Ford Fusion 2.5 Flex 2016: Preço, Seguro e Informações

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O botão de partida não está lá. Idem para a tração integral. Como não há turbo, o desempenho também não é o mesmo da versão  Titanium 2.0 Ecoboost , lançada no fim do ano passado. Mas o Fusion  2.5 Flex tem vários atrativos.

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E o principal é o preço: enquanto o modelo top de linha custa R$ 112.990, a novidade sai por R$ 20 mil a menos: R$ 92.990. Com a chegada do Fusion mais barato, a Ford amplia seu poder de fogo. Enquanto o Titanium briga com Hyundai Azera e alguns alemães (Mercedes Classe C e BMW Série 3) na faixa acima de R$ 100 mil, o 2.5 Flex pega VW Jetta TSI, Hyundai Sonata, Kia Optima e Peugeot 508 no andar inferior (o Chevrolet Malibu deve engrossar essa lista no segundo semestre).

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Bom já falei do que se perde (em termos de equipamentos) e do que se economiza . Mas o que se ganha com a nova versão? Muito. Para começar, o belo estilo do Fusion está preservado. O sedá com jeitão de cupê e dianteira de Aston Martin agrada visualmente. O estilo é moderno, e a versão 2.5 não tem muitas diferenças em relação à Titanium.

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As rodas são aro 17 e têm desenho diferente das do modelo mais caro, que usa aro 18. Na traseira, há apenas uma saída de escape (dupla no Titanium). Mas o resto está tudo ali.

O modelo tem até uma grade móvel localizada atrás da grade frontal, para melhorar a aerodinâmica. No passado, alguns automóveis já tiveram um engenho desses, mas o objetivo era outro. Quando ligava o carro no inverno, o motorista podia fechar manualmente a parte frontal, para acelerar o aquecimento do motor.

Agora, tudo é automático e a função é melhorar a aerodinâmica, não a refrigeração. Em uso urbano ou baixa velocidade, a grade fica aberta, para não atrapalhar na refrigeração. Em alta velocidade, ela fecha, para melhorar a fluidez de ar pela carroceria.

Você entra no carro e encontra praticamente tudo o que sempre almejou em um automóvel nessa faixa de preço. Bancos de couro com ajustes elétricos e memória? Estão lá. Câmera de ré? Também. Idem  para oito airbags (contando os de joelhos para o motorista e passageiro).

Que tal um sistema multimídia (Sync)  com comando de voz, tela sensível ao toque de oito polegadas e GPS? Seus desejos foram atendidos. A portuguesa que “atendia” os pedidos na geração anterior do Sync não foi substituída por uma brasileira. O que ocorreu é que agora as duas se revezam no trabalho.

A brasileira faz o primeiro atendimento e a portuguesa complementa o serviço. Por isso, no GPS, rotatória virou “circuito de tráfego”. E ela costuma inverter as sílabas tônicas de todos os nomes de ruas.

Saio com o carro e constato que o engenheiro Eduardo Barreto havia acabado de falar sobre o trabalho feito na suspensão. Na calibração para o Brasil, a Ford procurou um meio-termo entre os ajuste do modelo feito para os EUA e do que anda pela Europa. Absorve bem irregularidades, é confortável e mostrou boa estabilidade.

O único problema  é que a frente continua raspando no chão, como nos modelos anteriores. Em valetas, a dianteira fazendo a “terraplanagem” do solo.

O conjunto motor-câmbio agrada. O Duratec 2.5 flex não tem os 240 cv da versão Ecoboost 2.0. Mas, com 16 válvulas, comando duplo e coletor de admissão variáveis, rende 175 cv com etanol (167 cv com gasolina), e leva o sedã de 1.572 kg a 100 km/h em 10,5 segundos.

Não é um avião como o Ecoboost (0-1oo km/h em 7,7 s), nem como o Jetta TSI (0-100 km/h em 7 s, por R$ 86.290), mas é um número aceitável. Esse motor é uma variação do que equipa o Ranger flex.

Como é o primeiro flex dessa categoria, o Fusion sai na frente. Mas como bebe esse rapaz! Não sei se embalado pelo clima de Carnaval, mas o fato é que o Fusion não passou 8,8 km/l na estrada e 6,7 km/l na cidade. Ainda bem que não há teste de bafômetro para automóveis!

O câmbio automático de seis marchas aceita trocas manuais, mas não no volante. Quem quiser fazer trocas vai ter acionar o botão na própria manopla da alavanca. Não é muito prático.

Por outro lado, o volante é repleto de teclas, apara acessar o som, atender ao telefone, personalizar funções no quadro de instrumentos, checar informações no computador de bordo, etc. Além de tudo isso, a direção elétrica é bem calibrada.

O espaço no banco de trás é amplo, característica herdada das gerações anteriores. A distância entre-eixos, de 2,85 m, é a maior da categoria, o que garante acomodação de sobra para pés e joelhos. Dá para cruzar as pernas. O porta-malas para 514 litros também é bem amplo.

A Ford fechou parceria com a Mapfre, e está vendendo o carro com seguro de R$ 3.365, independentemente do perfil do segurado. A empresa não fala em número de vendas, mas não se surpreenda se o novo Fusion voltar a emplacar a média de mil carro por mês, como nos velhos tempos.

Fusion 2.5 Flex:

Aceleração:
0-100 km/h (s) ……………….. 10,5
0-400 m (s) ……………….. 17,4
0-1.000 m (s) ……………….. 31,5
Velocidade a 1.000 m (km/h) ……………….. 168,3
Retomada de velocidade:
40-80 km/h (D) ……………….. 5,5
60-100 km/h (D) ……………….. 5,7
80-120 km/h (D) ……………….. 7,1
Frenagem:
100 km/h (m) ……………….. 42,5
80 km/h (m) ………………. 26,2
60 km/h (m) ……………….. 18,2
Ruído interno:
Em marcha lenta ……………….. 41,4 dB
a 40 km/h ……………….. 52,9 dB
a 80 km/h ……………….. 59,6 dB
120 km/h ………………..    –

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3 Comentários

  1. Alan S. Santos

    Por tudo que oferece, acredito que vale a pena adquirir este carro. Ainda não comprei um porque tenho que mudar de casa – a garagem da minha casa cabe meu Focus, mas é pequena para ele – e não gosto muito de comprar lançamentos. Geralmente que compra os primeiros carros de lançamento serve de cobaia para os aprefeiçoamentos dos próximos. Mas que eu vou colocar um carro destes ano que vem em minha garagem, podem ter certeza! Com fé em Deus!

  2. Carrão, pena que não tem pra vender na rede autorizada, e se tiver, é com agio

  3. Se você tem dinheiro, tá seguro, se não, morra nas download versão 2016 e 2017 muito boas do mercado.

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