Kawasaki Z300 vs KTM 390 Duke vs Yamaha MT-03 vs BMW G 310R – Qual a melhor das 300cc

Home » BMW » Kawasaki Z300 vs KTM 390 Duke vs Yamaha MT-03 vs BMW G 310R – Qual a melhor das 300cc

moto-bmw-g-310r

eicma_2015_bmw_roesner_0129

Um grande comparativo, Kawasaki Z300 vs KTM 390 Duke vs Yamaha MT-03 vs BMW G 310R. Este novo segmento entre 250 e 500 cm é tão promissor que até marcas que jamais olharam para as motos de baixa cilindrada, como a BMW, se lançaram de cabeça nesse nicho.

Ante a falta de experiência com esse tipo de produto, e a necessidade de oferecer uma motocicleta com o preço o mais ajustado possível, os alemães decidiram apoiar-se em que leva décadas fabricando-as e vendendo-as aos milhares.

Assim, a G 310R, uma das novidades entre as 300, foi desenvolvida em parceria com a marca indiana TVS, um caminho similar ao adotado pel KTM quando, em 2013, apresentou a pioneira desta história, a 390 Duke, depois de ter lançado as 125 (em 2011) e 200 Duke (em 2012), desenhadas pela austríaca KISKA, mas igualmente construídas em colaboração com uma marca indiana, a Bajaj, Diferentemente dos europeus, os fabricantes japoneses representados neste especial (Kawasaki e Yamaha) já contavam com os meios e experiência suficientes para tirar da manga um modelo com essas características. Lançada no ano passado, a Z300 foi a primeira a entrar no ringue para enfrentar a 390 Duke, mas a Yamaha não demorou para dar a resposta. Ambas seguiram um mesmo caminho: utilizar como ponto de partida suas esportivas de 300 cm para lançar suas respectivas versões naked.

MOTORES DAS 300CC

images (2)

Os diferentes caminhos que europeus e japoneses usaram no desenvolvimento de suas pequenas motocicletas também é perceptível quando analisamos os seus motores. Enquanto a KTM e a BMW apostam em mais simples, estreitos e leves monocilíndricos, as concorrentes japonesas preferiram dividir a cilíndrica total em dois cilindros. Essa diferença, assim como a capacidade escolhida, é determinante para o caráter de cada um deles. O de menor capacidade Kawasaki , o único que fica abaixo dos 300 cm (tem exatos 296 cm), ainda que sia condição de bicilíndrico lhe permite compensar isso com uma alta capacidade de giro para chegar a nada desprezíveis 39 cv.

Ele justifica a fama de esportividade da marca ao ser o motor com o melhor potência específica das quatro: 131,8 cv/litro. Seu regime máximo de rotações está 2 000 rpm acima do da KTM, que, sendo o maior dos quatro, com 373,2 cm é também o mais potente deles, com 44 cv declarados.

A outra japonesa, a Yamaha MT-03, situa-se entre as duas europeias com seus 321 cm e 42 cv. A BMW optou por uma cilindrada de 313 cm para seu monocilíndrico com cabeçote virado 180 graus para permitir que a admissão fique voltada para frente. Segundo a marca, o fato do ar fresco encontrar um caminho mais direto no sentido da admissão contribui para conseguir um melhor equilíbrio entre rendimento e consumo de combustível.

Ela declara 34 cv, o que a coloca como a menos potente e todas, mas também, pelos números divulgados pelos fabricantes, a que promete ser a mais econômica. Se ela confirmar a média de 30,3 km/l anunciados pela BMW, a G teria boa vantagem diante dps 19,6 km/l e os 21,3 km/l que conseguimos nos testes, respectivamente, com a 390 Duke e com a Z300. No caso da Yamaha devemos esperar algo próximo ao conseguido com a R3 em um uso variado: 22,2 km/l. Com qualquer das bicilíndricas japonesas não é difícil passar dos 350 km rodados sem reabastecer, já que trazem os maiores tanques. São bons 17 litros na Kawasaki e 14 litros na Yamaha diante dos 11 litros da BMW e da KTM.

Quando o assunto é desempenho, estas quatro motos podem levar você com facilidade acima de 150 km/h. A potência e a incrível leveza da austríaca a fazem alcançar 172 km/h reais, pouco acima dos 170 km/h da Kawasaki. Para a MT-03 podemos ter como referência a R3, que chegou no nosso teste a 173 km/h de máxima, mas, quanto á alemã, teremos de aguardar.

INSTRUMENTOS, PAINÉIS E ESTILOS

download (6)

Está claro que estamos diante de motos essencialmente práticas, mas no por isso isentas de atrativos e capricho nos detalhes e design, até porque outro de seus muito objetivos a atrair o público jovem. Na mais veterana, a Duke, notamos alguns traços de tradição off-road da marca na ergonomia, como é o caso das pedaleiras elevadas e o assento mais duro. Até o seu quadro de instrumentos é ultracompacto.

O painel de LCD traz muita informação:  conta-giros, velocidade, temperatura do motor, hodômetros parciais, nível de combustível, consumo médio e instantâneo, marcha engatada, autonomia, relógio e até Shift-light, como a Yamaha. O problema é que mostrar tanta informação em uma tela tão pequena faz com que os dígitos sejam também pequenos e com uma leitura pior do que gostaríamos.

A mais parecida é mais uma vez a BMW, mas com uma solução mais discreta e de acordo com o conceito clássico da marca. O painel de LCD da alemã é compacto como a moto e é quase tão completo quanto o da KTM: traz conta-giros, velocidade, marcha engatada, temperatura do motor, nível de combustível, autonomia, consumo médio e relógio. As cores utilizadas são mais sóbrias e há detalhes Premium como as placas de alumínio ás quais estão fixadas as pedaleiras do piloto e do garupa e as alças do mesmo material para o passageiro se segurar.

Os fabricantes japonesas sempre se caracterizam por motos compactas se comparadas ás rivais do velho continente, especialmente quando nos referimos a modelos de origem germânica. Entretanto, aqui nos encontramos com o fato de que suas motos são mais confortáveis para pilotos de biótipo ocidental, sem por isso deixar desconfortáveis os pilotos mais baixos. Visualmente a Z300 é claramente inspirada em sua irmã de 800 cm assim como a semelhança da MT-03 com a MT-07 é inegável.

O painel de instrumentos de ambas é dominado por um grande conta-giros analógico, com as demais informações em Displays analógicos. No seu, a Z informa a velocidade, as horas, o nível de combustível, dois hodômetros parciais e, curiosamente, um indicador de pilotagem econômica  Eco mas não indica a macha em uso.

Por ultimo, a MT-03 herda os instrumentos da R3. O pequeno display maior, á direita, indica a marcha engatada, a velocidade, consumo médio e instantâneo, dois hodométricos parciais e aviso para troca de óleo.

CICLISTA DAS PEQUENAS NAKED

70767_1

Estas quatro pequenas naked empregam chassi tubular de aço e balança de braço duplo. Para KTM mais que uma opção era opção já que até a sua MotoGP segue fiel ao esquema de treliça multitubular! É o mesmo chassi utilizado nas 125 e 200, assim não chega a surpreender que suas dimensões sejam bem contidas e seu peso – 153 kg para Kawasaki, todos em ordem de marcha. A BMW segue a mesma filosofia da KTM e na hora de desenvolver a sua G 310R optou por um conceito de naked essencial e leve, o que resultou em apenas 158,2 kg com gasolina.

Na verdade, as duas europeias não apenas coincidem nesse aspecto mas são também as mais parecidas entre sí. Se olharmos com atenção, encontraremos outras semelhanças além do tipo de treliça tubular que adotam. Coincidências como a balança de alumínio com recortes que lhe dão rigidez completamente á vista ou as formas angulosas do tanque de combustível e, ainda, o design das rabetas.

BMW e KTM ainda usam as mesmas medidas de rodas e pneus traseiros, de 150 mm de largura no lugar dos 140 mm que encontramos nas japonesas e até no sistema de freio dianteiro, como veremos mais a frente. Kawasaki e Yamaha tiraram as carenagens de Ninja 300 e R3 para chegar a estas motos. Ambas possuem chassi principal, como acontece também com a KTM. Somente a BMW leva essa subestrutura aparafusada, um detalhe que permite reparar a parte traseira da moto com mais facilidade.

Voltando ás japonesas, Kawasaki é a única a confiar em uma balança de aço de aspecto mais simples ao não precisar de reforços. A comparação com o belíssimo duplo braço com reforço superior que equipa a Yamaha, ou até mesmo com as bem desenhadas balanças europeias, não deixa dúvidas: esse é um dos aspectos em que a Kawasaki mais economizou no projeto da Z300.

Levando em conta que estas motos são dirigidas a um público sem muita experiência, todas elas, além de serem estreitas entre as pernas do piloto, são baixinhas. A Z300 tem 775 mm, depois vem a MT-03 com 780 mm, a G 310R com 785 mm e, por último, a 390 Duke com seus 800 mm entre 0 assento e o solo.

SUSPENSÕES E FREIOS

Kawasaki Ninja 300 (8)

Quando nos referimos a suspensões e freios também podemos dividi-las em dois times. A dupla nipônica economiza no trem dianteiro ao usar bengalas convencionais, com barras de 41 mm e 120 mm de curso para a Z e 41 mm e 130 mm de curso na MT.

As europeias, por sua vez, investiram mais nesse quesito e equiparam seus modelos com mais rígidos e bonitos garfos invertidos. A Duke é mais radical , com barras de 43 mm e nada menos que 150 mm de curso. Não há duvidas de que o DNA ready to race da marca se aprecia em aspectos como esse e outros, como, por exemplo, o fato dela ser única a permitir que desliguemos o ABS.

A G chega com bons 140 mm de curso na suspensão dianteira, mas se contenta com barras invertem, e são as japonesas que mostram um sistema mais elaborado ao utilizar bieletas para dar progressivamente a suspensão traseira.

Um ponto a favor delas, já que as europeias não contam com bieletas e sus amortecedores são fixados diretamente as balanças. ABS e disco de freio único é um denominador comum nas quatro, mas há importantes diferenças nos detalhes, que mostram mais uma vez uma correspondência entre as tendências europeia e japonesa. As motos orientais são mais tradicionais e não trazem pinças dianteiras de fixação radial, e sim um sistema flutuante de dois pistões paralelos e fixação convencional.

Na Yamaha o disco de borda da lista e 298 mm, não flutuante, já na Kawasaki o disco tem 280 mm, não flutuante e tem a borda recortada. Mais uma vez KTM e BMW seguem o mesmo caminho ao confiar á Bybre (marca indiana cuja proprietária é a brembo) o sistema de freios dianteiro, instalado uma pinça radial de quatro pistões e um disco de 300 mm. A Kawasaki é a única a oferecer o seu modelo em duas versões: com ou sem ABS.

Uma das marcas mais admiradas do planeta. A BMW hoje é dona também das marcas Mini e Rolls-Royce Motor Cars e anteriormente também da Land Rover, o atual Range Rover foi desenvolvido em grande parte pela marca germânica. Hoje a Land-Rover pertence ao Grupo Tata. Atualmente, o grupo BMW orientou firmemente sua visão para o setor de alto padrão do mercado internacional de automóveis e motos, reunindo quatro marcas: BMW, Mini, Rolls-Royce Motor Cars e BMW Motorrad. O grupo BMW tem atualmente 30 fábricas em 14 países

    KTM 390 DUKE VS. KAWASAKI Z300 DRAG RACE

    KTM 390 DUKE VS. KAWASAKI Z300 DRAG RACE Kawasaki Z300 vs KTM 390 Duke vs Yamaha MT 03 vs BMW G 310R – Qual a melhor das 300cc

    COMPARATIVO: YAMAHA MT-03 X KAWASAKI Z300 X KTM 390 DUKE

    O primeiro teste comparativo da mt-03 no brasil mostra o que o lançamento traz de novo à categoria, que até agora tinha apenas modelos de kawasaki e ktm. COMPARATIVO: YAMAHA MT-03 X KAWASAKI Z300 X KTM 390 DUKE Kawasaki Z300 vs KTM 390 Duke vs Yamaha MT 03 vs BMW G 310R – Qual a melhor das 300cc

    KAWASAKI Z300 - PRUEBA RáPIDA (VS. KTM 390 DUKE)

    Prueba rápida de la kawasaki z300 y pequeña comparación con la ktm 390 duke. KAWASAKI Z300 - PRUEBA RáPIDA (VS. KTM 390 DUKE) Kawasaki Z300 vs KTM 390 Duke vs Yamaha MT 03 vs BMW G 310R – Qual a melhor das 300cc

    YAMAHA R3 X KAWASAKI Z300 X KTM DUKE 390 - VOLTA RÁPIDA COM ALEX BARROS #7 | AC ..

    Você também é acelerado? então vem com a gente: salve, acelerados! hoje vamos ver na pista motos do dia-a-dia, é o desafio das 300 cilindradas. qual será ... YAMAHA R3 X KAWASAKI Z300 X KTM DUKE 390 - VOLTA RÁPIDA COM ALEX BARROS #7 | AC .. Kawasaki Z300 vs KTM 390 Duke vs Yamaha MT 03 vs BMW G 310R – Qual a melhor das 300cc

    WHAT IF KAWASAKI NINJA 300 VS KTM DUKE 390

    Please decide for the winner between ninja 300 vs ktm duke 390 comment for the winner then like n subscribe thank u so much. WHAT IF KAWASAKI NINJA 300 VS KTM DUKE 390 Kawasaki Z300 vs KTM 390 Duke vs Yamaha MT 03 vs BMW G 310R – Qual a melhor das 300cc

    Tudo sobre Kawasaki Z300 vs KTM 390 Duke vs Yamaha MT 03 vs BMW G 310R – Qual a melhor das 300cc, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Novidades da Yamaha 2016 / 2017


3 Comentários

  1. Muitas informações erradas, o que tiram a credibilidade de toda a matéria.

    Apesar de trazer um comparativo entre as quatro que ainda não havia visto, não da pra acreditar no que vem escrito, pois encontrei várias comparações que sei que não são verdade. (Tenho uma MT – 03 e pesquisei muito a respeito).

    Parece que foi uma matéria traduzida com o GOOGLE tradutor.

  2. gostei do comparativo mais sei que é difícil de fazer gostaria de dados como 0a100 km velocidade maxima e etc. pois quem compra uma motinho dessas gosta deste tipo de informação. posso estar errado mais acha que a cb 500 tambem poderia estar ai.

  3. Muitos erros de concordância acabam por causar estranheza na leitura em muitos pontos! Apesar da ressalva, Seria bom se pusessem o peso das quatro, pra uma melhor apreciação do leitor. Além do mais, a MT 03 é também oferecida em versões com ou sem ABS, diferente do comentário na matéria. No mais, foi um bom comparativo, até então, o único que encontrei a reunir as quatro dessa categoria! Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Não deixe de ver isso

ARQUIVO 21/11/2016 JORNAL DO CARRO Harley Davidson Street Glide Special 2017 CREDTIO DIVULGAÇÃO

Harley-Davidson Street Glide Special 2017, preço e ficha técnica

A Harley-Davidson Street Glide Special, vendida na linha 2017 por R$ 86.400 – 6% a menos que na gama 2016..