Perigo na rede: jogo sexual que compartilha imagens no Facebook e WhatsApp expõe adolecentes

Home » Atualidades » Perigo na rede: jogo sexual que compartilha imagens no Facebook e WhatsApp expõe adolecentes

jovens-celular-computador

Alerta, jovens estão cada vez mais sendo atraídos por jogos nada saudáveis, em jogo sexual que envolve o compartilhamento de imagens de si mesmo com pouca ou nenhuma roupa, acompanhadas de convites eróticos para amigos, namorados e ficantes, ganha cada vez adeptos entre adolescentes. Trata-se do sexting, uma prática cujas consequências acendem a luz de alerta sobre a necessidade de orientar meninos e meninas com relação aos riscos de expor a privacidade em redes sociais como Facebook ou Whatsapp.

O Núcleo de Combate ao Cibercrime (Nuciber) da Polícia Civil do Paraná recebe uma média de vinte denúncias mensais apenas sobre o vazamento de fotos de conteúdo erótico na internet, a maioria protagonizada por adolescentes. Já a ONG SaferNet Brasil divulgou neste mês que os pedidos de ajuda relativos a casos de sexting e selfie com nudez dobraram em 2013. Foram 48 registros em 2012 e 101 casos no ano passado. Somente nos dois primeiros meses de 2014 já foram 21 casos relatados. No ano passado, neste mesmo período, foram apenas três relatos. Os pedidos de ajuda tiveram origem em 166 municípios brasileiros.

A ONG divulgou também que dos 1.861 atendimentos realizados através de e-mail e chat entre 2012 e 2013, 77% foram para adolescentes e jovens. As meninas corresponderam a 77,14% das pessoas prejudicadas pela prática. O dado mais alarmante, porém, diz respeito à idade das vítimas: a maioria, 35,71%, tem entre 13 e 15 anos.

“Esta idade é mais sensível à prática de sexting e selfies de nudez porque estão iniciando a sexualidade”, explica a psicóloga Juliana Cunha, coordenadora do Helpline Brasil, serviço de apoio às vítimas de crimes virtuais oferecido pela SaferNet. Segundo ela, muitas meninas se fotografam até mesmo para compreender as mudanças corporais pelas quais estão passando. “Elas têm corpo de mulher, mas ainda falta maturidade para entender as consequências do compartilhamento de intimidades na internet”, ressalta.

Quando a imagem cai na rede, fica difícil mensurar as consequências. “As fotos viralizam rapidamente e podem ficar disponíveis por décadas. A longo prazo, é possível que os filhos encontrem cenas de sexo protagonizadas pelos próprios pais”, alerta.

Outra consequência, mais imediata, é a sensação de vergonha e o risco de ser ofendida ou até agredida. “É como aparecer pelada em um outdoor”, compara. Além disso, as fotos podem acabar em sites de pornografia sem a vítima sequer ficar sabendo.

A ONG realiza atendimento através de um chat em tempo real, das 13 às 19 horas, e também por e-mail. “Oferecemos acolhida, suporte psicológico e orientações sobre as providências possíveis de serem tomadas”, esclarece. Conforme Juliana, a primeira reação das vítimas é o medo da opinião dos outros e das consequências imediatas da divulgação das imagens. “A maior preocupação é tirar as fotos do ar o mais rápido possível, antes de viralizar”, conta. “No caso de imagens de nudez ou sexo explícito envolvendo adolescentes, a própria ONG aciona as autoridades para tentar remover da rede o mais rápido possível”, esclarece.

No caso de adultos, tirar as fotos do ar é mais difícil porque a princípio não configura um crime e o processo envolve vias judiciais. Julaina alerta que esta realidade preocupa porque, no ranking de atendimentos, os jovens de 18 a 25 anos ocupam o segundo lugar, com 32,14% dos contatos.

Sobre o aumento da demanda pelo serviço, Juliana avalia que “já era esperado”. “Resulta do uso mais precoce e intenso das tecnologias”, afirma. Além disso, dois casos de meninas que se suicidaram no Rio Grande do Sul e no Piauí após terem fotos expostas nas redes sociais, no segundo semestre do ano passado, aumentaram o interesse pelo assunto.

Serviço – O Helpline Brasil é um serviço gratuito oferecido pela ONG SaferNet Brasil para esclarecer dúvidas, ensinar formas seguras de uso da internet e também orientar crianças, adolescentes, pais e educadores sobre situações de violência on-line como humilhações, intimidações, chantagem, tentativa de violência sexual ou exposição forçada em fotos ou filmes sensuais. O HelpLine Brasil faz parte da rede global de canais de ajuda e orientação Child Helpline Internacional, presente em 133 países. O canal está disponível em dois endereços www.helpline.org.br ou www.canaldeajuda.org.br.

Aqui você fica por dentro o que acontece no Brasil e no mundo, celebridades, famoso que morreu ou faleceu na data de hoje, política, quem é o corrupto e ladrão do momento, crise econômica, qual partido que mais rouba, o próximo a ir pra cadeia, dinheiro sujo, charges e curiosidades.

    JOGO DA ASFIXIA: ESPECIALISTAS DãO DICAS PARA PREVENIR PERIGO. - DOMINGO ESPETA ..

    O programa "domingo espetacular" da rede record apresentou excelente matéria sobre as brincadeiras perigosas e os jogos de asfixia. no vídeo ... JOGO DA ASFIXIA: ESPECIALISTAS DãO DICAS PARA PREVENIR PERIGO. - DOMINGO ESPETA .. Perigo na rede jogo sexual que compartilha imagens no Facebook e WhatsApp expõe adolecentes

    PERIGOS DA REDE - FILME EM PORTUGUES

    PERIGOS DA REDE - FILME EM PORTUGUES Perigo na rede jogo sexual que compartilha imagens no Facebook e WhatsApp expõe adolecentes

    PERIGOS DA REDE - (CLASSIF.10 ANOS) / REDUBLAGEM

    Cena do filme : perigos da rede. PERIGOS DA REDE - (CLASSIF.10 ANOS) / REDUBLAGEM Perigo na rede jogo sexual que compartilha imagens no Facebook e WhatsApp expõe adolecentes

    FANTÁSTICO - O PERIGO DOS JOGOS ON LINE

    Http://bit.ly/metodovendarealizada fantÁstico o perigo dos jogos on line matéria completa do fantástico sobre viciados em jogos online, o que está ... FANTÁSTICO - O PERIGO DOS JOGOS ON LINE Perigo na rede jogo sexual que compartilha imagens no Facebook e WhatsApp expõe adolecentes

    REPORTAGEM DO DIA ALERTA SOBRE O PERIGO DO "JOGO DO DESMAIO"

    Gustavo riveiros detter, de 13 anos, morreu após se enforcar em uma "brincadeira" online chamada "jogo do desmaio". o desafio começou nos estados ... REPORTAGEM DO DIA ALERTA SOBRE O PERIGO DO "JOGO DO DESMAIO" Perigo na rede jogo sexual que compartilha imagens no Facebook e WhatsApp expõe adolecentes

    Tudo sobre Perigo na rede jogo sexual que compartilha imagens no Facebook e WhatsApp expõe adolecentes, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Não deixe de ver isso

renan-chutado

Renan Calheiros é chutado da Presidência do Senado

É para glorificar de pé! O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu nesta segunda-feira, 5, ao pedido da.