Motocicletas com sensor de ponto cego para ajudar a evitar acidentes

Home » Motos » Motocicletas com sensor de ponto cego para ajudar a evitar acidentes

reEvitar acidentes. Seres humanos têm uma desvantagem frente a alguns animais, por exemplo, os coelhos: contam com ângulo de visão de “apenas” 180 graus. Por isso os retrovisores são tão importantes durante a condução de qualquer veículo. Eles servem para ampliar o campo visual e diminuir o risco de acidentes. Ainda assim, o condutor fica sujeito ao perigoso “ponto cego”.

Esta falha de percepção provoca acidentes entre veículos maiores (caminhões, ônibus e carros) e menores (motocicletas, bicicletas e similares). Na maioria dos casos, o motorista de um veículo maior fica perdido na situação, pois acaba não enxergando o veículo menor, que “surge do nada” em seu campo visual.

Para aprimorar a segurança de automóveis, muitos fabricantes investem na tecnologia dos “sensores e alertas de ponto cego” e, até mesmo, em “retrovisores inteligentes”. Ambos apontam a aproximação de um veículo menor a partir da traseira e pelas laterais — posicionamento que dificulta e até impede sua visualização pelo condutor. O equipamento usa sensores e até câmeras para captar o movimento de outros veículos e já está presente em modelos mais equipados de caminhões, ônibus e carros.

Agora, é a vez das motos…

Finalmente, a tecnologia chega também aos veículos de duas rodas. Modelos como o scooter BMW C 650 GT, apresentado em setembro na Europa, trazem o equipamento como opcional — os alemães chamam o equipamento de Side View Assist (assistente de visão lateral/periférica, na tradução direta).

É o mesmo princípio de funcionamento de qualquer veículo de quatro ou mais rodas: sempre que o motociclista aciona a seta avisando que seguirá para esquerda ou direita, recebe um aviso luminoso na haste do retrovisor caso outro veículo se aproxime por este mesmo lado.

A escolha do retrovisor como “central de alerta” reforça a importância da peça para detectar outros veículos e contribuir na prevenção de acidentes.

Sem visão…

Bem longe do mundo ideal, o que vemos é o uso inadequado dos espelhos retrovisores. Há também o cado de motoristas que não sabem regular a posição dos espelhos, que os bloqueiam ao instalar de retrovisores menores sobrepostos ou, ainda, mudam a peça de local de seu local original — hábito comum entre os motociclistas, aliás.

Tudo isso diminui a eficiência e a segurança do sistema.

Nos veículos de carga os retrovisores são ainda mais importantes, pois o motorista não conta com a vigia traseira. Além disso, o condutor pode ter sua visão bloqueada por obstáculos como carga excedente ou mesmo a carreta. Os caminhões mais modernos contam com retrovisores panorâmicos, que permitem ao motorista observar o entorno do caminhão. Há até projetos avançados para o uso de câmeras e monitores.

Com ou sem tecnologia, é recomendável que o motociclista tenha noção de que, na maioria das vezes, o motorista não o enxergou. O risco é ainda maior no caso de veículos mais antigos e que trazem apenas o retrovisor plano. Sinalize qualquer mudança de direção e mantenha distância segura para o veículo à frente.

Confira como funciona o sistema no vídeo abaixo:

Notícias de motocicletas nacionais e importadas, Honda, Yamaha, Suzuki, Kawasaki, etc.

    COMO TESTAR BOBINA DE PULSO SENSOR DE ROTAçãO COMET/MIRAGE

    A moto não funciona e não sabe porque? um dos problemas comuns na injeção eletrônica é a deficiência na ignição. mesmo tendo centelha, parece que a ... COMO TESTAR BOBINA DE PULSO SENSOR DE ROTAçãO COMET/MIRAGE Motocicletas com sensor de ponto cego para ajudar a evitar acidentes

    COMO FUNCIONA E DIAGNÓSTICO - SENSOR DE TEMPERATURA EOT (MOTO)

    COMO FUNCIONA E DIAGNÓSTICO - SENSOR DE TEMPERATURA EOT (MOTO) Motocicletas com sensor de ponto cego para ajudar a evitar acidentes

    SISTEMA ANTICOLISãO ENTRE VEíCULOS AUTOMOTORES E MOTOCICLETAS (DS9000 MOTO SEN ..

    O sistema anticolisão entre veículos automotores e motocicletas, patente de invenção, tem por objetivo evitar e/ou prevenir colisões entre veículos ... SISTEMA ANTICOLISãO ENTRE VEíCULOS AUTOMOTORES E MOTOCICLETAS (DS9000 MOTO SEN .. Motocicletas com sensor de ponto cego para ajudar a evitar acidentes

    COMO FUNCIONA E DIAGNÓSTICO - SENSOR TRIPLEX (MOTO)

    COMO FUNCIONA E DIAGNÓSTICO - SENSOR TRIPLEX (MOTO) Motocicletas com sensor de ponto cego para ajudar a evitar acidentes

    TSA (TESTE DE SENSORES E ATUADORES)

    Ara saber mais sobre o equipamento clique aqui http://goo.gl/f9tylp o tsa é um equipamento de testes de sensores e atuadores e gerador de sinal ... TSA (TESTE DE SENSORES E ATUADORES) Motocicletas com sensor de ponto cego para ajudar a evitar acidentes

    Tudo sobre Motocicletas com sensor de ponto cego para ajudar a evitar acidentes, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Não deixe de ver isso

ARQUIVO 21/11/2016 JORNAL DO CARRO Harley Davidson Street Glide Special 2017 CREDTIO DIVULGAÇÃO

Harley-Davidson Street Glide Special 2017, preço e ficha técnica

A Harley-Davidson Street Glide Special, vendida na linha 2017 por R$ 86.400 – 6% a menos que na gama 2016..