade. Por mais que dificilmente um dono de Evoque vá enfiar o seu carro na lama, é legal saber que ele pode sair de lá se necessário. E o torque superior (são 8,2 mkgf a mais ante a opção a gasolina) e disponível logo a 1.750 rpm deixa a tarefa bem mais fácil.

Rolhas

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Essas duas razões e o fato de que o Evoque é um dos melhores SUVs que existem por aí aumentaram as expectativas para a versão diesel. E boa parte delas foi atendida. A tal força extra que ajuda tanto na terra também contribui demais na estrada. Com as nove marchas, você flutua a 120 km/h a 1.500 rpm. Daí, basta pisar no acelerador com o mínimo de esforço para ver o ponteiro da direita subir com mais convicção que as rolhas estouradas em camarotes de casas noturnas do País. Isso tudo marcando 14,7 km/l na estrada.

De resto, você continua repousando em largos bancos e rodeado de mais couro que um rebanho de touros premiados. E na versão 2015 tem também o piloto automático adaptativo, que ajuda quem tem preguiça de frear. Na rodovia, o SD4 é o Evoque para se ter.

Na cidade, a vida não é tão suave. Apesar de continuar entortando um bocado de pescoços por aí, é onde o SUV se sente menos à vontade. A suspensão é ligeiramente firme e o motor fica, como esperado, um tanto áspero. Vibra e faz bastante barulho se comparado ao a gasolina. Em marcha lenta, ele marcou 41,8 dB contra 40,7 dB do 2.0 e a 60 km/h foi 1,1 dB mais ruidoso, chegando a 59,3 dB.

A transmissão também não parece se dar muito bem com a força extra do diesel. Além de se confundir em alguns momentos com tantas marchas, às vezes ela joga relações baixas que resultam em trancos bem desconfortáveis. A impressão é que se trata de um problema de software e não de hardware, já que as trocas são serenas como sempre foram. Ao menos, a economia se mantém: 11,1 km/l.

Fatura do cartão…

Apesar da boa impressão inicial, sentimos certo baque ao levar o Evoque para a pista. Depois dos testes realizados, o SD4 marcou 0 a 100 km/h em 10,5 segundos, exatos 1,9 segundo mais lento que o 2.0 gasolina. A aceleração mais lenta era esperada, mas não contávamos que o diesel perdesse também em quase todos os números de retomada, nos quais teoricamente o torque maior e em giros inferiores faria a diferença.

O mau desempenho na pista fica ainda mais drástico quando se vê o preço que aLand Rover pede pelo Evoque SD4. Na versão topo, a Prestige Tech Pack, a que testamos, a etiqueta é de R$ 296.900, diferença de R$ 25 mil em relação a correspondente a gasolina. É um golpe tão duro quanto acordar e olhar a fatura do cartão de crédito depois da farra no camarote da noite anterior.

Preço: R$ 296.900

Ficha técnica:

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2 Comentários

  1. TROCO EVOQUE 2012 VERDE RODA PRETA 67.000KM. POR EVOQUE 0KM. SALDO PARCELADO

  2. Fazer troca Amarok 2014 a mais top da linha a diesel

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ahd

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Os poucos carros alemães estãu deixando de ser unanimidade, entenda. Não faz muito tempo, dono de carro de marca japonesa.