Home » Automoveis » Novo Focus 2016

Novo Focus 2016

A sensação ao volante é de domínio, nas retas e em curvas. Direção, suspensão e chassi falam a mesma língua. Ele continua atropelando. Não tem pra ninguém. As frases anteriores foram retiradas de avaliações, testes e comparativos feitos com o Focus de segunda geração desde que ele surgiu no Brasil em setembro de 2008.

 FOCUS-SEGUR-CORES-CONSUMONext Generation Ford Focus (China)

Refinado, divertido, bom custo/benefício são adjetivos também associados ao hatch médio da Ford. Ou seja, que o Focus é um carrão e um baita negócio você deve já saber. A melhor novidade é que a terceira geração será ainda melhor, como veremos nesta reportagem.

FOCUS-CORES-SEGURO-CONSUMO

A três meses do início de suas vendas no Brasil, tivemos acesso aos detalhes do modelo que começa a ser produzido neste mês na fábrica argentina de General Pacheco. Seja bem-vindo ao melhor Focus de todos os tempos.

  • Para a mídia ver

Na primeira semana de abril, o presidente da Ford Argentina, Enrique Alemany, se encontrou por meia hora com a presidente argentina, Cristina Kirchner. Na mesa, o anúncio de um plano de investimentos de US$ 200 milhões para a produção do novo Focus no país (assim como hoje, a Argentina será responsável por abastecer de Focus toda a América do Sul).

Mas a cerimônia tinha apenas um objeto: atrair mídia – exigência do governo local. O dinheiro já foi praticamente todo gastp. Pacheco está pronta para a produção do carro. Segundo fontes ligadas a marca, desde março, cerca de 30 modelos pré-serie do Focus III já saíram da fábrica para testes de homologação. A reunião serviu ao menos para que a Ford convidasse a presidente para a festa de início de produção do modelo, agendada para o início de junho.

A estreia do novo Focus ao público já está marcada: ele será a principal atração da Ford no Salão de Automóveis de Buenos Aires, que abre as portas no dia 20 de junho. Nos mês seguinte, as primeiras unidades cruzam a fronteira e chegam ao Brasil. “Se tudo correr como previsto, as vendas começam em agosto”, diz uma fonte envolvida no processo de lançamento. “As versões hatch e sedã vêm ao mesmo tempo”, completa.

  • Boa surpresa

O Focus será oferecido em três versões de acabamento: S, SE e Titanium. Não espere pela endiabada opção ST com motor 2.0 de 250 cv, presente na Europa. “A ST não está nos planos, mas haverá uma boa surpresa”, diz o interlocutor. E nós antecipamos: trata-se de uma versão com o refinado motor 1.6 EcoBoost com injeção direta e turbo de 180 cv.

1.6 EcoBoost:

– Com turbo e injeção direta, a família EcoBoost é a mais moderna da Ford. Em 2012, 1,3 milhão de modelos receberam o motor, que se destaca por fornecer potência e força em baixo giro, além de ser 15% mais econômico que o Duratec.

A versão topo de linha Titanium virá recheada de equipamentos. A antiga tecnologia na qual se podia comandar pela voz o sistema de estabilidade, de tração e até seis airbags.

E mais a versão contará ainda com botão de partida, ar-condicionado digital de duas zonas, velocidade de cruzeiro e sensor de estacionamento. Desde a opção S, de entrada, o Focus será equipado com ar-condicionado, direção elétrica, ABS, airbag duplo e rodas de liga leve. Esteticamente, a mais barata perderá apenas as maçanetas externas na cor do carro e as molduras cromadas das janelas.

  • Diferenças…

À primeira vista, parece que o Focus argentino/brasileiro será idêntico ao vendido na Europa ou nos EUA. Afinal, o carro é parte do projeto One Ford, estratégia global de vender os mesmos automóveis em vários mercados como forma de reduzir custos – ao ganhar escala – e de criar uma identidade única de design, a fim de evitar fiascos como o do antigo Focus americano.

De fato, eles são parecidos, mas não idênticos. Diferentemente do americano, o nosso Focus, por exemplo, terá repetidores de seta localizados na parte de baixo dos retrovisores externos. Já o farol não contará com máscara negra. Em compensação terá filete de LED na parte superior da peça. A diferença nos detalhes é explicada pelo fato de, no Brasil, o Focus ter posicionamento de carro de luxo, enquanto nos EUA ele é para jovem em início de carreira, explica uma fonte.

Lá, ele usa um quatro cilindros 2.0 de 160 cv e 20,2 mkgf de torque. Na Europa, a lista de motores é vasta, com destaque para o 1.6 EcoBoost, com duas opções de potência, de 150 cv e 180 cv. No Brasil, o EcoBoost deve vir somente no ano que vem. De início, o Focus contará com o novo motor 1.6 TiVCT, de 130 cv, e com um 2.0, ambos flex. O atual câmbio automático de quatro marchas será substituído pelo de dupla embreagem de seis marchas (Powershift), o mesmo que já equipa o EcoSport e o New Fiesta.

  • Acabamento caprichado

A novidade será feita sobre a plataforma média da Ford (conhecida internamente como C1). Diante do atual, o novo é 2,1 cm mais comprido, porém 1,6 cm mais estreito e 2 cm mais baixo, com entre eixos quase igual (só 0,8 cm maior). Isso contribui para baixar o peso, e, por tabela, melhora o comportamento em estrada.

Em proporções, o novo Focus é bem menor que o Chevrolet Cruze hatch (4,36 m de comprimento, ante 4,51 m do rival), mas maior que a sétima geração do VW Golf agendado para chegar ao Brasil no ano que vem (são 14 cm de vantagem ao Ford).

Quando o assunto é chassi, o novo Focus irá conservar os (bons) princípios do anterior – suspensão multilink atrás e subchassi na dianteira. Uma combinação certeira para curvas. Junte a isso o sistema eletrônico de distribuição de torque, que utiliza os freios para dosar a força, do motor entre as rodas dianteiras a fim de melhorar a aderência e reduzir a tendência de sair na frente. O ganho de rigidez será de cerca de 15%.

Os financistas da Ford ainda não definiram os preços (normalmente isso acontece apenas na semana antes do lançamento), mas uma fonte aponta a faixa de valor.

A versão S deverá partir de algo como R$ 54 mil, com câmbio manual. A Titanium chegará ao redor de R$ 75 mil, cerca de 10% a mais que a atual. Mas ainda assim abaixo do preço praticado pelos rivais diretos. Ou seja, os antigos adjetivos permanecem. E novos deverão ser incorporada.

Lançamentos de carros nacionais e importados, seguros, preços, avaliação, cores, teste e informações técnicas, qual o consumo do veículo, como fazer o financiamento, o que muda em 2017 e qual automóvel vai sair de linha.

    NOVO FOCUS 2016: IMPRESSõES AO DIRIGIR - CARPLACE TV

    Confira as novidades e impressões ao dirigir o novo ford focus 2016. com novo visual, maior refinamento e mais itens de série, o modelo ganha novas armas ... NOVO FOCUS 2016: IMPRESSõES AO DIRIGIR - CARPLACE TV Novo Focus 2016

    NOVO FORD FOCUS 2016 DETALHES(CONFIRA),

    Novo ford focus 2016 detalhes(confira),novo ford focus 2016 detalhes(confira),novo ford focus 2016 detalhes(confira), NOVO FORD FOCUS 2016 DETALHES(CONFIRA), Novo Focus 2016

    AVALIAçãO FOCUS FASTBACK TITANIUM PLUS 2016 | CANAL TOP SPEED

    Nesta semana o vídeo é do focus fastback, o focus sedan agora com facelift, confira as mudanças deste modelo com motor 2.0 e câmbio automatizado de ... AVALIAçãO FOCUS FASTBACK TITANIUM PLUS 2016 | CANAL TOP SPEED Novo Focus 2016

    FOCUS 2016 CHEGA REESTILIZADO E BEM EQUIPADO

    Dianteira concentra as maiores mudanças do hatch. FOCUS 2016 CHEGA REESTILIZADO E BEM EQUIPADO Novo Focus 2016

    NOVO FORD FOCUS HATCH 2016

    Teste: ford focus hatch 2016 traz mudanças no visual, novo interior e mais equipamentos. o conjunto mecânico permanece o mesmo. ✓ curta ✓ comente ... NOVO FORD FOCUS HATCH 2016 Novo Focus 2016

    Tudo sobre Novo Focus 2016, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Não deixe de ver isso

GPS: atualização radares iGO8 Primo – Amigo

Um valioso pack contendo as recentes atualizações para os radares mais populares da atualidade. Faça o download da última atualização.