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Fim da internet fixa ilimitada: Netflix, Youtube e jogos onlines estão com os dias contados no Brasil

atRegressão total, se você é fã de serviços que consome grande tráfego de dados, saiba que essa mordomia está com os dias contados.

Tudo isso porque a internet fixa deixará de ser ilimitada.

O limite no tráfego de internet já acontecia em todas as operadoras no caso de banda larga móvel, aquela utilizada nos smartphones, mini modem e roteador 3G. Mas agora, a limitação ocorrerá também no caso da internet fixa, aquela que chega em residências e empresas através da linha telefônica.

A Telefônica, empresa do grupo Vivo já aplicou as mudanças em seus novos e antigos planos comercializados para empresas.

Diante disso, o Ministério Público Federal já se manifestou contrário à nova medida. Enquanto isso, a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), órgão regulamentador do serviço, se mostrou favorável, alegando que a nova medida beneficiará os usuários que utilizam menos do serviço, e assim, pagará um valor menor, visto que os planos comercializados serão em formas de franquia de dados, e não na forma de velocidade como é praticado atualmente.

Os novos planos da Vivo ficaram da seguinte forma:

No plano de 4Mb/s, a franquia de dados é de 50GB.  Nos planos de 8 e 10Mb/s, a franquia de dados é de 100GB. No plano de 15Mb/s, a franquia de dados é de 120GB. No plano de 25Mb/s, a franquia de dados é de 130GB. Após o término da franquia, a velocidade será reduzida uma velocidade ainda não informada pela operadora.

Veja um demonstrativo de como ficaria com a nova medida para um assinante da Netflix:

Um filme em HD consome em média 2.5GB de tráfego. Se sua internet for a maior contratada, ou seja, a de 130GB, você poderá assistir até 52 filmes sem reduzir a velocidade. Mas isso sem contar a utilização de outros serviços, como navegar na internet, downloads, celulares conectados na rede WI-FI, etc.

Mas você deve estar se perguntando: essa mudança é legal? Sim.

Se no contrato que você assinou junto a prestadora do serviço constar essa cláusula, a mudança pode ser aplicada. Se não consta, o cliente poderá aceitar a alteração do plano ou então solicitar o cancelamento sem cobrança de multa rescisória quando há.

No caso da Vivo, a nova mudança já entrou em vigor para clientes que adquiriram o serviço a partir de 05 de fevereiro de 2016. Para os antigos clientes, não haverá redução da velocidade ou corte do serviço até o dia 31/12/2016. Ou seja, a partir dessa data, todos os clientes estarão sujeitos a nova mudança.


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3 Opinião e Avaliação

  1. Tudo q eh obrigatório, eh uma merda. Se isso fosse coisa boa não seria obrigatório.

  2. francisco edson

    ok! e uma bom ideia mais eu tenha uma internet ilimitada mais agora mão tenho mais ficou pior

  3. As principais operadoras de banda larga – Vivo, NET e Oi – estão fazendo alterações nos planos comercializados, para impor limites à navegação residencial.
    Assim como aconteceu com a internet móvel, que passou a ser cortada após o final da franquia (limite de uso da rede), os pacotes de dados para a banda larga não serão mais vendidos de acordo com a velocidade de navegação e, sim, com a cota de dados.
    Se esse limite for ultrapassado, a operadora poderá reduzir a velocidade ou mesmo cancelar a conexão até o final do mês. Na prática, o novo modelo estabelece o fim da internet fixa ilimitada.
    Recentemente, as operadoras passaram a incluir em seus contratos uma cláusula que permite, hoje e no futuro – a depender da operadora e da velocidade contratada –, que o usuário respeite a franquia.
    A operadora Vivo começou a adotar a nova regra, desde 5 de fevereiro. Os clientes que assinam um plano do Vivo Internet Fixa recebe um limite mensal de consumo que pode variar de 10 GB (nos planos com velocidade entre 200 Kbps e 2 Mbps) a 130 GB (no pacote de 25 Mbps).
    De acordo com a Vivo, ao exceder o consumo, o cliente terá sua conexão de internet bloqueada ou com velocidade reduzida. A empresa afirma que só vai começar a cobrar pelo uso excedente de dados a partir de 2017.
    “À medida que isto vier a ocorrer, a empresa fará um trabalho prévio educativo para que o cliente possa aferir o seu consumo”, disse a Vivo, por meio de nota.
    Atuais clientes da banda larga fixa da Vivo não serão afetados pela alteração nos contratos.

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