Nova Honda NC 750X 2017 chega renovada na técnica e no visual

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Lançada aqui no Brasil em meados de 2012, a NC pode não ter alcançado o sucesso que em outras partes no mundo conseguiu. A Honda NC 750X foi a mais vendida motocicleta da Honda na Europa em 2015 revelando com isso que seu conceito peculiar (NC está para New Concept…) foi bem recebido e entendido.

Os europeus pagam felizes algo como 7.500 euros (30,5 mil reais) por uma motocicleta de 750cc que em vez de potência prioriza economia de combustível, que no lugar de um visual elaborado oferece certa singularidade e que traz elementos scooterísticos, como por exemplo o compartimento capaz de abrigar um capacete dos grandes no lugar onde normalmente está o tanque de combustível.

Lançada com motor de 700 cc, a NC vendeu, da metade de 2012 até o final de 2014, pouco mais de 5 mil exemplares no Brasil. No começo de 2015 o motor cresceu aos atuais 750 cc e nesta configuração atraiu 1.746 compradores no ano passado. Oferecida em duas versões, com ou sem freios ABS, a NC seja 700x ou 750x, vendeu á razão de quase duas NC sem ABS para uma com ABS. Nas rodinhas de motocicletas, uma fama estranha se espalhou: a de que seu motor era sem graça pois cortava cedo demais.

O papo cabeça da Honda não foi bem captado pelo consumidor nacional que em vez de vê-la como ela é, um novo conceito, ainda a vê como uma 750, número que para boa parcela deve ir sempre associado a um desempenho de arrepiar, coisa que os 54,5 cv de potência máxima declarada definitivamente não oferecerão. Todavia, se em vez de acelerações brutais e urro de escape a busca for por economia e praticidade, a NC 750x é a moto.

As mudanças

Manter igual o que deu certo, melhorar o que era necessário. Sob este princípio atuaram os técnicos da Honda que não dedicaram nem um minuto sequer a um item fundamental de qualquer motocicleta: o motor. Depois da anabolizada de um ano atrás, que elevou a capacidade cúbica de 700 para 750 cm, o motor da NC chegou ao seu estado de graça e por isso nesta nova versão ele está absolutamente igual ao da versão anterior. Mesma coisa pode ser dita em relação ao chassi tubular de aço, 100% idêntico ao das NC anteriores.

Daí para a frente, novidades começam a pular na cara de um observador mais atento. As rodas não mudaram, mas seus sapatos sim. Os bridgestone ou Pirelli das NC anteriores deram lugar aos Dunlop, cujo desenho da banda de rodagem é, de acordo com o pessoal da Honda, mais adequado a um uso misto, leia-se estrada de terra bem suave. Outra novidade da ciclística é a nova suspensão dianteira, recalibrada e de geração mais moderna (sempre showa, batizada de SDBV – Showa Dual Bending Valve) que promete repostas mais suaves e progressivas de funcionamento.

No conjunto mola-amortecedor traseiro, sempre ancorado ao sistema Pro-link, o ajuste da pressão da mola ficou facilitado através de um novo sistema de regulagem. Detalhezinho simples mas importante são também os bicos de ar dos pneus em L, que facilitarão a verificação da calibragem. Passando o olhar sobre as partes plásticas salta á vista a nova bolha para-brisa, mais alta e com recortes destinados a melhorar a penetração aerodinâmica e evitar turbulências.

Outra mudança boa é a da face superior do que seria o tanque, na verdade o porta-capacete, que agora tem uma elaborada cobertura que dá ao componente uma aparência sólida e ótima. Mesma coisa pode ser dita sobre a lanterna traseira, agora iluminada por leds, que abandonou aquele posicionamento pendurado e integra a rabeta, deixando o suporte de placa e piscas isolados.

Na dianteira o grupo ótico – também iluminado por leds – tem um novo desenho assim como as laterais da carenagem receberam uma espécie de capa de ótimo efeito estético. A NC 750x sem dúvida está mais bonita! O banco, dividido em dois, não tem mudanças na conformação, sendo a porção dedicada ao garupa escamoteável para dar acesso ao bocal do tanque de combustível.

Já o painel é todo novo, com o visual em negativo, com as informações surgindo em um fundo preto. Boa parte da graça deste painel é a possibilidade que ele oferece em termos de personalização, dando ao usuário a chance de escolher cores diferentes para as luzes do contagiro e outras informações. Detalhe importante é a nova ponteira de escapamento, diferente não apenas no formato como também na sonoridade.

Em vez do tubão circular cromado, a atual NC 750x traz uma ponteira com formas elaboradas, mais aderente ao corpo da motocicleta e de efeito visual muito mais atraente. O ronco do motor, por conta desta nova ponteira, também ficou mais interessante, grave e encorpado.

Andando na novidade

Para apresentar a nova NC 750x á imprensa especializada a Honda organizou um interessante roteiro na região do Vale do Paraíba , na divisa entre os estados São Paulo e Rio de Janeiro. Da histórica cidadezinha de São Luís do Paraitinga, a expedição desceu pela tortuosa serra do mar usando a rodovia Oswaldo do Cruz rumo a Ubatuba e de lá, seguiu até a também histórica Parati.

A volta, montanha acima, se deu pela recém pavimentada estrada Parati-Cunha. Na sequência, volta a São Luís do Paraitinga passando por Lagoinha. Roteiro de mais de 250 km, excelente para avaliar uma motocicleta em função do extenso cardápio de curvas. Montando na NC 750x nova safra, nenhuma sensação diferente. Nossa conhecida de muitos quilômetros nada mudou em termos de ergonomia.

O que se repara é que, sim, o para-brisa cresceu e o painel está mais moderno. Nos comandos, nada de novo e ao apertar o botão de partida o novo som da ponteira agrada. O bicilindro paralelo inclinado 62° á frente sobe de giro maneiro regular, pulsando de maneira característica já que o virabrequim tem os moentes defasados a 270°, solução esta que favorece não apenas uma melhor transmissão da potência ao solo como oferecer sensação semelhante a de um bicilindro em V. A faixa vermelha está situada a relativamente baixos 6.250 rpm, onde a potência máxima de 54,5 cv aparece.

16YM NC750X
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O torque máximo de 6,94 kgf.m está a 4.750 rpm e aí é que a NC 750x necessita de atenção por parte de seu condutor. Como se vê, os regimes de potência e torque máximo estão separados por meros 1.500 rpm, o que determina uma tocada diferente. Na NC o certo é explorar as rotações baixas e médias, passar marcha o quanto antes e deixar a moto solta. Insistir na faixa alta do contagiros é contraproducente pois o projeto deste motor – uma espécie de fatia do quatro em linha que equipa o Honda Fit – prioriza economia de combustível e o uso em souplesse, aproveitando a força em baixa e não em alta.

Uma vez que o cérebro do condutor aceita este reset, a vida passa a ser uma lua de mel com a NC. Ágil, precisa, bem equilibrada, dona de uma frenagem segura e potente assim como adequada a pilotos pouco experientes pois jamais assusta com reações estranhas seja do motor ou da ciclística. Em relação ás NC 700x ou NC 750x, a novidade é um claro progresso. Ganhou um polimento, um esmero técnico muito positivo. Com preço sugerido de R$ 36.500 (base SP, sem frete nem seguro) e apenas na versão com ABS, a NC 750x pode vir prata ou preta. Não vemos a hora de um teste completo!

16YM NC750X
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    CELSO MIRANDA FALA DA NC750X 2017

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    TEST RIDE: NC750X 2017

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Um comentário

  1. Ainda não tem câmbio automático (no Japão tem) . Ainda fico com o meu Lead.

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ahd

Comparativo: Honda Civic x Audi A3 Sedan 2017

Os poucos carros alemães estãu deixando de ser unanimidade, entenda. Não faz muito tempo, dono de carro de marca japonesa.