Governo quer aumentar tributação de importados

Home » Atualidades » Governo quer aumentar tributação de importados

navio-de-carga-importar-china

A Câmara dos Deputados deve finalizar a análise das propostas do ajuste fiscal proposto pelo governo federal nesta semana. Hoje deve ser aprovada a Medida Provisória (MP) 668, que aumenta a tributação dos importados, com a elevação das alíquotas do PIS/Pasep-Importação de 1,65% para 2,1% e a da Cofins-Importação de 7,6% para 9,65%.

Segundo grande parte dos parlamentares, a medida protege a indústria nacional. Se aprovada, a maioria dos importados passa a pagar 11,75% em alíquotas.

O deputado Moroni Torgan (DEM-CE), vice-líder da Minoria, criticou a medida e lembrou que o aumento do imposto atinge os mais vulneráveis. “Muitas vezes, as pessoas dizem ‘ah, isso vai refletir só no empresário’. Não, vai refletir até no seu pãozinho. Porque a importação, por exemplo, do trigo que vem da Argentina, se tiver um aumento, vai refletir no pãozinho de cada dia.”

Para o relator, deputado Manoel Júnior (PMDB-PB), a proposta evita que a importação de mercadorias passe a gozar de tributação mais favorecida do que aquela incidente sobre os produtos nacionais, desprotegendo as empresas instaladas no País. Ele lembrou que a questão da tributação em produtos importados foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF) em ação que questionava a inclusão do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) na base de cálculo para importados.

DealExtreme vai abrir depósito e site exclusivo no Brasil – China

Como comprar produtos importados pagando ou não impostos

Os integrantes da comissão mista que analisou a medida ressaltaram importância da aprovação da matéria. Na ocasião da votação, na última semana, o presidente do colegiado, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), o deputado Afonso Florence (PT-BA), o senador Benedito de Lira (PP-AL) e o deputado Walter Ihoshi (PSD-SP) elogiaram o relator.

O senador José Pimentel (PT-CE) ressaltou que o Ministério da Fazenda acompanhou o trabalho da comissão e os ajustes feitos no texto contam com o apoio do governo. O senador Romero Jucá (PMDB- RR) destacou o trabalho do presidente e do relator da comissão e afirmou que a MP é muito importante para o momento do País.

Já o líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), acusou a oposição de fazer demagogia com as medidas do ajuste fiscal. Após as votações da última semana, o líder disse que a base governista foi estabilizada e, portanto, vai garantir a aprovação das propostas restantes.

Desoneração

A segunda proposta a ser votada é o Projeto de Lei 863/15, que reduz o benefício fiscal de desoneração da folha de pagamentos concedido a 56 segmentos econômicos. A proposta tramita em urgência constitucional e substitui a Medida Provisória 669/15, que foi devolvida pelo presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros, no dia 3 de março.

O economista Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do Dieese, entidade técnica de apoio às centrais sindicais, afirma que, em parte, houve a preservação de emprego com a política de desoneração da folha de pagamento.

Entretanto, acrescentou, que isso não veio acompanhado de desenvolvimento produtivo, o que compromete o sucesso da medida. “Seria permanente se a capacidade de investimento das empresas tivesse se ampliado e, com isso, os empregos estivessem sendo preservados, mas a desoneração não foi acompanhada de investimento”, afirmou o economista.

A posição do Diese fortalece a proposta do relator da matéria e líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani. Ele disse ao DCI ser favorável ao escalonamento da desoneração até 2018. No entanto ele admitiu que a proposta vai sofrer resistência do governo. “Evidentemente, isso terá resistência da parte do governo. Existem setores que buscam estar entre as exceções. Eu tenho tentado encontrar o ponto de equilíbrio ao conversar com o governo, com os parlamentares e com os setores que fazem parte da desoneração.”

Picciani explicou que a ideia é proteger os setores que geram empregos e aquecem a economia. “Vamos priorizar os setores que são geradores de emprego e que o impacto negativo pode trazer perda dos postos de trabalho e que traz impacto direto no dia a dia das pessoas, que possam ocasionar aumentos de tarifa, processo de inflação, subida de preço de alguns produtos, etc.”

Aqui você fica por dentro o que acontece no Brasil e no mundo, celebridades, famoso que morreu ou faleceu na data de hoje, política, quem é o corrupto e ladrão do momento, crise econômica, qual partido que mais rouba, o próximo a ir pra cadeia, dinheiro sujo, charges e curiosidades.

    GOVERNO VAI AUMENTAR TRIBUTAçãO SOBRE CIGARROS A PARTIR DE MAIO I JORNAL DA NO ..

    Quem fuma vai sentir o hábito pesar mais no bolso, já que o governo vai aumentar o imposto sobre o cigarro a partir de maio deste ano. e no final de 2016 ... GOVERNO VAI AUMENTAR TRIBUTAçãO SOBRE CIGARROS A PARTIR DE MAIO I JORNAL DA NO .. Governo quer aumentar tributação de importados

    GOVERNO AUMENTA IMPOSTO DE BEBIDAS E ELETRôNICOS

    O governo sancionou a mp (medida provisória) 690, que dispõe sobre a incidência do ipi (imposto sobre produtos industrializados) sobre bebidas quentes, ... GOVERNO AUMENTA IMPOSTO DE BEBIDAS E ELETRôNICOS Governo quer aumentar tributação de importados

    GOVERNO AUMENTA TRIBUTOS SOBRE CHOCOLATE, CIGARROS E SORVETE 03/02/2016

    O governo federal anunciou oficialmente o aumento da tributação de vários produtos. a mudança deve refletir nos gastos dos brasileiros. GOVERNO AUMENTA TRIBUTOS SOBRE CHOCOLATE, CIGARROS E SORVETE 03/02/2016 Governo quer aumentar tributação de importados

    GOVERNO FEDERAL COGITA AUMENTO DE TRIBUTAçãO

    Oito em cada 10 brasileiros acreditam que não há necessidade em aumentar impostos para melhorar os serviços públicos. GOVERNO FEDERAL COGITA AUMENTO DE TRIBUTAçãO Governo quer aumentar tributação de importados

    DILMA PERDULÁRIA E SEU EXÉRCITO DE RABOS PRESOS NÃO PARAM DE AUMENTAR IMPOSTO ..

    Senado aprova mp que eleva tributação sobre ganho de capital https://youtu.be/bseynz7mluc mas quando a coisa não é importante eles economizam, como, ... DILMA PERDULÁRIA E SEU EXÉRCITO DE RABOS PRESOS NÃO PARAM DE AUMENTAR IMPOSTO .. Governo quer aumentar tributação de importados

    Tudo sobre Governo quer aumentar tributação de importados, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Não deixe de ver isso

renan-chutado

Renan Calheiros é chutado da Presidência do Senado

É para glorificar de pé! O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu nesta segunda-feira, 5, ao pedido da.