NovasdoDia » Automoveis » IPVA interfere no valor do carro? Para onde vai o dinheiro do IPVA? Tire suas dúvidas sobre o imposto

IPVA interfere no valor do carro? Para onde vai o dinheiro do IPVA? Tire suas dúvidas sobre o imposto

O imposto IPVA é apenas uma das taxas relacionadas ao uso do automóvel que os proprietários devem ficar atentos e gera diversas dúvidas. Confira oito curiosidades sobre o IPVA que você não conhecia.

Por que você tem que pagar o IPVA?

IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Essa taxa anual é cobrada pelos estados incidindo apenas sobre a propriedade do bem.

O valor varia

O valor devido de IPVA varia de acordo com o estado, mas fica entre 2% e 4% do preço de venda do veículo.

Na Bahia, diesel paga mais caro

No estado baiano, a alíquota para veículos flex, gasolina, etanol, GNV e outros desse gênero é de 2,5%, mas veículos a diesel pagam 3,5% sobre o valor de venda.

Em São Paulo (SP), elétricos pagam meia

Desde 2014, a prefeitura de São Paulo isenta carros híbridos e elétricos do pagamento integral do imposto, pois o município abre mão de sua metade cabida da alíquota e o restante a ser pago fica com o estado.

Se atrasar, ainda pode rodar

Se houver atraso no pagamento do IPVA, a única punição prevista é não poder efetuar o licenciamento do veículo e o valor devido será negociado com juros pela Secretaria de Fazenda de cada estado.

Com o licenciamento do carro em atraso, aí sim o veículo não pode rodar. Há multa prevista e o veículo pode ser apreendido.

O dinheiro do IPVA vai direto para o bolso do governo estadual

De acordo com a lei, não há destinação específica para o dinheiro do IPVA. A única obrigação dos estados é repassar 50% do que foi arrecadado para os municípios de origem.

Nem todos são obrigados a pagar IPVA

Em alguns casos, pode ser pedida a isenção de pagamento da taxa. É o que acontece, por exemplo, com táxis e portadores de necessidades especiais.

O IPVA não interfere no valor do carro

Por ser um imposto que incide apenas sobre a propriedade do carro, ele não interfere no preço de um veículo 0km, por exemplo.

O Licenciamento é uma das taxas principais dos veículos, é ela que diz que o carro está em dia e liberado para trafegar em todo o território nacional. É ela também que permite a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), um documento de porte obrigatório, assim como a taxa, que deve ser paga anualmente. Apenas no Rio de Janeiro existe uma vistoria anual obrigatória que averigua o estado dos veículos para a emissão do CRLV. O valor é definido por cada estado e a arrecadação é destinada ao Detran de onde o veículo está cadastrado para cobrir as despesas com a emissão dos documentos. A data de vencimento está vinculada à placa do veículo, mas ela também muda de acordo com o estado.

Para fazer o Licenciamento é necessário o documento do ano anterior, pagamento do DPVAT do ano vigente, comprovante do pagamento do IPVA do ano atual e anterior, comprovante do pagamento de multas se existirem e o recolhimento da Taxa de Licenciamento.


Lançamentos de carros nacionais e importados, seguros, preços, avaliação, cores, teste e informações técnicas, qual o consumo do veículo, como fazer o financiamento, o que muda em 2017 e qual automóvel vai sair de linha.

    STF PROíBE QUE VEíCULOS SEJAM APREENDIDOS POR ATRASO DE IPVA

    STF PROíBE QUE VEíCULOS SEJAM APREENDIDOS POR ATRASO DE IPVA IPVA interfere no valor do carro? Para onde vai o dinheiro do IPVA? Tire suas dúvidas sobre o imposto

    NOME SUJO CADUCA OU NãO? - DR. GRANA

    A dívida realmente prescreve depois de 5 anos? confira o vídeo e depois compartilhe em seu facebook. essa é a dúvida número 1 entre nossos internautas. NOME SUJO CADUCA OU NãO? - DR. GRANA IPVA interfere no valor do carro? Para onde vai o dinheiro do IPVA? Tire suas dúvidas sobre o imposto

    2 DICAS NA HORA DE VENDER SEU CARRO USADO

    Neste vídeo eu darei duas dicas importante para você isentar-se de qualquer responsabilidade sobre o veículo automotor após a venda, é necessário a ... 2 DICAS NA HORA DE VENDER SEU CARRO USADO IPVA interfere no valor do carro? Para onde vai o dinheiro do IPVA? Tire suas dúvidas sobre o imposto

    Tudo sobre IPVA interfere no valor do carro? Para onde vai o dinheiro do IPVA? Tire suas dúvidas sobre o imposto, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Um comentário

  1. Todo início de ano é a mesma coisa, hora de ir embora o dinheiro reservado para o IPVA, DPVAT e a taxa de licenciamento. O mundo dos automóveis é cheio de siglas e impostos, mas você sabe para que eles servem, o que cada uma deles significa, para onde vai o valor que você é obrigado a pagar e como eles podem ajudar a sua vida? Em dezembro de 2017 o seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), por exemplo, completou 40 anos ainda passando incógnito por muita gente que deixa de receber o benefício simplesmente por não saber que tem direito. Por outro lado, a maioria das pessoas não tem a menor ideia de para onde vai o dinheiro do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ou porque é obrigado a fazer o licenciamento do carro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *