Honda CG 160 2017: preço, consumo e ficha técnica

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Com uma trajetória de sucesso, foi o primeiro modelo da marca a ser fabricado no Brasil e desde seu lançamento já são mais de 11 milhões de unidades vendidas nestes 39 anos de existência. Durante os primeiros anos era considerada o “Fusca das motos” pela confiabilidade e baixo custo de manutenção. Atualmente está na 9ª geração. Mas como “se melhorar, melhora”, vamos às novidades!

Como a linha CG é composta de dois modelos, a Fan e a Titan, inicialmente descreveremos o motor e o que também é comum as duas, e em seguida as mudanças específicas de cada. O propulsor é um monocilíndrico com comando de válvulas simples no cabeçote, arrefecido a ar, flex (etanol/gasolina), já em conformidade com a segunda fase do PROMOT4.

Em relação ao anterior, apresenta melhorias que passam pelo eixo balanceiro (que agora vem com dois contrapesos laterais ao invés de um no centro para reduzir vibrações) e pelo aumento de cilindrada de 150 para 162,7 cm³, com o aumento do curso e utilização de um pistão mais leve. O cabeçote e o suporte do comando de válvulas foram redesenhados, simplificando a retirada do eixo de comando. Também houve redução da transmissão primária, mudanças nas relações de marcha, redimensionamento dos discos de embreagem e até o aumento de eficiência do alternador, propiciando o uso de uma bateria de menor amperagem (de 5 para 4 ampères).

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Comparando os valores de potência e torque com etanol, temos 15,1 cv a 8.000 rpm contra 14,3 cv a 8.500 rpm e 1,61 kgfm a 6000 rpm contra 1,45 kgfm a 6500 rpm (comparando o novo 160 com o antigo 150). Segundo o fabricante, nos testes iniciais foi constatado uma economia de 8% no consumo. Em termos de ciclística, com exceção do pneu traseiro da Titan (agora mais largo e com o perfil ligeiramente mais baixo), os demais componentes permaneceram inalterados.

O quadro é do tipo Diamond, no qual o motor integra o conjunto, a suspensão dianteira vem com garfos telescópicos simples, com curso de 135 mm, e a traseira com duplo amortecimento e curso de 106 mm. Os freios são a disco simples na dianteira com diâmetro de 240 mm e a tambor na traseira com 130 mm, sendo que somente a Titan 2017 vem com o CBS (Combined Brake System) que atua simultaneamente com 30% da capacidade de frenagem na dianteira ao se acionar o freio traseiro, reduzindo a distância até a parada e evitando possíveis saídas de traseira.

Fan: O destaque vai para o novo tanque e as rodas de liga leve. O tanque permanece com capacidade de 16,1 litros, mas está mais alto na parte superior e finalmente ganhou a tampa aeronáutica que não fica elevada como a anterior e não precisa ser retirada para abastecimento.

O tanque também conta com um orifício próximo à tampa que permite que o vapor acumulado próximo à mesma se decante e retorne ao reservatório. Já as rodas de liga que substituíram as raiadas são as mesmas da Titan EX 2015, enquanto os pneus permanecem 80/100 na dianteira e 90/90 na traseira. Também mudam a carenagem sobre o tanque, o suporte, as pedaleiras do garupa e o escapamento. Por fim, a carenagem do farol vem agora pintada na cor da moto.

Titan: Em comum com a irmã Fan ela tem o tanque, o suporte, a pedaleira do garupa e o escapamento. No restante, temos rodas de liga leve com novo design, nova carenagem do farol e o painel digital com novo posicionamento das informações no visor e finalmente o conta-giros (falta só o indicador de marcha).

A Titan traz ainda nova carenagem sobre o tanque, com saídas de ar e novo grafismo, novo pedal de freio traseiro (agora por cima do escapamento) e uma nova carenagem traseira, com alças de alumínio maiores para o garupa ou bagagem. O pneu traseiro agora é mais largo, de medidas 100/80, e o novo conjunto traseiro traz luzes de sinalização reposicionadas, mais baixas, próximas à placa e na mesma linha vertical da lanterna.

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Como andam?

Apesar de estreito e curto, o circuito nos permitiu praticar acelerações, frenagens, curvas abertas, uma fechada e passar entre cones. As duas passaram inteira confiança, com engates precisos de marcha, suavidade nos comandos e respostas previsíveis. Devido ao posicionamento do novo motor, as pedaleiras estão um pouco mais baixas, reduzindo a dobra da perna, favorecendo o conforto do condutor.

Quanto ao desempenho comparado ao modelo anterior, não deu para sentir muita diferença, pois era uma moto zero km (160) com uma usada (150). Mas vale lembrar que as respostas da CG já eram pra lá de adequadas ao trânsito urbano, sendo que esta mudança visa principalmente as emissões de poluentes. Não foi uma alteração como a da Pop, por exemplo, que deu um salto ao aposentar o carburador. Mas, sem dúvida nenhuma, as CGs ficaram mais bonitas, equipadas e “limpas”. Ficamos na expectativa para o teste completo em breve.

Quanto custa?

A Fan está disponível nas cores cinza, vermelha e preta no valor de R$ 7.990 e a Titan, nas cores vermelha, branca e preta, a R$ 9.290 – ambas sem frete tendo como base a cidade de São Paulo. Como a nova POP, as CGs vêm com três anos de garantia e custo zero do óleo em sete revisões. Além disso, foi ampliado o intervalo de manutenção e troca de filtros. Seu público alvo é predominantemente masculino, das classe C e D para a Fan e classe C para a Titan, na maioria experientes e, no caso da Titan, que já foram ou são proprietários da CG.

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14 Comentários

  1. Um mamão!!! Shineray 160! Honda nunca mais!!!

  2. Rapaz eu comprei uma Titan 160 e até agora gostei da moto na minha opinião ficou chou de bola.

  3. Espero q a fan ñ seja assim como a tintan q não d muito defeito

  4. comprei uma cg 160 start zero e so tenho tido desgosto com ela, sem duvida a pior moto que ja tive, o motor vibra e bate mancal num barulho terrivel o cambio nao engrena a segunda marcha nem a pau; mandei ja duas vezes para a garantia, no momento inclusive estou com ela na assistencia tecnica.

  5. Já tive 4 motos honda uma bros 150 2012 uma fan 125 2014 uma titan 150 2008 e agora tenho uma titan 160 2016 e é máquina moto muito boa não quebra e anda muito pra quem gosta de moto. Honda é a moto

  6. Uma bosta comprei uma cg 160 no mês 12 de 2015 e até hoje da defeito gastei mó dinheiro com essa moto por não entender e acho que até perdi a garantia por ter mexido nela não indico

  7. Uma bosta comprei uma cg 160 preta no mês 12 de dezembro de 2015 só da defeito já gastei o maior dinheiro com ela por não entender direito e axo que já perdi até a garantia

  8. Tenho moto desde 2003 ,a comprei uma ml 1988 era uma bosta todo mês tava na oficina para reparo na parte elétrica ,troquei a ml em uma CG 1998 excelente moto só alegria, passei para uma CG 2002 outra moto ruim elétrica sempre apresentava defeito, passei para uma CG 150 simples posso dizer que está foi a melhor moto que já tive a bateria original durou 7 anos .acredito que as primeiras Cg160 sempre vão apresentar defeitos pois e o inicio de um produto com varias tecnologias e apartir do 2 ano de fabricação é que iremos ter motos com qualidade.

  9. Honda nunca mais, comprei uma no dia 14/01/2016, ja fui na autorizada mais de 08 vezes. Vive dando defeito!!!

  10. Eu também comprei esse mamão, ja ficou tres dias na oficina por causa de bateria, agora vai ficar até chegar um tal de regulador de voltagem, ja comprei 6 motos honda, agora depois que eu conseguir sair desse engodo nunca mais compro honda.

  11. Sai fora desse mamão, comprei uma 160 titan completa, a bateria ja deu defeito fiquei tres dias na oficina, agora apareceu um tal de recal, pois a bateria não suporta vou ter que deixar a moto na autorizada pra eles tirarem a peça um tal de regulador de voltagem e ficar apé por dias, alem da moto ser um chocalho ainda temos que aguentar o descaso da honda esta é a 6ª moto da honda que eu compro mas tenho u,ma ceteza honda nunca mais.

  12. CG 150 SPORT ANDA MAIS

  13. Rapaz eu comprei uma 160 cor preta n estou satisfeito altomovel só vive dando defeito

  14. Esta e chic vou comprar uma daqui uns dia se Deus quizer

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