NovasdoDia » Motos » A melhor escolha de moto off-road de acordo com seu perfil

A melhor escolha de moto off-road de acordo com seu perfil

Escolha a melhor moto que se encaixa com seu perfil aventureiro. Entre dez motos três  são usadas para lazer, diz pesquisa da Abraciclo, a associação dos fabricantes de motocicletas. Nestes últimos anos, tem se intensificado um modo bem específico de aproveitar as motocicletas, sem ser para trabalhar ou apenas se locomover: a prática do off-road ou fora de estrada.

São raros os motociclistas que jamais cogitaram comprar uma moto estilo trail – como também são chamados os modelos com maior capacidade de enfrentar terrenos ruins. O crescente sucesso mercadológico dessas motos com suspensões altas, guidões largos e pneus de cravos é reconhecido pela indústria, que sempre desova novidades para atender o nicho.


Tais modelos são requisitados até mesmo por quem jamais colocará os pneus fora de um piso pavimentado, seja pela maior robustez, seja pelo estilo atraente. Há consumidores que enxergam esse gênero de motos, que engloba desde a best-seller Honda NXR 125 Bros até o “monstro” máximo BMW R 1200 GS, um salvo conduto para encarar ruas e estradas sem se preocupar com o que virá pela frente, já que os modelos têm reforços adicionais para suportar maus tratos.

Há também quem queira uma moto ainda mais específica, realmente pensada para a prática do off-road verdadeiro, seja em pacatas trilhas de final de semana ou em competições de modalidades como motocross, rali ou enduro. Para eles, a indústria criou modelos que nem podem ser licenciados por não contarem com aparatos exigidos por lei, como luz de freio ou pisca-pisca. As off-road puras precisam ser levadas até o local da prática em carretas ou caçambas de picapes, mas compensam o inconveniente oferecendo performance ideal na terra, onde dão o melhor de si.

Hoje, há vários modelos para uso exclusivo terra para todas as necessidades e gostos. Das menores para crianças às maiores para pilotos experientes, passando por modelos que funcionam como porta de entrada para o hobby do off-road, opção é o que não falta. Conheça os diferentes tipos:

Para começar…

cri

Rodinhas pequenas, baixa altura do solo e uma tremenda capacidade de rodar bem na terra: assim são as mais básicas motos para o fora de estrada, destinadas a crianças (isso mesmo!). Idade boa para iniciar na prática do off-road não existe. Há quem diga “o quanto antes”, e a história do esporte da moto mostra que muitos dos campeões de diversas modalidades começaram pilotando essas pequenas maquininhas no quintal de casa, evidentemente supervisionados pelos pais e 100% equipados, para que os inevitáveis tombos não provocassem mais do que pequenos arranhões.

No catálogo da maioria dos fabricantes há motos deste tipo, como a Honda CRF 110F, indicada para idades entre 8 e 11 anos, cuja peça publicitária chama de “a primeira moto de seu filho”. Para essa mesma faixa de idade, a Kawasaki oferece um modelo equivalente, a KLX 110, e um menor, a KX 65, que é mais direcionada à competição. Apesar da cilindrada mais baixa, o tipo de motor (dois tempos e não quatro tempos, como as citadas anteriormente) faz dela um foguetinho, “arma” ideal para a disputa dos campeonatos de motocross para pilotos iniciantes, quando ainda não completaram 10 ou 11 anos.

Para diversão…

crf

Se a ideia for apenas enveredar por trilhas e estradas de terra mal conservadas, aos iniciantes a Honda oferece a CRF 150F e CRF 230F. Com rodas maiores que a pequena 110, assim como dotadas de mais potência e o peso, tais máquinas ainda conciliam facilidade de condução com razoável performance na terra. São os modelos mais procurados do mercado e encontram concorrentes na linha da Yamaha, as TT-R 125 e TT-R 230. São todas montadas em Manaus e seus preços variam dos R$ 7,5 até R$ 11,5 mil.

Essas motos nasceram para atender o consumidor que anteriormente adquiria uma moto trail e precisava depená-la de “inutilidades” para a prática do off-road (farol, pisca-piscas, bagageiro…), além de dotá-la de itens necessários, como pneus adequados e guidão mais resistente, retrabalhar as suspensões. Com as CRF e TT-R, a moto já sai da loja pronta para a prática do off-road, adequada não apenas a quem queira apenas pegar uma trilha, mas também para participar de disputas em nível iniciante.

Para competição de alto nível…

450f

Se a intenção for competir de maneira séria, ou se as motos mais básicas para o off-road já não apresentam nenhum desafio, nada mais resta do que subir a escada da modalidade e conhecer as motocicletas “especiais”. Nelas, não apenas a potência do motor atinge um nível realmente “especial”, como também o restante do equipamento – freios e suspensões, por exemplo –, oferece especificação é voltada à competição de alto nível. Elas exigem um bom investimento e, também, pilotos com maior experiência na terra.

Aquela garotada que começou com as pequenas Kawasaki KLX 65 ou Honda CRF 110 achará uma natural evolução na Yamaha YZ 85. Com maior porte e performance, ela é voltada para o motocross. Ainda nessa linha, há a forte YZ 250 e a poderosa YZ 450, nas quais o teor é o mesmo: são motos 100% projetadas para competição no motocross. As Yamaha WR 250 e WR 450 têm especificação semelhante, mas são voltadas para os enduros e ralis, ou seja, disputas em trilhas demarcadas e não em circuito fechado. Qual a diferença mais gritante entre elas? As para o motocross têm tanque de combustível pequeno e nenhum aparato, como cavalete lateral ou farol. Já as enduro oferecem maior tanque, e consequente autonomia, e têm os acessórios mencionados.

Nada impede que essas motos “de briga” sejam usadas apenas para diversão em trilhas de fim de semana, onde é a busca do prazer, e não da vitória, que está em jogo.

No entanto, a característica dos modelos feitos para pilotos de alto nível pode tornar a diversão pouco acessível para a maioria. Potência exagerada pode ser mais um problema do que uma vantagem para quem não sabe como usá-la. Assim, se a experiência é pouca – e a vontade de se colocar à prova também –, é mais racional optar por modelos menos radicais, que, por bem menos dinheiro, oferecem diversão equivalente.

Notícias de motocicletas nacionais e importadas, Honda, Yamaha, Suzuki, Kawasaki, etc.

    COMO ESCOLHER A PRIMEIRA MOTO!!

    Se curtiu, clique em gostei!! inscreva-se no canal para acompanhar os vídeos!! fanpage: https://www.facebook.com/ivants01 google+: ... COMO ESCOLHER A PRIMEIRA MOTO!! A melhor escolha de moto off road de acordo com seu perfil

    COMO ESCOLHER A MOTO CERTA

    Curta # inscreva-se # compartilhe dicas de como comprar uma moto. yamaha xj6 - go pro hero2 galera nesse vídeo eu dou algumas dicas para facilitar a ... COMO ESCOLHER A MOTO CERTA A melhor escolha de moto off road de acordo com seu perfil

    MOTO CUSTOM: QUAL ESCOLHER?

    1º vídeo do canal moto bruta. peço desculpas pela baixa qualidade do som e imagem; em breve farei um investimento decente no equipamento de gravação. MOTO CUSTOM: QUAL ESCOLHER? A melhor escolha de moto off road de acordo com seu perfil

    DICA- COMO ESCOLHER SUA PRIMEIRA MOTO ?

    Como escolher sua primeira moto ? isto vai partir de você !!! no video falo mais sobre isto !! abraçosss like ? ------------------------------------------------------------ moto ... DICA- COMO ESCOLHER SUA PRIMEIRA MOTO ? A melhor escolha de moto off road de acordo com seu perfil

    MOTO 250 CILINDRADA . QUAL A MELHOR ESCOLHA . PARTE 2 .

    MOTO 250 CILINDRADA . QUAL A MELHOR ESCOLHA . PARTE 2 . A melhor escolha de moto off road de acordo com seu perfil

    Tudo sobre A melhor escolha de moto off road de acordo com seu perfil, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Novidades da Yamaha 2016 / 2017

    Com a FZ 25, nova Yamaha Fazer 250 mostra a cara

    A Yamaha na Índia antecipa o que poderá ser a nossa nova Fazer 250 por aqui a partir de 2018; não há confirmação, mas os rumores são bem fortes

    O post Com a FZ 25, nova Yamaha Fazer 250 mostra a cara apareceu primeiro em Motonline.

    Uma Yamaha SCR 950 especial, por Jeff Palhegyi Designs

    Uma motocicleta exclusiva, totalmente personalizada, de acordo com seu estilo. seu gosto, sua personalidade. Veja se esta Yamaha SCR 950 está do seu agrado!

    O post Uma Yamaha SCR 950 especial, por Jeff Palhegyi Designs apareceu primeiro em Motonline.

    Viagem de moto ao pantanal, em busca da onça pintada

    Existem viagens de moto que são aventuras genuínas, gravando com poeira, sorrisos e lembranças para sempre nossas memórias. Esta é mais uma destas, que proporciona uma experiência inesquecível: viagem de moto de São Paulo ao Pantanal, com 2.500 km de chão e uma missão: encontrar um dos felinos mais incríveis do mundo – e o maior […]

    O post Viagem de moto ao pantanal, em busca da onça pintada apareceu primeiro em Motonline.

    Teste XTZ 250 Lander: divertidamente trail

    Genuinamente Trail, a Yamaha XTZ 250 Lander é simples e divertida; uma moto para quem precisa fazer uso urbano e curte o off-road no final de semana

    O post Teste XTZ 250 Lander: divertidamente trail apareceu primeiro em Motonline.

    Yamaha do Brasil vai com Ricardo Martins ao Dakar 2017

    O estreante Ricardo Martins, Catarinense de 36 anos, estreia no dia 2 de janeiro, em Asunción, Paraguai com sua Yamaha WR 450F; o desafio é terminar a prova

    O post Yamaha do Brasil vai com Ricardo Martins ao Dakar 2017 apareceu primeiro em Motonline.

    Tour Interativo Crosser coloca pequena trail da Yamaha à prova

    O Tour interativo Crosser passou por diversos tipos de terreno, partindo de Guarulhos (SP) para chegar até o Pantanal no Mato Grosso

    O post Tour Interativo Crosser coloca pequena trail da Yamaha à prova apareceu primeiro em Motonline.

    Família Yamaha MT 2017 chega com novas cores

    As motos da família Yamaha MT 2017 recebem mudanças apenas nas cores para 2017, seguem a ideia: Em time que está ganhando não se mexe

    O post Família Yamaha MT 2017 chega com novas cores apareceu primeiro em Motonline.

    Yamaha Neo 125: destaque na paisagem urbana

    É um transformer? Parece um herói japonês dos quadrinhos, mas é apenas a Yamaha Neo 125, que veio para agitar o segmento de scooter

    O post Yamaha Neo 125: destaque na paisagem urbana apareceu primeiro em Motonline.

    Teste Yamaha Neo 125: boa surpresa!

    Essa não tem nada a ver com a que você conheceu; a Yamaha Neo 125 está toda remodelada, como um transformer: vira moto, vira scooter, vira cub

    O post Teste Yamaha Neo 125: boa surpresa! apareceu primeiro em Motonline.

    Acompanhe o Tour Interativo Crosser 2017

    Para celebrar o sucesso da Yamaha Crosser, a Yamaha realiza o Tour Interativo Crosser, que vai percorrer mais de 2 mil km de Guarulhos até o Pantanal

    O post Acompanhe o Tour Interativo Crosser 2017 apareceu primeiro em Motonline.


Um comentário

  1. REINALDO MICKEY

    A crf vai vim com um motor novo no modelo 2017 por que o motor ohc tem defeitos de mais fumaca rapido quebra cambio de macha rapido poderiam botar o motor da bros 150 2015 ou um motor 160 ai nao iria da dor de cabeca quero resposta honda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Não deixe de ver isso

CEF vai aumentar linha de crédito para financiamento de motocicletas

Uma boa notícia para quem tá pretendendo financiar moto. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e.