Novo uno 2015 com cambio de Ferrari, veja preços de todas as versões

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Arrebentou, muito divertido de dirigir, o Novo Uno 2015 é um dos carros populares mais baratos do Brasil, logo é sucesso em vendas, em 2013 foram vendidas mais de 180.000 unidades. A Fiat deu um upgrade total no design do Uno 2015, mas não elevou os preços, retomando o sucesso de vendas desde 2012 até os dias de hoje. O Novo Fiat UNO 2015 vem sendo bastante aguardado, porém não haverá mudanças drásticas comparado as versões 2013/2014.

Divertido, o novo Uno Evolution desliga sozinho e economiza 20% de combustível na matemática do tanque. Em tempo de gasolina e etanol mais caros, o compacto da Fiat de motor 1.4 flex de 85 cavalos de potência se destaca e se torna opção ao Way ou Sporting dualogic, de câmbio automatizado, diferente dos anteriores que tinham como referência o coice de partida nas arrancadas.

Ficha técnica Novo Uno 2015

As alterações visuais são discretas na maioria das versões e escondem boas novidades a nível técnico. Desta vez o novo Uno 2015 terá a primazia entre os carros nacionais de ter sistema start-stop. O dispositivo foi desenvolvido pela Bosch e desliga o motor após alguns instantes parado – em sinais de trânsito, por exemplo – e volta a ligá-lo ao mínimo toque no acelerador ou caso a cabine fique muito quente – pois interrompe o funcionamento do compressor do ar-condicionado. O objetivo é um menor consumo de combustível.

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O câmbio Dualogic Plus será ofertado como opcional. A particularidade é que ela não é operada por alavanca, mas sim por botões no painel (como no Alfa Romeo 4C e em versões esportivas do Fiat 500 2016), o que meio que obriga o modelo a ter borboletas atrás do volante para trocas sequenciais.

A Fiat transforma o modo de condução do motorista, com o dualogic plus no motor 1.4, em um momento de prazer sem a alavanca da marcha no trânsito urbano. Além do visual renovado por dentro, a base do câmbio sumiu, entrando no lugar uma mesa de botões, que inclui o modo esportivo, e usa o desenho com a tecnologia herdada da Ferrari. Ficou melhor? Completamente. Pode apostar que dá para tirar onda, inovar e desprezar de vez o pedal esquerdo da sua vida.

Internamente, o Evolution oferece luxo na versão mais calibrada (comparado ao carro de entrada Attractive 1.0), porém quem se destaca, fora o sistema de parada e ligado desenvolvido pela Bosch, é a possibilidade da troca das marchas no modo automático ou através das borboletas colocadas atrás do volante no Way ou Sporting, esse último com visual calibrado pelo para-choque traseiro com difusor e saída dupla de escapamento central

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As mudanças mais notáveis estarão no interior do novo Uno 2015, com novo painel que será uma mistura dos estilos de Palio e Punto, e com espaço para receber uma central multimídia. Claro que o Sporting terá adereços manjados: costuras e o cinto vermelho, quadro de instrumentos com grafismos exclusivos e detalhes coloridos de acabamento.

A Fiat trocou a alavanca do câmbio automatizado Dualogic no Uno 2015 por um sistema formado por botões — mesmo molde utilizado pela transmissão automatizada esportiva de dupla embreagem da Ferrari, chamada de F1. A Ferrari, diga-se de passagem, é subsidiária da Fiat.

A caixa, chamada de Dualogic Plus, está disponível para duas versões com motor 1.4 Evo: Way e Sporting. A marca não revela quanto foi investido, mas espera que o recurso torne-se sensação no segmento. O principal rival, atualmente, é o Volkswagen up! I-Motion, mas a Fiat está mirando qualquer outro concorrente com câmbio automatizado simples (embreagem única).

Apostamos que a ideia fará efeito: muita gente vai assinar o cheque e levar um Uno Dualogic para casa só para mostrar a amigos e vizinhos que possui um carro “sem câmbio”. Aconteceu com a elitizada Ferrari, por que não pode acontecer com o Uno?

Preço e versões Novo Uno 2015

Com grande expectativa do público, o lançamento do Uno 2015 está previsto para o segundo semestre de 2015. Apesar de ser um carro líder em vendas, a Fiat não irá elevar o preço do novo Uno 2015. O novo modelo virá com poucas mudanças no visual externo e interno, os para-choques dianteiros e traseiros e serão redesenhados para ganhar um conceito mais esportivo, já faróis e para-lamas irão ganhar detalhes futuristas.

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Confira as estimativas do Preço do Novo UNO 2015:

  • Novo Uno Attractive 1.0: R$ 30.990;
  • Novo Uno Way 1.0: R$ 31.490;
  • Novo Uno Way 1.4: R$ 34.990;
  • Novo Uno Way 1.4 Dualogic: R$ 37.970;
  • Novo Uno Evolution 1.4: R$ 34.990;
  • Novo Uno Sporting 1.4: R$ 36.650;
  • Novo Uno Sporting 1.4 Dualogic: R$ 39.630.

Motor e desempenho Novo Uno 2015

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Após testes e mais testes a Fiat decidiu dar mais potência ao motor do Novo Fiat Uno 2015, na versão Sporting 2015 o motor 1.4 deverá ganhar mais 12 cavalos de potência, totalizando 100cv. Já nos modelos mais básicos o motor 1.0 terá 12v de três cilindros, infelizmente o propulsor 1.4 continuará o mesmo, pois a Fiat anunciou que não haverá tempo para novas mudanças até o lançamento do novo modelo. Referente ao consumo do Novo Uno 2015 continuará como referencia, na cidade a média será de 11,05 km/l e na estrada 13,7 km/l.

Outro destaque é o câmbio Dualogic, recurso que a versão anterior não dispunha. O novo sistema automatizado dispensou a alavanca e ao invés dela conta com botões. Caso o motorista queira fazer as trocas manuais, há ainda a opção de borboletas no volante.

No visual, as mudanças parecem imperceptíveis à primeira vista, mas elas estão lá. Os faróis foram redesenhados, há  novo capô, para-choque totalmente novo e novas lanternas traseiras, que contam com uma “explosão” dos quadrados com cantos arredondados, batizado pelos designers da Fiat como “rounded square”, que se aplicam, aliás, em todo o design do carro.  Por dentro, as mudanças foram bem mais significaticas, com um painel totalmente novo, novos bancos, revestimento de portas, quadro de instrumentos com painel de LCD integrado, entre outros itens. E ai gostou?

Teste do Novo UNO

Onde mudou?

Embora, à primeira vista, o Uno pareça não ter recebido grandes mudanças no visual, analisando os detalhes com calma, contabilizamos as diferenças. O grande destaque são as lanternas traseiras e os piscas integrados aos faróis, que replicam o conceito “rounded square”, os quadradinhos arredondados que são uma espécie de identidade do modelo. No mais, o capô ganhou laterais elevadas, a grade está mais robusta e os para-choques e para-lamas dianteiros foram redesenhados. As maçanetas possuem fechadura integrada e os retrovisores externos ganharam repetidores de luz de seta. No geral, ele perdeu um pouco da carinha meiga, mas continua muito simpático.

Segundo a marca, o Uno 2015 é descolado e, me aproveitando da ambiguidade da palavra, digo que ele se descolou de vez do antecessor pelos itens tecnologicos que oferece. Das cinco versões, o teste optou por testar duas delas em um trecho urbano de Buenos Aires, capital argentina. A primeira foi a Evolution 1.4 Start&Stop, vendida por R$ 34.990, cuja principal novidade é o sistema que desliga e religa o motor automaticamente durante paradas no trânsito, antes exclusividade de modelos do segmento de luxo.

Carrinho com recheio de carrão

A Fiat não só foi a primeira montadora a disponibilizar a tecnologia start-stop em um veículo nacional, como aliou pela primeira vez a inovação a um motor bicombustível. O funcionamento do sistema me surpreendeu de uma maneira muito positiva. Ele não é “chato”, pelo contrário – embora contribua para a redução do consumo, no caso do Uno em até 20%, o sistema leva a fama de irritante para alguns. No Uno, a atuação é discreta, mas caso o motorista queira desligá-lo, basta apertar um botão no painel.

O motor é desligado automaticamente depois de o carro fazer uma checagem eletrônica de diversos parâmetros: porta e capô fechados, cinto do motorista afivelado, motor aquecido, velocidade acima de 7 km/h por mais de 2 segundos, câmbio em ponto morto, pedal de freio acionado e o carro parado. A leitura de tudo isso é feita em milésimos de segundos.

Ao pisar na embreagem, o motor religa em apenas 0,04 segundos. É o tempo do pedal de embreagem completar o curso e você engatar a primeira marcha.  Em algumas situações, o motor pode religar sem que o motorista intervenha (se o carro ficar parado por cerca de três minutos, para proteger a carga da bateria, se o vácuo do servo-freio baixar ou se o carro atingir velocidade superior a 3 km/h, em uma descida, por exemplo). Caso o ar-condicionado esteja ligado, o sistema religa o motor após 60 segundos a fim de manter a climatização da cabine que, aliás, ganhou melhorias significativas no isolamento acústico.

Já que citei o ar-condicionado, o único porém é que ele não vem de série na versão Evolution. Deve ser adquirido à parte, e está atrelado ao Kit Creative 1, que custa adicionais R$ 3.200.  Ou seja, ele começa a ficar salgado… De série na versão há, além do start-stop, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, volante com regulagem de altura, rádio com entrada USB e MP3, além de porta trecos no teto.  Merece destaque o computador de bordo mostrado em um inédito display digital no painel de instrumentos, que disponibiliza informações como indicação de trocas de marcha – desde as versões mais básicas -, até consumo, distância percorrida, autonomia, informações do rádio, indicador de lâmpadas queimadas, entre outros dados. Vale lembrar que este painel de instrumentos bonitão está disponível apenas nos modelos com motorização 1.4.

Dualogic Plus no Uno? Agora tem!

Outro destaque do novo Uno é que agora ele passa a oferecer a opção do câmbio automatizado Dualogic Plus, inédito no modelo. O diferencial desta transmissão é que não existe alavanca, ela é controlada por cinco botões no console central. Por R$ 2.980 a mais na conta, o câmbio pode ser instalado nas versões Way 1.4 e Sporting 1.4. Acostumada aos solavancos dos câmbios automatizados, o Dualogic Plus do novo Uno também me surpreendeu (e foi uma surpresa boa!). As trocas são suaves, o motor não fica esguelando e, caso você precise de uma forcinha extra nas ultrapassagens, basta apertar o botão A/M (Automático/Manual) e realizar as trocas de marcha pelas “borboletas” atrás do volante. Há ainda o botão S, (de Sport), no qual sentimos o pedal do acelerador mais sensível, além das trocas de marcha serem realizadas em giros mais altos.

Também dirigimos a versão aventureira Way 1.4, oferecida a R$ 34.490, que passa a custar R$ 37.470 com o Dualogic Plus. De série, a versão traz itens como comandos internos para abertura da tampa de combustível e porta-malas, computador de bordo, console para porta-objetos no teto, porta-óculos, preparação para som, vidros elétricos dianteiros , travas elétricas e volante com regulagem de altura, além da suspensão mais alta e o visual mais parrudo.

A Fiat oferece uma infinidade de opcionais, entre eles volante multifuncional, sensor de estacionamento e retrovisores externos elétricos com Tilt-Down,  que reposiciona o retrovisor externo direito para baixo, mostrando as calçadas e desníveis quando o motorista engara a ré. No entanto, tudo isso vai deixando o carrinho bem carinho.

A parte mais conectada do Uno ficou por conta da Mopar, já que o rádio oferecido pela Fiat não traz nada muito excepcional. Eles oferecem uma central multimídia com GPS integrado por R$ 3.400 e o Easy 4 U, um rádio onde pode-se acoplar o smartphone e usar aplicativos como o Waze, por exemplo, por R$ 1.490. Se a intenção era atrair a atenção dos jovens pela conectividade embutida no modelo, os preços altos dos opcionais podem afastá-los.

Revolução na cabine

Agora, novo mesmo é o interior do Uno.  Alem do novo desenho, o painel frontal ganhou uma textura exclusiva, que utiliza as letras da palavra UNO, aleatoriamente. Para dar uma graça no interior, uma faixa horizontal no painel é decorada de acordo com a versão e, embora os elementos estejam dispostos de maneira harmoniosa, as misturas de textutras aqui e ali podem tornar-se cansativas com o tempo.

O espaço continua limitado. Se uma pessoa de 1,90 estiver dirigindo o carro, por exemplo, o assento atrás do banco do motorista fica anulado. O banco traseiro, agora pode ser bipartido, com cinto de segurança de três pontos também para o passageiro do meio.

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