NovasdoDia » Tecnologia » Gadget » Guia de Compras: Saiba escolher um gadget usado

Guia de Compras: Saiba escolher um gadget usado

Atualizar um equipamento ou mesmo trocar um gadget que ficou com defeito por algo mais novo nem sempre é uma tarefa fácil. Com uma infinidade de lançamentos e atualizações constantes, as tentações tecnológicas são incontáveis e levam os apaixonados por tecnologia a um estado constante de insatisfação. Para satisfazer seus anseios e vontades cibernéticas, muitos recorrem aos produtos usados. Graças a eles é mais fácil suprir uma vontade sem agredir muito o bolso. No entanto, o mercado de produtos usados pode oferecer várias armadilhas e bastante insatisfação. Para evitar dores de cabeça, a INFO preparou um guia rápido para que você faça uma compra mais eficiente.

  • Quando vale à pena comprar um gadget usado?

Normalmente a compra de um produto tecnológico usado faz sentido em situações bem específicas, seja ele um player multimídia, notebook ou mesmo TV. Isso se deve à rápida atualização do mercado. Identificada pela lei de Moore, que estabelece um aumento de 100% na capacidade de um chip a cada 18 meses, a velocidade com que novos e mais potentes produtos são despejados no mercado faz com que algo usado perca sentido rapidamente. Afinal, quem compraria um notebook ou desktop ultrapassado se a diferença para o novo não é tão grande? Por outro lado, a desvalorização dos produtos pode gerar preços interessantes, ou pelo menos deveria. Um dos grandes problemas da compra e venda de produtos usados é a precificação. Ao contrário dos automóveis, que têm seu preço tabelado, o mercado tecnológico funciona pela base do bom senso de vendedores e compradores.  Quando encontrar uma boa oferta, cheque as recomendações do vendedor ou loja em sites dedicados, como MercadoLivre. A avaliação de outros consumidores é fundamental para evitar falhas na entrega, preços abusivos e produtos em péssimas condições.

gadget

Atenção nos detalhes

Cada gadget possui uma vida-útil para seus componentes. Por exemplo, a bateria de um iPod pode durar de 1 a 3 anos até que uma troca seja necessária. Para verificar as condições antes de pedir uma troca, a Apple recomenda zerar o equalizador do produto, ajustar o volume em nível médio, manter a tela sempre ligada e ativar a repetição de faixas. Nessas condições, o usuário deve comparar a duração da bateria com uma tabela oferecida pela empresa para todos os modelos. Esse teste pode ser exigido pelo consumidor antes da compra. Em notebooks, a duração de bateria pode ser avaliada por softwares como o BatteryEater (com Wi-Fi e Bluetooth ativados e brilho da tela no máximo), que exige bastante do produto. A checagem de componentes, como as memórias, também deve ser feita quando possível, pois os trilhos podem oxidar. Para câmeras digitais, é preciso verificar os componentes. Nas DSLR, o diafragma possui um número limite de disparos, por isso é necessário checar se alguma troca já foi feita, ou mesmo os preços desse serviço para o modelo. Nas compactas, o sistema de foco pode dar problema com o passar do tempo. Por isso, verifique a mudança de foco quando possível. Na compra de qualquer produto, mas principalmente câmeras, filmadoras e players de mídia, é recomendável fazer uma avaliação presencial antes da compra.

  • Desktops:

A compra de desktops usados geralmente não oferece vantagens, principalmente pela durabilidade de cada componente e nas trocas que os usuários realizam ao longo do tempo. No entanto, para Macs a compra pode ser viável. Por serem muito caras no Brasil, as soluções de desktop usadas da Apple são convidativas para profissionais e escritórios de design. Nesses casos, é preciso checar a integridade dos drives, conexões, placas de vídeo, fonte de alimentação e as condições do próprio gabinete.

  • Smartphones:

Possivelmente essa categoria de gadget é a que oferece os maiores atrativos. Pela infinidade de lançamentos, um smartphone se torna obsoleto rapidamente. Normalmente, o preço de um produto topo de linha demora a cair nas operadoras. Por esse motivo, a busca por um usado oferece várias vantagens. É preciso ficar atento a riscos na tela, integridade dos botões físicos, câmera, flash, alto-falante, qualidade da ligação e também com a bateria. Para checar a tela, uma imagem com uma única cor pode ressaltar riscos e possíveis deformações. Quem nunca derrubou um celular? Por isso, verifique bem a carcaça, pergunte se ela é a original ou se já foi substituída. Isso indica acidentes sofridos pelo aparelho no passado. Outro detalhe importante e que serve para todos os produtos: só compre gadgets com a nota fiscal original e manuais em bom estado.


    ALIEXPRESS - GUIA DE COMPRAS COMPLETO!!! SAIBA TODOS OS DETALHES E TRUQUES SITE!

    Tudo que você precisa saber sobre como comprar no aliexpress, esmiuçado e detalhado, escolha de mercadoria, vendedores, métodos de envio, receita ... ALIEXPRESS - GUIA DE COMPRAS COMPLETO!!! SAIBA TODOS OS DETALHES E TRUQUES SITE! Guia de Compras Saiba escolher um gadget usado

    HYUNDAI HB20 TEM QUALIDADES, MAS A SUSPENSãO... | GUIA DE COMPRA | BEST CARS

    Bonitinho ele é. falam bem de seu motor, do acabamento... mas também existem críticas frequentes entre os proprietários. o hyundai hb20 passou por mais ... HYUNDAI HB20 TEM QUALIDADES, MAS A SUSPENSãO... | GUIA DE COMPRA | BEST CARS Guia de Compras Saiba escolher um gadget usado

    SAIBA COMO COMPRAR NAS LOJAS DO GUIA DE LOJAS ONLINE

    Hoje visitamos lojas que vendem chuteiras online. entramos na loja centauro e na loja netshoes. Ótimo passeio no shopping. SAIBA COMO COMPRAR NAS LOJAS DO GUIA DE LOJAS ONLINE Guia de Compras Saiba escolher um gadget usado

    Tudo sobre Guia de Compras Saiba escolher um gadget usado, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *