NovasdoDia » Automoveis » Novo Volvo S90 moderniza na funcionalidade e no luxo: consumo, autonomia e preço

Novo Volvo S90 moderniza na funcionalidade e no luxo: consumo, autonomia e preço

s902Depois do utilitário-esportivo XC90, a Volvo está lançando agora os outros dois modelos derivados da mesma plataforma: de uma só vez, a montadora sueca apresentou o sedã S90 e a perua V90. Eles vêm para concorrer em um nicho de mercado tão sofisticado como exclusivo: de acordo com o diretor comercial da Volvo Cars no Brasil, João Oliveira, o S90 irá dividir mercado com a trinca alemã Mercedes-Benz Classe E, BMW Série 5 e Audi A6 2017.


Trata-se, segundo Oliveira, de um segmento com vendas na faixa de 1.000 unidades por ano. A Volvo tem como meta obter 10% desse bolo, ou 100 unidades anuais.

A chegada ao Brasil está prevista para o primeiro semestre do ano que vem. Mas o Jornal do Carro andou no sedã e na perua pelas estradas da Andaluzia, no sul da Espanha, e pode antecipar as impressões.

Começando pela dinâmica, à primeira vista pode-se suspeitar que os 4,96 metros de comprimento e os cerca de 1.900 quilos serão muito para o motor 2.0 de quatro cilindros que equipa o modelo T6, como o avaliado (e um dos prováveis para ir ao Brasil). Porém, com a combinação de turbo e compressor mecânico, as coisas funcionam muito bem. Embora não tenha a mesma pegada esportiva do BMW, graças aos 320 cavalos de potência e ao torque de 40,8 mkgf (disponíveis a partir de 2.200 rpm), as respostas são muito satisfatórias.

s90iSem fazer muito alarde sonoro, o carro ganha velocidade rapidamente. Para se ter uma ideia, segundo a Volvo o T6 acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. A máxima é limitada a 250 km/h. Para um sedã de luxo sem nenhuma pretensão esportiva, são bons números. Além disso, durante a avaliação de mais de 300 quilômetros por auto-estradas, estradas secundárias cheias de curvas e pequenas cidades, a média de consumo ficou na faixa dos 10 km/l de gasolina, de acordo com o computador de bordo. Com a “nossa” gasolina (misturada com etanol), no entanto, dificilmente essa média será alcançada.

Internamente, o S90 caracteriza-se pelo luxo e pelo bom acabamento. A Volvo se orgulha do design escandinavo aplicado ao carro, e realmente esse é um dos pontos fortes do modelo. Na versão Inscription, topo de linha, o interior mescla couro e madeira. O modelo avaliado tinha madeira com acabamento fosco, e o couro está presente até na parte de cima do painel, causando um belo efeito visual. Além disso, vários componentes têm acabamento que lembram cristais lapidados, como o botão do controle de som, o seletor de modo de condução e alavanca de câmbio, bem curta.

É possível selecionar entre quatro modos de condução (Eco, Comfort, Dynamic e Individual), o que permite privilegiar economia ou desempenho. Mesmo na versão mais esportiva (Dynamic), no entanto, o S90 mostra-se um carro que não abandona seu elevado padrão de conforto. Assim, a suspensão não fica firme o suficiente para curvas mais fechadas feitas em alta velocidade, embora a direção até fique mais “pesada”. A falta de alavancas atrás do volante para trocas de marchas manuais só reforça que o S90 é um carro voltado ao conforto. Portanto, aproveite as oito marchas do câmbio automático e curta o luxo.

A posição ao volante é muito boa, e os bancos (do motorista e do passageiro da frente) dispõem de ventilação, massagem e aquecimento, além de ajustes elétricos até para as abas laterais.

s90i2Atrás, há dois lugares dignos de classe executiva em aviões. O terceiro é classe econômica. Isso por causa do túnel central muito alto, que reduz o conforto. A explicação é que o modelo utiliza a nova plataforma (SPA) desenvolvida para automóveis híbridos e elétricos. Nele, a bateria fica alojada na longitudinal, no centro do veículo.

Falando nisso, o único modelo já definido para o Brasil é exatamente o híbrido T8, que combina o mesmo propulsor 2.0 do T6 com um motor elétrico de 117 cavalos. Juntos, geram 407 cavalos, e fazem o modelo chegar a 100 km/h em 5,2 segundos. Embora não haja nenhuma definição sobre preço, o S90 T8 custará algo entre R$ 350 mil e R$ 400 mil.

Semiautônomo:

s90O mais que luxuoso S90 tem boa dose de autonomia, e é capaz de andar por algum tempo sem interferência do motorista. Para se ter uma ideia de como está sendo o progresso nesse campo da automação, o XC90, lançado no ano passado, é capaz de permanecer nos limites da faixa até 50 km/h. Já seus novos irmãos podem fazer o mesmo a até 130 km/h.

Testamos a autonomia nas boas estradas espanholas, e na maioria dos casos o modelo soube se manter nos limites das linhas demarcadas no asfalto e fez pequenas correções de volante. Mas em curvas um pouco mais fechadas ele não conseguia fazer o contorno corretamente, exigindo intervenção humana. Além disso, após uns dez segundos dirigindo “sozinho”, soa um alarme e aparece um aviso no quadro de instrumentos, pedindo que o motorista segure no volante. Ele “sabe” quando o condutor soltou o volante por detectar que não há nenhum movimento de direção.

Além do sistema de detecção de faixas, o carro consegue frear ao detectar animais de grande porte, como alces ou cavalos, por exemplo. Essa é uma das novidades no pacote denominado Intellisafe, que reúne todas as tecnologias destinadas a aumentar a segurança, como o sistema de detecção de pedestres, ciclistas e outros veículos.

Ele avisa sobre o risco iminente de colisão ou atropelamento, e auxilia na frenagem, se o motorista não tomar nenhuma atitude. Além dos sistemas de segurança ativa, o carro traz sete air bags.

Perua menor que sedã

s903Pode parecer um contrasenso, mas, ao contrário do padrão, a perua V90 é 2 cm mais curta que o sedã S90. Os dois modelos têm o mesmo entre-eixos (2,94 metros), mas a Volvo conseguiu fazer uma perua espaçosa sem estender demais a parte traseira. Além disso, ao contrário das peruas ‘quadradonas’ da marca, como os antigos modelos da série 900 e 850, a V90 tem traseira mais bem desenhada, sem cortes muitos abruptos.

Como a diferença de pesos entre sedã e perua é muito pequeno (inferior a 40 quilos), o comportamento dinâmico dos dois modelos é muito semelhante. Tanto que, segundo a própria Volvo, a aceleração de 0 a 100 km/h é de 5,9 segundos para o S90 e de 6,1 s na V90. Isso ocorre por causa do leve peso adicional e também por causa da aerodinâmica pior (Cx 0,26 no sedã e 0,30 na perua).

Tudo isso, no entanto, pode ser compensado pela capacidade de carga bem maior: enquanto o S90 leva 500 litros, a V90 acomoda 560 litros sem rebatimento de bancos (o que pode ser feito eletricamente), ou chegar a 1.526 litros com os encostos rebaixados.

Lançamentos de carros nacionais e importados, seguros, preços, avaliação, cores, teste e informações técnicas, qual o consumo do veículo, como fazer o financiamento, o que muda em 2017 e qual automóvel vai sair de linha.

    2013 VOLVO XC90 REVIEW - VOLVO OF TEMPE

    Https://volvooftempe.com volvo of tempe shows you the newly redesigned 2013 volvo xc90. this award-winning suv crossover is the perfect marriage of ... 2013 VOLVO XC90 REVIEW - VOLVO OF TEMPE Novo Volvo S90 moderniza na funcionalidade e no luxo consumo, autonomia e preço

    VOLVO XC90

    VOLVO XC90 Novo Volvo S90 moderniza na funcionalidade e no luxo consumo, autonomia e preço

    IPD VOLVO - GROM USB 3 OVERVIEW

    If you want to enhance the capabilities of your factory audio system, modernize its functions by adding a grom audio device. grom offers seamless integration ... IPD VOLVO - GROM USB 3 OVERVIEW Novo Volvo S90 moderniza na funcionalidade e no luxo consumo, autonomia e preço

    RANGE ROVER TD6 2016 REVIEW

    Testdrivenow.com video review of the new 2016 land rover range rover hse td6 diesel by auto critic steve hammes. msrp as-tested: $102595. RANGE ROVER TD6 2016 REVIEW Novo Volvo S90 moderniza na funcionalidade e no luxo consumo, autonomia e preço

    GM INVESTE PARA MODERNIZAR FáBRICA DE SãO CAETANO

    Ao completar 90 anos de atividades no brasil, a general motors segue investindo na modernização de sua mais antiga planta de produção na américa do sul, ... GM INVESTE PARA MODERNIZAR FáBRICA DE SãO CAETANO Novo Volvo S90 moderniza na funcionalidade e no luxo consumo, autonomia e preço

    Tudo sobre Novo Volvo S90 moderniza na funcionalidade e no luxo consumo, autonomia e preço, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Não deixe de ver isso

Fiat Chrysler pode tá envolvida em fraude de emissões de motores a diesel

Mais uma empresa envolvida em outro escândalo comercial. A França investiga Fiat Chrysler por fraude em emissões de motores a.