Ford Ka+ 2015: versões, preços, ficha técnica e informações

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O nome é Ka+, mas você pode chamá-lo de novo Fiesta Sedan. É fácil entender, caro leitor: o New Fiesta três-volumes ficou bonito e refinado, porém, apesar do bom porta-malas, não é exatamente um carro familiar por conta do espaço interno restrito. Faltava um sedã compacto que assumisse o legado do Fiesta Sedan Rocam em termos de acomodação e preço agressivo. Não falta mais: é aí que entra o inédito Ka com bumbum saliente. O carro chega às lojas em outubro com duas opções de motor e três de equipamentos, a partir de R$ 37.890.

O que é?

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Desenvolvido sob a chefia da Ford brasileira, o projeto do novo Ka já contemplava o sedã desde o início. A ideia era ter um três-volumes espaçoso e bem desenhado, mas sem abusar dos custos para manter o preço competitivo. Por isso, as portas traseiras são as mesmas do hatch e as lanternas não invadem a tampa do porta-malas. Ao mesmo tempo, era preciso dar ao três-volumes um aspecto mais refinado. Na frente, a grade é por filetes cromados e os faróis são prateados por dentro, enquanto o hatch traz grade colmeia e faróis de máscara negra. A traseira alongada não chega a parecer adaptação, mas o design não é unanimidade em beleza. Particularmente, achei o carro mais harmônico ao vivo do que em fotos. E a aerodinâmica é melhor que a do hatch, com Cx de 0,323.

Boa herança do Fiesta Sedan Rocam (abandonada pelo New Fiesta) é a tampa do porta-malas com braços pantográficos, que não interferem na área das bagagens. A abertura é elétrica, feita pela chave canivete, e a capacidade é de bons 445 litros – contra apenas 257 l do hatch. Em contrapartida, a falta de cobertura na parte interna da tampa deixa a aparência um pouco desleixada, com cabos metálicos e chicote elétrico à mostra.

Medindo 4,25 m de comprimento, o novo Ka+ teve todos os seus 36,8 cm a mais que o Ka dedicados ao compartimento de carga. Já a cabine repete a boa quantidade de porta-objetos (com destaque para a prateleirinha emborrachada à frente do câmbio) e a liberdade de movimentos encontrada no hatch: quatro adultos de até 1,80 m não passam aperto, seja para acomodar as pernas ou a cabeça. Não chega a ter a largura de um Logan, mas apresenta medidas similares às do Prisma.

A apresentação interna e a disposição dos comandos é a mesma do hatch, com painel de plástico texturizado, quadro de instrumentos de visual simples e posição de dirigir elevada, com bancos confortáveis e de bom suporte para o corpo. A diferença do Ka+ fica por conta do tecido dos bancos exclusivo e dos apliques em black piano no acabamento do painel, volante e maçanetas – no Ka imitam aço escovado. Apesar da imagem mais sofisticada, o sedã avaliado tinha algumas falhas que não notamos no hatch testado semanas atrás: as colunas dianteiras não estavam perfeitamente encaixadas e um “grilo” no painel se manifestava em pisos irregulares. A carroceria, ao menos, exibia vão regulares entre as chapas.

Como anda?

O novo sedã traz o motor 1.5 16V do New Fiesta para a gama Ka, a ser oferecido inclusive no hatch a partir de outubro. O Ka+ também será ofertado com o novíssimo 1.0 12V de três cilindros, mas, nesse primeiro momento, a Ford disponibilizou somente a versão SEL 1.5 para avaliação. Segundo a marca, cerca de 70% das vendas do Ka+ serão das versões 1.5, dada a necessidade de um motor mais forte para um carro familiar que vai viajar carregado na maioria das vezes.

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Com 110 cv e 14,9 kgfm (1 cv a menos que no New Fiesta), o motor 1.5 mostra boa disposição para embalar o sedã. As saídas são espertas e, embora não haja comando variável como no 1.0, a boa oferta de torque em baixas rotações garante uma condução tranquila, sem necessidade de reduções de marcha nos aclives. Em vias de mão dupla, proporcionou ultrapassagens seguras. E na estrada aberta a relação acertada de transmissão assegura 3.200 rpm a 120 km/h em quinta marcha – uma rotação saudável para os ouvidos e para o bolso, já que permite baixo consumo. O modelo obteve nota A pela etiqueta de eficiência energética do Inmetro, com médias de 7,9 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada, usando etanol.

Quanto custa?

A diferença de preço do Ka+ para o Ka ficou na média do mercado entre irmãos hatches e sedãs: por R$ 2,5 mil a mais você leva o porta-malas extra para casa. As versões são exatamente as mesmas: SE, SE Plus e SEL, tendo ar-condicionado, direção elétrica, sistema de som com My Ford Dock e Bluetooth, vidros dianteiros e travas elétricas desde o modelo de entrada. A SE Plus adiciona comando elétrico para as janelas traseiras e o sistema de entretenimento Sync com comandos por voz. Já a SEL acrescenta faróis de neblina, rodas de liga aro 15″, assistente de partida em rampa e o controle de estabilidade – item exclusivo entre os sedãs compactos. Veja abaixo os preços:

Ka+ SE 1.0: R$ 37.890
Ka+ SE Plus 1.0: R$ 39.890
Ka+ SEL 1.0: R$ 42.490

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Para levar o motor 1.5, no entanto, o salto no preço ficou um tanto elevado: R$ 5 mil, lembrando que não há nenhuma diferença em termos de acabamento ou equipamentos para as versões 1.0. E aí, considerando o modelo SEL 1.5 avaliado, o preço de R$ 47.490 nos parece salgado para um carro que não oferece comando elétrico para os retrovisores nem sensor de estacionamento. Cerca de R$ 45 mil seria um valor que deixaria o Ka+ topo de linha com excelente custo-benefício, mas, ainda assim, a tabela da Ford está coerente com a da concorrência formada por Renault Logan, Chevrolet Prisma e Hyundai HB20S, além de Fiat Grand Siena e VW Voyage. Confira abaixo:

Ka+ SE 1.5: R$ 42.890
Ka+ SE Plus 1.5: R$ 44.890
Ka+ SEL 1.5: R$ 47.490

Em termos de pós-venda, todas as novidades do Ka se estendem ao Ka+, como a garantia de três anos com assistência 24h durante todo o período, as revisões a cada um ano ou 10 mil km e o seguro especial em parceria com a Mapfre. Daí você me pergunta: “legal, mas cadê a versão automática?” Bem, a Ford avisa que não há planos de oferecer o câmbio automatizado Powershift no Ka, até para não acirrar ainda mais a disputa fraterna com o New Fiesta Sedan. Algo que, pelas qualidades do novato, certamente vai acabar acontecendo…

Ficha Técnica:

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.499 cm3, comando duplo, flex;

Potência: 105 cv a 6.500 rpm/110 cv a 5.500 rpm;

 Torque: 14,6/14,9 kgfm a 4.250 rpm;

Transmissão: câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira;

Direção: elétrica;

Suspensão:independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira;

Freios: discos na dianteira e tambores na traseira, com ABS;

Rodas: liga-leve aro 15″ com pneus 195/55 R15;

Peso: 1.048 kg;

Capacidades: porta-malas 445 litros, tanque 51,6 litros;

Dimensões: comprimento 4.254 mm, largura 1.695 mm, altura 1.525 mm, entreeixos 2.491 mm

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