NovasdoDia » Atualidades » Quebra geral da confiança e recuo no volume de exportações devem levar País à pior recessão em 25 anos

Quebra geral da confiança e recuo no volume de exportações devem levar País à pior recessão em 25 anos

Ajuste fiscal e monetário, quebra geral da confiança e recuo no volume de exportações devem levar País à pior recessão em 25 anos, diz ex-presidente do BC, Francisco Lopes, em entrevista ao Valor Econômico.

Quadro é grave, segundo Lopes
Lopes prevê PIB contraindo 2,5% em 2015, com inflação perto de 10%, se o dólar ficar ao redor de R$ 3,05, segundo o jornal
PIB volta a crescer 3% em 2017 e inflação desacelera para 5% em 2016 / 2017
Vê BC em situação delicada em 2016 / 2017 ao optar por não baixar juros acompanhando os movimentos do Fed em vez de olhar a atividade local

Pelo quarto mês consecutivo, o comércio brasileiro mostrou resultado negativo. As vendas do varejo recuaram 0,9% em maio, na comparação com abril, segundo dados divulgados nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nessa base de comparação, a retração do comércio é a maior para um mês de maio desde 2001.

Segundo Juliana Vasconcellos, gerente de Serviços e Comércio do IBGE, entre os motivos destacados para o resultado negativo de maio, estão a restrição orçamentária, “que impacta direta o consumo das famílias”, e um dia útil a menos em maio de 2015, em relação a 2014. “De certa forma, atinge as vendas do comércio”.

De abril para maio, a maioria das atividades pesquisadas pelo IBGE mostrou valores menores, por exemplo, móveis e eletrodomésticos recuaram 2,1%; material de construção 3,8%; veículos e motos, partes e peças, 4,6%, e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, 5,5%.

“A renda e o crédito que estavam incentivando o consumo está com uma desaceleração nesse ano de 2015”, afirmou Juliana Vasconcellos. De acordo com ela, a massa de rendimento real do trabalhador caiu 5% de maio de 2014 para 2015.

Em relação a maio do ano passado, as vendas do comércio caíram mais ainda: 4,5%, a maior, nessa base de comparação, para meses de maio desde 2003. Considerando todos os meses do ano, essa é maior baixa desde agosto de 2003, quando foi de 5,7%.

Nessa base de comparação, cinco das oito atividades registraram queda. As que mais contribuíram para o índice foram móveis e eletrodomésticos (-18,5%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,1%), além de tecidos, vestuário e calçados (-7,7%).

De acordo com o IBGE, o maior impacto negativo, entre todas essas quedas, partiu das vendas de móveis e eletrodomésticos. “Este desempenho reflete não só à redução da massa de rendimento e o menor ritmo de crescimento do crédito, mas também o fraco desempenho das vendas em comemoração ao Dia das Mães na comparação maio 2015 com maio 2014.”

No comércio varejista ampliado, que também inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, a baixa foi de 10,4%, puxada principalmente pelo desempenho negativo de veículos, motos, partes e peças – na comparação anual, a baixa foi de 22,2%.

“A redução das vends no segmento foi decorrente, entre outros fatores, da gradual retirada dos incentivos via redução do IPI, do menor ritmo na oferta de crédito e da restrição orçamentária das famílias, diante da diminuição real da massa de salários”, afirma o IBGE, em nota.

Informações via Bloomberg e G1

Aqui você fica por dentro o que acontece no Brasil e no mundo, celebridades, famoso que morreu ou faleceu na data de hoje, política, quem é o corrupto e ladrão do momento, crise econômica, qual partido que mais rouba, o próximo a ir pra cadeia, dinheiro sujo, charges e curiosidades.

    FEAR TWD - 2X04 - ANáLISE GERAL - QUEBRA DE CONFIANçA

    Link para a compra do meu livro! http://editoramultifoco.com.br/loja/product/aberracoes-selvagens/ FEAR TWD - 2X04 - ANáLISE GERAL - QUEBRA DE CONFIANçA Quebra geral da confiança e recuo no volume de exportações devem levar País à pior recessão em 25 anos

    VLOG "QUEBRA DE CONFIANçA" - HARLAN COBEN

    VLOG "QUEBRA DE CONFIANçA" - HARLAN COBEN Quebra geral da confiança e recuo no volume de exportações devem levar País à pior recessão em 25 anos

    QUEBRA DE CONFIANçA (BREACH)

    Direçao geral/arte e gráficos: luciano produção executiva: allan khoury edição e finalização: caio lemos. QUEBRA DE CONFIANçA (BREACH) Quebra geral da confiança e recuo no volume de exportações devem levar País à pior recessão em 25 anos

    Tudo sobre Quebra geral da confiança e recuo no volume de exportações devem levar País à pior recessão em 25 anos, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *