Quebra geral da confiança e recuo no volume de exportações devem levar País à pior recessão em 25 anos

Home » Atualidades » Quebra geral da confiança e recuo no volume de exportações devem levar País à pior recessão em 25 anos

bota-fora

Ajuste fiscal e monetário, quebra geral da confiança e recuo no volume de exportações devem levar País à pior recessão em 25 anos, diz ex-presidente do BC, Francisco Lopes, em entrevista ao Valor Econômico.

Quadro é grave, segundo Lopes
Lopes prevê PIB contraindo 2,5% em 2015, com inflação perto de 10%, se o dólar ficar ao redor de R$ 3,05, segundo o jornal
PIB volta a crescer 3% em 2017 e inflação desacelera para 5% em 2016 / 2017
Vê BC em situação delicada em 2016 / 2017 ao optar por não baixar juros acompanhando os movimentos do Fed em vez de olhar a atividade local

Pelo quarto mês consecutivo, o comércio brasileiro mostrou resultado negativo. As vendas do varejo recuaram 0,9% em maio, na comparação com abril, segundo dados divulgados nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nessa base de comparação, a retração do comércio é a maior para um mês de maio desde 2001.

Segundo Juliana Vasconcellos, gerente de Serviços e Comércio do IBGE, entre os motivos destacados para o resultado negativo de maio, estão a restrição orçamentária, “que impacta direta o consumo das famílias”, e um dia útil a menos em maio de 2015, em relação a 2014. “De certa forma, atinge as vendas do comércio”.

De abril para maio, a maioria das atividades pesquisadas pelo IBGE mostrou valores menores, por exemplo, móveis e eletrodomésticos recuaram 2,1%; material de construção 3,8%; veículos e motos, partes e peças, 4,6%, e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, 5,5%.

“A renda e o crédito que estavam incentivando o consumo está com uma desaceleração nesse ano de 2015”, afirmou Juliana Vasconcellos. De acordo com ela, a massa de rendimento real do trabalhador caiu 5% de maio de 2014 para 2015.

Em relação a maio do ano passado, as vendas do comércio caíram mais ainda: 4,5%, a maior, nessa base de comparação, para meses de maio desde 2003. Considerando todos os meses do ano, essa é maior baixa desde agosto de 2003, quando foi de 5,7%.

Nessa base de comparação, cinco das oito atividades registraram queda. As que mais contribuíram para o índice foram móveis e eletrodomésticos (-18,5%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,1%), além de tecidos, vestuário e calçados (-7,7%).

De acordo com o IBGE, o maior impacto negativo, entre todas essas quedas, partiu das vendas de móveis e eletrodomésticos. “Este desempenho reflete não só à redução da massa de rendimento e o menor ritmo de crescimento do crédito, mas também o fraco desempenho das vendas em comemoração ao Dia das Mães na comparação maio 2015 com maio 2014.”

No comércio varejista ampliado, que também inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, a baixa foi de 10,4%, puxada principalmente pelo desempenho negativo de veículos, motos, partes e peças – na comparação anual, a baixa foi de 22,2%.

“A redução das vends no segmento foi decorrente, entre outros fatores, da gradual retirada dos incentivos via redução do IPI, do menor ritmo na oferta de crédito e da restrição orçamentária das famílias, diante da diminuição real da massa de salários”, afirma o IBGE, em nota.

Informações via Bloomberg e G1
Aqui você fica por dentro o que acontece no Brasil e no mundo, celebridades, famoso que morreu ou faleceu na data de hoje, política, quem é o corrupto e ladrão do momento, crise econômica, qual partido que mais rouba, o próximo a ir pra cadeia, dinheiro sujo, charges e curiosidades.

    FEAR TWD - 2X04 - ANáLISE GERAL - QUEBRA DE CONFIANçA

    Link para a compra do meu livro! http://editoramultifoco.com.br/loja/product/aberracoes-selvagens/ FEAR TWD - 2X04 - ANáLISE GERAL - QUEBRA DE CONFIANçA Quebra geral da confiança e recuo no volume de exportações devem levar País à pior recessão em 25 anos

    VLOG "QUEBRA DE CONFIANçA" - HARLAN COBEN

    VLOG "QUEBRA DE CONFIANçA" - HARLAN COBEN Quebra geral da confiança e recuo no volume de exportações devem levar País à pior recessão em 25 anos

    QUEBRA DE CONFIANçA (BREACH)

    Direçao geral/arte e gráficos: luciano produção executiva: allan khoury edição e finalização: caio lemos. QUEBRA DE CONFIANçA (BREACH) Quebra geral da confiança e recuo no volume de exportações devem levar País à pior recessão em 25 anos

    JORNAL DA JUSTIçA - QUEBRA DE CONFIANçA DISPENSA FORNECEDOR DE INDENIZAR CLIEN ..

    Superior tribunal de justiça (stj) dispensa fornecedor de indenizar cliente por alteração de contrato verbal. veja os detalhes na reportagem de juliana curi! JORNAL DA JUSTIçA - QUEBRA DE CONFIANçA DISPENSA FORNECEDOR DE INDENIZAR CLIEN .. Quebra geral da confiança e recuo no volume de exportações devem levar País à pior recessão em 25 anos

    PODEROSA ORAÇÃO PARA QUEBRAR FEITIÇOS E MALDIÇÕES [CONTRA OS PODERES DAS TR ..

    Poderosa oraÇÃo para quebrar feitiÇos e maldiÇÕes [contra os poderes das trevas infernais] marcelo lago ... PODEROSA ORAÇÃO PARA QUEBRAR FEITIÇOS E MALDIÇÕES [CONTRA OS PODERES DAS TR .. Quebra geral da confiança e recuo no volume de exportações devem levar País à pior recessão em 25 anos

    Tudo sobre Quebra geral da confiança e recuo no volume de exportações devem levar País à pior recessão em 25 anos, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Não deixe de ver isso

renan-chutado

Renan Calheiros é chutado da Presidência do Senado

É para glorificar de pé! O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu nesta segunda-feira, 5, ao pedido da.