A melhor escolha de moto off-road de acordo com seu perfil

Home » Motos » A melhor escolha de moto off-road de acordo com seu perfil

mc

Escolha a melhor moto que se encaixa com seu perfil aventureiro. Entre dez motos três  são usadas para lazer, diz pesquisa da Abraciclo, a associação dos fabricantes de motocicletas. Nestes últimos anos, tem se intensificado um modo bem específico de aproveitar as motocicletas, sem ser para trabalhar ou apenas se locomover: a prática do off-road ou fora de estrada.

São raros os motociclistas que jamais cogitaram comprar uma moto estilo trail – como também são chamados os modelos com maior capacidade de enfrentar terrenos ruins. O crescente sucesso mercadológico dessas motos com suspensões altas, guidões largos e pneus de cravos é reconhecido pela indústria, que sempre desova novidades para atender o nicho.

Tais modelos são requisitados até mesmo por quem jamais colocará os pneus fora de um piso pavimentado, seja pela maior robustez, seja pelo estilo atraente. Há consumidores que enxergam esse gênero de motos, que engloba desde a best-seller Honda NXR 125 Bros até o “monstro” máximo BMW R 1200 GS, um salvo conduto para encarar ruas e estradas sem se preocupar com o que virá pela frente, já que os modelos têm reforços adicionais para suportar maus tratos.

Há também quem queira uma moto ainda mais específica, realmente pensada para a prática do off-road verdadeiro, seja em pacatas trilhas de final de semana ou em competições de modalidades como motocross, rali ou enduro. Para eles, a indústria criou modelos que nem podem ser licenciados por não contarem com aparatos exigidos por lei, como luz de freio ou pisca-pisca. As off-road puras precisam ser levadas até o local da prática em carretas ou caçambas de picapes, mas compensam o inconveniente oferecendo performance ideal na terra, onde dão o melhor de si.

Hoje, há vários modelos para uso exclusivo terra para todas as necessidades e gostos. Das menores para crianças às maiores para pilotos experientes, passando por modelos que funcionam como porta de entrada para o hobby do off-road, opção é o que não falta. Conheça os diferentes tipos:

Para começar…

cri

Rodinhas pequenas, baixa altura do solo e uma tremenda capacidade de rodar bem na terra: assim são as mais básicas motos para o fora de estrada, destinadas a crianças (isso mesmo!). Idade boa para iniciar na prática do off-road não existe. Há quem diga “o quanto antes”, e a história do esporte da moto mostra que muitos dos campeões de diversas modalidades começaram pilotando essas pequenas maquininhas no quintal de casa, evidentemente supervisionados pelos pais e 100% equipados, para que os inevitáveis tombos não provocassem mais do que pequenos arranhões.

No catálogo da maioria dos fabricantes há motos deste tipo, como a Honda CRF 110F, indicada para idades entre 8 e 11 anos, cuja peça publicitária chama de “a primeira moto de seu filho”. Para essa mesma faixa de idade, a Kawasaki oferece um modelo equivalente, a KLX 110, e um menor, a KX 65, que é mais direcionada à competição. Apesar da cilindrada mais baixa, o tipo de motor (dois tempos e não quatro tempos, como as citadas anteriormente) faz dela um foguetinho, “arma” ideal para a disputa dos campeonatos de motocross para pilotos iniciantes, quando ainda não completaram 10 ou 11 anos.

Para diversão…

crf

Se a ideia for apenas enveredar por trilhas e estradas de terra mal conservadas, aos iniciantes a Honda oferece a CRF 150F e CRF 230F. Com rodas maiores que a pequena 110, assim como dotadas de mais potência e o peso, tais máquinas ainda conciliam facilidade de condução com razoável performance na terra. São os modelos mais procurados do mercado e encontram concorrentes na linha da Yamaha, as TT-R 125 e TT-R 230. São todas montadas em Manaus e seus preços variam dos R$ 7,5 até R$ 11,5 mil.

Essas motos nasceram para atender o consumidor que anteriormente adquiria uma moto trail e precisava depená-la de “inutilidades” para a prática do off-road (farol, pisca-piscas, bagageiro…), além de dotá-la de itens necessários, como pneus adequados e guidão mais resistente, retrabalhar as suspensões. Com as CRF e TT-R, a moto já sai da loja pronta para a prática do off-road, adequada não apenas a quem queira apenas pegar uma trilha, mas também para participar de disputas em nível iniciante.

Para competição de alto nível…

450f

Se a intenção for competir de maneira séria, ou se as motos mais básicas para o off-road já não apresentam nenhum desafio, nada mais resta do que subir a escada da modalidade e conhecer as motocicletas “especiais”. Nelas, não apenas a potência do motor atinge um nível realmente “especial”, como também o restante do equipamento – freios e suspensões, por exemplo –, oferece especificação é voltada à competição de alto nível. Elas exigem um bom investimento e, também, pilotos com maior experiência na terra.

Aquela garotada que começou com as pequenas Kawasaki KLX 65 ou Honda CRF 110 achará uma natural evolução na Yamaha YZ 85. Com maior porte e performance, ela é voltada para o motocross. Ainda nessa linha, há a forte YZ 250 e a poderosa YZ 450, nas quais o teor é o mesmo: são motos 100% projetadas para competição no motocross. As Yamaha WR 250 e WR 450 têm especificação semelhante, mas são voltadas para os enduros e ralis, ou seja, disputas em trilhas demarcadas e não em circuito fechado. Qual a diferença mais gritante entre elas? As para o motocross têm tanque de combustível pequeno e nenhum aparato, como cavalete lateral ou farol. Já as enduro oferecem maior tanque, e consequente autonomia, e têm os acessórios mencionados.

Nada impede que essas motos “de briga” sejam usadas apenas para diversão em trilhas de fim de semana, onde é a busca do prazer, e não da vitória, que está em jogo.

No entanto, a característica dos modelos feitos para pilotos de alto nível pode tornar a diversão pouco acessível para a maioria. Potência exagerada pode ser mais um problema do que uma vantagem para quem não sabe como usá-la. Assim, se a experiência é pouca – e a vontade de se colocar à prova também –, é mais racional optar por modelos menos radicais, que, por bem menos dinheiro, oferecem diversão equivalente.

Notícias de motocicletas nacionais e importadas, Honda, Yamaha, Suzuki, Kawasaki, etc.

    COMO ESCOLHER A PRIMEIRA MOTO!!

    Se curtiu, clique em gostei!! inscreva-se no canal para acompanhar os vídeos!! fanpage: https://www.facebook.com/ivants01 google+: ... COMO ESCOLHER A PRIMEIRA MOTO!! A melhor escolha de moto off road de acordo com seu perfil

    COMO ESCOLHER A MOTO CERTA

    Curta # inscreva-se # compartilhe dicas de como comprar uma moto. yamaha xj6 - go pro hero2 galera nesse vídeo eu dou algumas dicas para facilitar a ... COMO ESCOLHER A MOTO CERTA A melhor escolha de moto off road de acordo com seu perfil

    MOTO OU CARRO? (A ESCOLHA CERTA NÃO É O QUE QUEREMOS, E SIM O QUE É CERTO ESC ..

    Moto ou carro? (a escolha certa nÃo É o que queremos, e sim o que É certo escolher)- muitas pessoas ficam em dúvida entre comprar ... MOTO OU CARRO? (A ESCOLHA CERTA NÃO É O QUE QUEREMOS, E SIM O QUE É CERTO ESC .. A melhor escolha de moto off road de acordo com seu perfil

    MOTOS NAKEDS - QUAL ESCOLHER

    Está em dúvida de qual naked comprar? veja neste vídeo as principais opções do mercado brasileiro. muito obrigado por assistir! se gostou, deixe seu like e ... MOTOS NAKEDS - QUAL ESCOLHER A melhor escolha de moto off road de acordo com seu perfil

    TIPOS DE MOTOS DE BAIXA CILINDRADA ESCOLHA A SUA - MOTOKAVLOG

    Http://borozinho.com.br leste rr moto sport yamaha r do oratório , 1452 - mooca - são paulo, sp - cep: 03116-000 tel: (11)2319-9797 cobrimos a ... TIPOS DE MOTOS DE BAIXA CILINDRADA ESCOLHA A SUA - MOTOKAVLOG A melhor escolha de moto off road de acordo com seu perfil

    Tudo sobre A melhor escolha de moto off road de acordo com seu perfil, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Novidades da Yamaha 2016 / 2017

    Tour Interativo Crosser coloca pequena trail da Yamaha à prova

    O Tour interativo Crosser passou por diversos tipos de terreno, partindo de Guarulhos (SP) para chegar até o Pantanal no Mato Grosso

    O post Tour Interativo Crosser coloca pequena trail da Yamaha à prova apareceu primeiro em Motonline.

    Família Yamaha MT 2017 chega com novas cores

    Sem alterações técnicas importantes, as motos da família Yamaha MT recebem apenas mudanças nas cores para 2017

    O post Família Yamaha MT 2017 chega com novas cores apareceu primeiro em Motonline.

    Yamaha Neo 125: destaque na paisagem urbana

    É um transformer? Parece um herói japonês dos quadrinhos, mas é apenas a Yamaha Neo 125, que veio para agitar o segmento de scooter

    O post Yamaha Neo 125: destaque na paisagem urbana apareceu primeiro em Motonline.

    Teste Yamaha Neo 125: boa surpresa!

    Essa não tem nada a ver com a que você conheceu; a Yamaha Neo 125 está toda remodelada, como um transformer: vira moto, vira scooter, vira cub

    O post Teste Yamaha Neo 125: boa surpresa! apareceu primeiro em Motonline.

    Acompanhe o Tour Interativo Crosser 2017

    Para celebrar o sucesso da Yamaha Crosser, a Yamaha realiza o Tour Interativo Crosser, que vai percorrer mais de 2 mil km de Guarulhos até o Pantanal

    O post Acompanhe o Tour Interativo Crosser 2017 apareceu primeiro em Motonline.

    Yamaha Crosser 2017 traz poucas mudanças

    Com nova cor, nova iluminação de painel e novos grafismos, a Crosser 2017 não traz qualquer mudança técnica e segue como uma boa opção on-off-road pequena

    O post Yamaha Crosser 2017 traz poucas mudanças apareceu primeiro em Motonline.

    Chegou a nova Yamaha Neo 125

    A Yamaha apresenta o scooter Neo 125, que chega em outubro acompanhado de um marketing agressivo e preço de R$7.990,00 para ganhar 40% do segmento

    O post Chegou a nova Yamaha Neo 125 apareceu primeiro em Motonline.

    Factor 150 fez 79 km com um litro de gasolina

    Dez, 20, 30, 40? Quantos quilômetros a sua moto faz com um litro de gasolina? Testar a economia da Factor 150 e bater novos recordes de consumo eram os objetivos da Yamaha ao promover o primeiro Rally da Economia. O evento ocorreu em Florianópolis (SC), nas proximidades da concessionária Geração, no último final de semana, em um circuito de um quilômetro montado especialmente […]

    O post Factor 150 fez 79 km com um litro de gasolina apareceu primeiro em Motonline.

    Factor 125i é bicombustível e tem injeção eletrônica

    A YBR Factor 125i segue os passos naturais da evolução tecnológica e passa a ser bicombustível (Blueflex) com injeção eletrônica de combustível

    O post Factor 125i é bicombustível e tem injeção eletrônica apareceu primeiro em Motonline.

    Yamaha Fazer 150: novos freios UBS em 2017

    Para oferecer mais segurança nas frenagens, Yamaha adota sistema na Fazer 150 o UBS - Unified Brake System) - semelhante ao freio combinado da concorrente

    O post Yamaha Fazer 150: novos freios UBS em 2017 apareceu primeiro em Motonline.


Um comentário

  1. REINALDO MICKEY

    A crf vai vim com um motor novo no modelo 2017 por que o motor ohc tem defeitos de mais fumaca rapido quebra cambio de macha rapido poderiam botar o motor da bros 150 2015 ou um motor 160 ai nao iria da dor de cabeca quero resposta honda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Não deixe de ver isso

ARQUIVO 21/11/2016 JORNAL DO CARRO Harley Davidson Street Glide Special 2017 CREDTIO DIVULGAÇÃO

Harley-Davidson Street Glide Special 2017, preço e ficha técnica

A Harley-Davidson Street Glide Special, vendida na linha 2017 por R$ 86.400 – 6% a menos que na gama 2016..