NovasdoDia » Tecnologia » Microsoft poderá fazer sua própria versão do Android

Microsoft poderá fazer sua própria versão do Android

waCom apenas 3% do mercado mundial de dispositivos móveis, a Microsoft ainda sofre para fazer vender seus smartphones com sistema Windows. De acordo com o site Business Insider, porém, a empresa pode estar a caminho de reverter esse quadro desenvolvendo sua própria versão do Android, sistema operacional de código aberto do Google.

Ao contrário de fabricantes como Samsung, LG e Sony, a versão da Microsoft seria mais semelhante ao Windows em interface e aplicativos. Em vez de rodar os programas de e-mail, armazenamento em nuvem e edição de arquivos do Google, por exemplo, o sistema viria de fábrica com os apps da própria Microsoft, como o Outlook, o buscador Bing e o player de áudio Groove, além da suíte de produtividade Office.

As “pistas” de que a Microsoft está interessada em se aproximar ao Android podem ter sido deixadas ao longo dos últimos meses. Em abril, a equipe responsável pelo CyanogenMod – versão customizada do Android mais popular do mundo – anunciou uma “parceria estratégica” com a dona do Windows, para que seus usuários “tenham acesso a aplicativos e serviços essenciais, incluindo produtividade, troca de mensagens, utilidades e armazenamento em nuvem” da Microsoft.

Além disso, a empresa já é dona de ao menos quatro startups que, de alguma forma, contribuíram para o ecossistema de apps no Android: Acompli (e-mail), Sunrise (calendários), Wunderlist (listas de tarefas) e Double Labs – criadora de uma das telas de bloqueio mais populares do sistema do Google. É com base nessa última aquisição que a Microsoft criou o aplicativo de segurança Next, também para Android.

Outro indício seria a resposta que Julie Larson-Green, executiva de produtos da Microsoft, deu ao jornal The Australian quando questionada se a empresa estaria disposta a criar um celular Android. “Nós vamos aonde nossos clientes estiverem”, respondeu ela.

Curiosamente, a Microsoft já lançou (indiretamente) um celular com o sistema concorrente: o Nokia X, lançado no início de 2014, que substituía os aplicativos do Google por aqueles integrados ao Windows. Contudo, o produto não só decepcionou em vendas como foi criticado por possuir um software “com numerosos problemas de performance”, segundo o review do site Engadget.
Será?

O principal problema do Windows em celulares é a ainda fraca oferta de aplicativos compatíveis. Muitos desenvolvedores não se empenham em criar versões de seus apps para o sistema da Microsoft já que ele corresponde a apenas 3% do mercado global. Em contrapartida, os aparelhos da empresa não vendem justamente porque não têm apps. Isso cria um ciclo vicioso difícil de romper.

Contudo, é preciso encarar a possibilidade de um Android da Microsoft com muita desconfiança. Afinal, a empresa acaba de lançar a mais recente versão de seu sistema Windows, um que agora se adapta a qualquer plataforma, incluindo mobile, e com uma arquitetura muito mais amigável aos desenvolvedores do que versões anteriores.

O esforço da Microsoft em rechear computadores de todo o mundo com o Windows 10 é visível, assim como seu empenho em deixar claro que a versão para celulares será a mesma (com ressalvas, é claro) que a dos PCs. Pensando nisso, é pouco provável que a empresa esteja mesmo disposta a abrir mão de todo o trabalho com seus próprios produtos para simplesmente “abraçar” a solução mais fácil.

Uma patente registrada pela Microsoft em abril pode indicar um caminho alternativo. O documento relata uma proposta de “diferentes níveis de inicialização de sistema operacional que possam oferecer ao usuário acesso rápido a funções específicas em dispositivos móveis”. Em outras palavras, trata-se de um dual-boot no smartphone que possa iniciar Android e Windows 10 Mobile ao mesmo tempo, por exemplo.

Por enquanto, porém, não há sinais claros de qualquer mudança no atual cenário em curto prazo. Os primeiros smartphones com Windows 10 – o Lumia 950 e o Lumia 950 XL – chegam ao mercado em novembro. Já para outros aparelhos, o sistema estará disponível até o fim deste ano. Portanto, se de fato se tornar realidade, um dispositivo da Microsoft com Android não deve ser anunciado tão cedo.


Novidades do mundo tecnológico, review de smartphone, celular, dispositivos eletrônicos, como desbloquear e destravar senhas, além de preço e ficha técnica do aparelho.

    COMO FAZER CAPINHA DE CELULAR COM COLA QUENTE (MUITO FáCIL!)

    Gambiarras de todo tipo para celular http://goo.gl/n6lzop ▻▻inscreva-se http://goo.gl/5a9g7t aprenda a fazer em casa a sua própria capinha para celular ... COMO FAZER CAPINHA DE CELULAR COM COLA QUENTE (MUITO FáCIL!) Microsoft poderá fazer sua própria versão do Android

    COMO FAZER CAPINHA MÁGICA DE CELULAR - DIY- FAçA VOCê MESMO

    L e i a ♥ como fazer capinha mágica de celular - diy - faça você mesmo vídeo luminaria de glitter: https://www.youtube.com/watch?v=-ixo1u-aj4k blog: ... COMO FAZER CAPINHA MÁGICA DE CELULAR - DIY- FAçA VOCê MESMO Microsoft poderá fazer sua própria versão do Android

    NINTENDO E SONY HUMILHAM MICROSOFT DENTRO DE SUA PRóPRIA CASA #FALAMUITO

    Mais uma vez a microsoft é humilhada dentro de sua casa. está na hora de sair da internet e começar a jogar mais ovelhinhas. obrigado por assistir. NINTENDO E SONY HUMILHAM MICROSOFT DENTRO DE SUA PRóPRIA CASA #FALAMUITO Microsoft poderá fazer sua própria versão do Android

    Tudo sobre Microsoft poderá fazer sua própria versão do Android, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *