Ford Focus 2.0 Titanium Plus Powershift 2016

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A Ford antecipou a renovação estética e tecnológica do Focus 2016, que estreia no Brasil menos de dois anos após a estreia da terceira geração do modelo. Fabricado na Argentina, o modelo chega com visual renovado, maior refinamento técnico e mais equipamentos. Mas o motor Ecoboost que é bom…

Principal mudança do Focus é a incorporação do atual DNA de estilo da Ford. A dianteira agora é tomada pela grade hexagonal bem parecida com a do Fusion, sendo filetada com cromados na versão Titanium e em estilo colmeia na SE. Os faróis também mudam, agora são mais afilados, de traços semelhantes aos do New Fiesta. O capô ganha ressaltos que dão mais imponência, enquanto os para-choques trazem linhas mais limpas e com novo desenho na tomada de ar inferior e dos faróis de neblina – item que agora passa a ser item de série em todas as versões.

Na traseira, as novidades são as lanternas levemente reduzidas, para-choques redesenhados e tampa do porta-malas com linhas mais suaves e nova acomodação da placa. Há também novas rodas de 17 polegadas para todas as versões.

As mudanças começam pelo ajuste elétrico dos bancos, ignição por botão e câmbio automatizado Powershift de dupla embreagem. A tela entre o velocímetro e o conta-giros, de excelente resolução, exibe de forma direta as informações do computador de bordo. As características gerais de acabamento são as mesmas, com exceção dos detalhes em black piano nos comandos da central multimídia.

O rodar na cidade mantém o mesmo nível baixo de ruído, assim como o conforto. Ao acelerar, a velocidade evolui rapidamente. Em Drive, as trocas do câmbio são suaves e em giro mais baixo para privilegiar o consumo. Rodando a 120 km/h em sexta marcha, o giro do motor fica em 2.700 rpm. Para uma condução mais “esportiva”, basta colocar o câmbio na posição “S” para que as trocas de marcha ocorram aos 6.500 rpm. Isso também gera um ruído maior dentro da cabine. A grande novidade, os paddle-shifts, mostraram que as trocas pelas aletas não são tão ágeis como no concorrente VW DSG.

Foi testado também o novo sistema de frenagem automática, que através de sensores identifica partes reflexivas no veículo à frente (como placa e lanternas) e aciona os freios caso identifique colisão iminente, eliminando o impacto quando a diferença de velocidade for de até 20 km/h (se o carro da frente estiver a 90 km/h e o Focus a 110 km/h, por exemplo) e reduzindo significativamente a pancada até 50 km/h. A Ford preparou uma barreira deformável para teste. Ao acelerar até 20 km/h, o Focus conseguiu parar sozinho completamente.

Em Fortaleza, a temperatura externa estava na casa dos 30º C e o ar-condicionado deu conta do recado para motorista e passageiro dianteiro, mas quem estava atrás reclamou da refrigeração mais contida (não há saídas de ar para o banco traseiro em nenhuma versão).

Custa R$ 86.900 e vem com rodas com pintura preta e face diamantada, airbags de cortina, chave com sensor de presença e partida por botão, sistema de conectividade SYNC com tela colorida de 8 polegadas no console, tela LCD colorida de 4 polegadas no painel de instrumentos e sistema de som Sony Premium. Ainda mais completa, a versão Titanium Plus vem com assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xenon adaptativos, sistema de estacionamento automático de segunda geração, espelhos com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e teto-solar.

O Focus impressiona pelo acerto mais refinado que a engenharia da Ford conseguiu aplicar no modelo 2016. As modificações visuais também fizeram bem ao hatch, apesar de o deixar meio parecido com o irmão menor Fiesta. Não há do que reclamar do acabamento interno e dos equipamentos. Para ficar totalmente antenado, faltaram os sistemas Apple CarPlay e Android Auto na central multimídia e um piloto automático adaptativo (ACC) como opcional. No entanto, o que mais pesa é a falta de uma opção com motor turbo (como o novo 1.5 Ecoboost europeu), ainda mais considerando que o preço já começa na casa dos R$ 70 mil e fica perigosamente perto dos R$ 74.300 cobrados pelo VW Golf com seu motor 1.4 TSI e câmbio manual de seis marchas.

Preço: R$ 86.900

Ficha técnica:

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.999 cm3, comando duplo variável, injeção direta, flex;
Potência: 175/178 cv a 6.500 rpm;
Torque: 21,5/22,5 kgfm a 4.500 rpm;
Transmissão: câmbio automatizado de seis marchas, dupla embreagem, tração dianteira;
Direção: elétrica;
Suspensão: independente McPherson na dianteira e multilink na traseira;
Freios: discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS;
Rodas: aro 17″ com pneus 215/50 R17;
Peso: 1.399 kg;
Capacidades: porta-malas 316 litros, tanque 55 litros;
Dimensões:comprimento 4.360 mm, largura 1.823 mm, altura 1.469 mm, entreeixos 2.648 mm

ff2

A Ford do Brasil começou seus primeiros investimentos em 1919, sendo a primeira produtora de automóveis a se instalar no Brasil. Possui atualmente fábricas nas cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Taubaté e sede na cidade baiana Camaçari (BA), além de um campo de provas na cidade de Tatuí - SP.

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2 Comentários

  1. Amauri floridi

    Com CAMBIO POWER SWIFT..?… kkkkkkkkkkkkkk

    Coitado eu tenho uma eco titanium 2014.. 2.0 com esse CÂMBIO… Não tem um dia que o carro perde por completo as manchas e me deixa com vergonha na rua.. Estrada.. Pedagio.. Subida.. Shopping.. Vizinhos.. Amigos.. Rindo de mim… Kkkkk eu risada mesmo… Se não eu fico loko… E porque não vendi ele kkkkk ninguém quer comprar KKK olha na mídia o mundo inteiro fala de POWER SWIFT…procure saber nas médias…… NÃO FAÇAM ESSA BESTEIRA POWER SWIFT NASCEU ERRADO…. cade o recall..?… Por favor se algum juiz ler esse artigo… Peça para Ford trocar meu câmbio por um automático de verdade assinado BRASILEIRO LESADO.

  2. O focus tem sim uma saída de ar condicionado para a parte de tras…Para acionar, deve-se apertar a tecla que direciona o ar para baixo. Note que embaixo dos bancos dianteiros, há um duto que faz esse direcionamento.

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