NovasdoDia » Saúde » Nova esperança contra o Câncer no Brasil – Saúde e Tratamento

Nova esperança contra o Câncer no Brasil – Saúde e Tratamento

O Brasil ganha uma plataforma que reúne centros de pesquisa médica para facilitar o ingresso de voluntários nos testes de novas terapias 

Aos 56 anos, em 2009, a professora Clio Matzenbacher de moura recebeu o diagnóstico de melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele. Cinco anos depois, a doença já havia se espelhando por seu corpo, mesmo depois de ter sido submetida a todos os tratamentos disponíveis.

Com a expectativa de vida de poucos meses, restava-lhe uma última esperança: ser voluntária no estudo de uma nova medicação para testar seus efeitos. E foi o que aconteceu. Já se passou um ano e meio e, ainda com a pesquisa em andamento, Clio recebeu a notícia de que agora tem anos de vida pela frente, graças á ação da droga analisada.

Até o fim de 2017, 120 000 brasileiros passarão por situação semelhante á de Clio – o que representa 20% dos novos casos de câncer no país. São pessoas que, em fase avançada de câncer (e que já tentaram todos os procedimentos convencionais), poderão ganhar, se tudo der certo, uma sobrevida ao participar de pesquisas de novas terapias. Mas entrar em um estado clínico é uma tarefa ainda complexa. Clio é uma exceção.

“O entrave está na dificuldade de acesso aos estudos, tanto para médicos quanto para pacientes”, diz Helano Freitas, oncologista clínico e coordenador de pesquisa clínica do A.C Camargo Câncer center, de São Paulo.

A boa-nova: uma plataforma recém-criada propõe reunir, organizar e divulgar os trabalhos mais relevantes do país. Coordenado pela fundação Instituto Vencer o Câncer, o banco de dados reúne 129 hospitais públicos e privados que conduzem pesquisas clinicas em doze estados, entre eles alguns de celebrada reputação, como o Instituto Nacional do Câncer, no Rio; o Hospital Pérola Byington, em São Paulo; o instituto de Câncer do Ceará; e o Hospital São Lucas da PUC do Rio Grande do Sul.

A ferramenta (disponível no site www.vencerocancer.org.br/protocolos) permite, além do acesso a um valioso leque de informações oncológicas, a busca individual por meio das características do paciente.

Dessa forma, o usuário consegue se certificar se preenche ou não o perfil exigido para ingressar em um estudo clínico. De posse das informações, o doente pode entrar em contato direto com o centro de estudos, depois de consultar o seu médico. Diz Fernando Maluf, chefe do departamento de oncologia clínica da Beneficência Portuguesa e oncologista do Hospital Albert Einstein, ambos em São Paulo:  “A transparência vai pôr fim a um grande preconceito, o de achar que o voluntário de estudos clínicos é tratado como cobaia”. Em vergonhosos episódios do passado, as cobaias humanas chegaram a ser tratadas como párias.

Entre 1932 e 1972, o serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos realizou uma pesquisa que envolveu 600 homens – 201 eram saudáveis, outros 399 tinham sífilis, mas não sabiam ser portadores da doença. O detalhe: eram em sua grande maioria negros e não receberam a penicilina, de modo que, doentes e sem tratamento, puderam servir para que se entendessem as diferentes reações entre as pessoas medicadas e aquelas abandonadas ao avanço da doença.

Ao término do projeto, havia apenas 74 sobreviventes: 28 haviam morrido de sífilis e outros 100 de complicações decorrentes da doença. Em 1997, o então presidente Bill Clinton pediu desculpas formais a família das vitimas. Nunca mais os participantes de pesquisas médicas foram tratados com desdém.

Especial Revista Veja


Dicas para você viver melhor, de bem com a vida, remédios caseiros para cura de doenças simples.

    MEDICAMENTO PRODUZIDO à BASE DA SALIVA DE CARRAPATO é NOVA ESPERANçA CONTRA O ..

    Veja mais notícias em: http://cmais.com.br/jornalismo. MEDICAMENTO PRODUZIDO à BASE DA SALIVA DE CARRAPATO é NOVA ESPERANçA CONTRA O .. Nova esperança contra o Câncer no Brasil – Saúde e Tratamento

    É POSSíVEL ELIMINAR UM CâNCER?

    Http://segredodocancer.com.br/youtube-497/ -- compre aqui se você já assistiu ao vídeos, tenho certeza que ganhou uma nova ideia sobre o câncer e ... É POSSíVEL ELIMINAR UM CâNCER? Nova esperança contra o Câncer no Brasil – Saúde e Tratamento

    #34 - PíLULA DO CâNCER COMO SUPLEMENTO?

    Pílula do câncer como suplemento? uma nova esperança ou uma cartada da indústria do câncer?! se a afirmação dos vampiros do câncer está certa, ... #34 - PíLULA DO CâNCER COMO SUPLEMENTO? Nova esperança contra o Câncer no Brasil – Saúde e Tratamento

    Tudo sobre Nova esperança contra o Câncer no Brasil – Saúde e Tratamento, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *