NovasdoDia » Mercado » Nome sujo no Serasa: como evitar abusos – Conheça seus direitos, fazer o devedor passar vergonha é crime

Nome sujo no Serasa: como evitar abusos – Conheça seus direitos, fazer o devedor passar vergonha é crime

Evite abusos. Com o aumento do desemprego, muitos consumidores não estão conseguindo pagar as suas contas em dia. Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de famílias brasileiras endividadas subiu para 56,2% e o de inadimplentes (com dívidas ou contas em atraso) para 23% em fevereiro deste ano em comparação ao mês anterior.

Conforme a lei, o consumidor não pode ser exposto ao ridículo durante uma cobrança: o CDC é claro quanto a isso e determina que ninguém pode ser colocado em situação vexatória, exposto ao ridículo ou submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça ao receber a cobrança de uma dívida.

Segundo especialistas, o consumidor está devendo, mas deve ser respeitado. Conforme o advogado também constitui crime, nas relações de consumo, usar de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas, incorretas ou qualquer outro constrangimento que exponha o consumidor ou interfira no seu trabalho, descanso e lazer.

Fazer o devedor passar vergonha é crime

O credor tem todo o direito de protestar o título não pago, cadastrar o nome do devedor em órgãos de restrição ao crédito, como SPC, SERASA, etc, além, é claro, de ajuizar ação judicial para cobrar o valor devido.

Também é direito do credor de cobrar a dívida através de cartas, telefonemas e até cobradores.

Todavia, este direito de cobrança do credor vai até o limite do direito do devedor de não se sentir importunado desproporcionalmente ou constrangido.

Ligações a toda a hora, em qualquer lugar, com ameaças e linguajar deselegante são um abuso ao direito do devedor.

O credor também não pode ameaçar, coagir ou constranger o consumidor na cobrança de uma dívida, entrando em contato com vizinhos, parentes, amigos ou diretamente com o trabalho do devedor, falando com seus colegas ou chefe.

Este tipo de atitude é considerado crime pelo Código de Defesa do Consumidor:

“Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.”

“Art. 71. Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer:

Pena Detenção de três meses a um ano e multa.”

É comum os credores contratarem empresas de cobrança para ficarem “infernizando” a vida do devedor, sem piedade, pois esta “técnica” é muito mais eficaz e barata do que entrar com processo na justiça cobrando a dívida.

Estas empresas de cobrança fazem ligações telefônicas várias vezes por dia, seja para o telefone residencial, celular, de vizinhos, de amigos, do trabalho.

Eles não têm o mínimo de respeito. Para eles não interessa a hora ou o dia. As ligações são feitas até na hora do almoço, na parte da noite ou nos fins de semana, perturbando o momento de descanso ou lazer do consumidor.


Como anda o mercado imobiliário e a economia, tudo sobre a bolha imobiliária, ranking de empresas, gastos, publicidade, etc.

    COMO SABER SE SEU NOME ESTA SUJO NO SPC E SERASA, PELA INTERNET.

    Quer saber se seu nome esta sujo na praça e a quem vc esta devendo, tudo isso pela internet internet ? confira a dica dada pelo jornal do sbt . COMO SABER SE SEU NOME ESTA SUJO NO SPC E SERASA, PELA INTERNET. Nome sujo no Serasa como evitar abusos – Conheça seus direitos, fazer o devedor passar vergonha é crime

    SERASA LANçA CANAL PARA CONSULTAR NOME SUJO NO SPC POR CPF, GRÁTIS, NA INTERNE ..

    Nome sujo no spc: serasa lança novo canal na internet para consultar nome grátis - aplicativo do serasa, consulta por cpf. quer saber se seu nome está ... SERASA LANçA CANAL PARA CONSULTAR NOME SUJO NO SPC POR CPF, GRÁTIS, NA INTERNE .. Nome sujo no Serasa como evitar abusos – Conheça seus direitos, fazer o devedor passar vergonha é crime

    3 DICAS PRA LIMPAR SEU NOME!

    Seu nome está sujo? o serasa te conhece mais que a sua própria mãe? chega de sofrência! nesse vídeo eu te conto como usar o feirão limpa nome do ... 3 DICAS PRA LIMPAR SEU NOME! Nome sujo no Serasa como evitar abusos – Conheça seus direitos, fazer o devedor passar vergonha é crime

    Tudo sobre Nome sujo no Serasa como evitar abusos – Conheça seus direitos, fazer o devedor passar vergonha é crime, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

2 Opinião e Avaliação

  1. A empresa também não pode enviar ao consumidor nenhuma carta que demonstre, de forma explicita, que o documento se trata de cobrança de dívida. Nem mesmo no envelope pode constar o logotipo da empresa de cobrança.

    As empresas cometem abusos porque os consumidores aceitam calados, não tomam nenhum tipo de atitude.

    O consumidor deve conhecer e exigir seus direitos, assim estará também ajudando a combater os abusos cometidos diariamente por estas empresas.

    • Devedor deveria ser preso como qualquer estelionatário ou ladrão , exceto desde que justificativa seja plausível em certos casos e anualizados a fundo. Tem muita gente que compra o que não pode só para esnobar ou por impulso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *