Fiat Uno 1.4 2015: sistema start-stop apaga o motor quase sem que o motorista perceba e volta a funcionar também sem alarde

Home » Automoveis » Fiat Uno 1.4 2015: sistema start-stop apaga o motor quase sem que o motorista perceba e volta a funcionar também sem alarde

Uno 1.4

Antes do Uno Evolution, o único carro com câmbio manual e start-stop que eu havia dirigido era o VW Golf 1.4 TSI. E a boa surpresa foi perceber que o sistema do Fiat funciona tão bem quanto o do hatch médio alemão. O recurso tem atuação discretíssima, com mínima interferência na dirigibilidade: o motor apaga quase sem que o motorista perceba e volta a funcionar também sem alarde – não há vibração excessiva e o barulho da partida só é mais intenso se estivermos com as janelas abertas.

Engraçado é observar a cara das pessoas ao redor do Uno enquanto ele “morre” e “ressuscita” nas paradas. Primeiro olham torto, achando que você não sabe dirigir. Depois se surpreendem ao ver que você deixa o carro desligado e ele só liga, rapidinho, quando o semáforo abre. Todo o sistema de partida do Uno Evolution foi reformulado, desde o motor de arranque — desenvolvido especialmente para funcionar com mais frequência —, até o gerenciamento eletrônico do equipamento.

Pegamos trânsito pesado com o modelo e o sistema funcionou perfeitamente, mesmo em incontáveis paradas. Vale lembrar, porém, que há alguns pré-requisitos para ele atuar. Não adianta, por exemplo, ficar com a primeira marcha já engatada no semáforo, como fazem alguns (maus) motoristas – desgastando a embreagem. Para o motor desligar o carro deve estar em ponto morto, religando ao pisarmos na embreagem ou após 165 segundos, quando ele religa automaticamente para preservar a carga da bateria.

Às vezes o propulsor também religa por conta do vácuo do servo-freio ficar baixo (para o pedal não endurecer) ou ainda se o carro atingir velocidade de 3 km/h, em caso de situação de aclive ou declive. A direção fica sem assistência no período em que o motor está desativado, e não adianta mexer no volante para o motor religar (como acontece em diversos carros automáticos com start-stop).

Uno 1.4-2

Único inconveniente do sistema é o aquecimento da cabine em dias de calor, pois o compressordo ar-condicionado desliga junto com o motor. Confesso que já cheguei a desligar o start-stop (por meio de um botão no painel) para evitar o desligamento do ar em algumas ocasiões. Com o motor desativado, somente o ventilador do carro se mantém funcionando, o que é insuficiente para manter o interior do carro fresco quando está quente lá fora.

Tirando esta questão (há estudos de um ar-condicionado elétrico para o futuro dos carros com start-stop), o recurso do Uno se mostrou muito eficaz, funcionando com precisão e ajudando a reduzir o gasto de combustível e a emissão de poluentes, além de obviamente diminuir o ruído nas paradas. O sistema ainda dá ao Uno um ar de compacto europeu, antenado às últimas tendências, e mostrou seu valor nas nossas medições de consumo: registramos, com etanol, médias de 9,4 km/l na cidade (onde o recurso faz a diferença) e 13,5 km/l na estrada – esta graças à relação mais longa da transmissão. São valores melhores que os do Uno 1.0, e próximos ao do VW up! – até então o carro mais econômico testado.

A troca do Uno 1.0 por este Evolution 1.4 aqui também deixou a certeza de esta é a versão ideal. O torque extra faz toda a diferença na condução, sem a necessidade de se ficar esticando marcha a toda hora, e proporcionando uma dirigibilidade mais agradável, seja na cidade ou em viagens. Ainda assim, os números de teste do Evolution não foram muito animadores: com aceleração de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos e retomada de 80 a 120 km/h em 16,6 s, ele foi mais lento que o novo Ka 1.0, por exemplo, que registrou 13,7 s e 13,8 s nas mesmas provas, respectivamente.

Desconfiamos que o resultado poderia ser melhor caso o carro testado fosse mais rodado (tinha apenas 350 km quando chegou à pista para as medições), mas deixa exposta a necessidade da Fiat de renovar seus motores – é um 1.4 antigo com desempenho de 1.0 moderno.

FICHA TÉCNICA:

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 8 válvulas, 1.368 cm³, flex; Potência: 85/88 cv a 5.750 rpm; Torque: 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm; Transmissão: câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira; Direção: hidráulica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos sólidos na dianteira e tambores na traseira, com ABS; Rodas: liga-leve aro 14″ com pneus 175/65 R15;Peso: 990 kg; Capacidades: porta-malas 280/290 litros, tanque 48 litros; Dimensões: comprimento 3.811 mm, largura 1.636 mm, altura 1.480 mm, entre-eixos 2.376 mm

Lançamentos de carros nacionais e importados, seguros, preços, avaliação, cores, teste e informações técnicas, qual o consumo do veículo, como fazer o financiamento, o que muda em 2017 e qual automóvel vai sair de linha.

    FIAT UNO 2015 1.4 EVOLUTION START-STOP - DETALHES E CONSUMO - WWW.CAR.BLOG.BR

    Http://www.car.blog.br. FIAT UNO 2015 1.4 EVOLUTION START-STOP - DETALHES E CONSUMO - WWW.CAR.BLOG.BR Fiat Uno 1.4 2015 sistema start stop apaga o motor quase sem que o motorista perceba e volta a funcionar também sem alarde

    FIAT UNO WAY 1.4 | AUTO+TV

    Obrigado por assistirem, cliquem no gostei se gostaram do vídeo (ajudará no crescimento do canal), se quiserem assistir mais vídeos sobre carros, ... FIAT UNO WAY 1.4 | AUTO+TV Fiat Uno 1.4 2015 sistema start stop apaga o motor quase sem que o motorista perceba e volta a funcionar também sem alarde

    FIAT UNO AUTOMáTICO 1.4 DUALOGIC - TEST DRIVE E IMPRESSõES - WWW.CAR.BLOG.BR

    Http://www.car.blog.br artigo sobre o test-drive: http://www.car.blog.br/2015/02/uno-automatico-14-sporting-2015-test.html. FIAT UNO AUTOMáTICO 1.4 DUALOGIC - TEST DRIVE E IMPRESSõES - WWW.CAR.BLOG.BR Fiat Uno 1.4 2015 sistema start stop apaga o motor quase sem que o motorista perceba e volta a funcionar também sem alarde

    FIAT UNO EVOLUTION 2015 - AVALIAçãO

    O fiat uno evolution é o primeiro carro nacional com start-stop. mais detalhes: http://glo.bo/1dn5cyj. FIAT UNO EVOLUTION 2015 - AVALIAçãO Fiat Uno 1.4 2015 sistema start stop apaga o motor quase sem que o motorista perceba e volta a funcionar também sem alarde

    AVALIAçãO FIAT UNO SPORTING 2015 | CANAL TOP SPEED

    Se inscreva no canal top speed para vídeos semanais de carros , avaliações automotivas e dicas: http://goo.gl/fzmhqj o vídeo da semana é do hatchback ... AVALIAçãO FIAT UNO SPORTING 2015 | CANAL TOP SPEED Fiat Uno 1.4 2015 sistema start stop apaga o motor quase sem que o motorista perceba e volta a funcionar também sem alarde

    Tudo sobre Fiat Uno 1.4 2015 sistema start stop apaga o motor quase sem que o motorista perceba e volta a funcionar também sem alarde, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Novidades da Fiat 2016 / 2017

    Mercado: Confira o que cada sedã 1.0 oferece em sua versão básica

    Sedãs compactos já não são tão “pelados” como no passado, VW Voyage é exceção Hoje, o consumidor que está interessado em comprar um sedã 1.0, conta com sete opções no mercado nacional. Os preços são […]

    Fornecedores indicam que o Fiat X6H começará a ser produzido em março

    Fiat iniciará produção de seu novo hatch em março De acordo com forncedores, a Fiat começará a produzir seu novo hatch em março. Chamado por enquanto de Projeto X6H, o modelo chegará ao mercado com motores […]

    Fiat Grand Siena terá versão Attractive 1.0 por R$ 43.590

    Sedã chega equipado com o motor 1.0 EVO para ocupar lugar do finado Sienal EL A Fiat lançará nos próximos dias o Grand Siena Attractive equipado com motor 1.0 EVO. O sedã terá preço sugerido […]

    Inspiração para os projetos X6H e X6S, Fiat registra patentes da família Tipo no Brasil

    A Fiat registrou patentes da família Tipo no Brasil. Na publicação do INPI há imagens do hatch de frente e traseira  e desenhos dianteiros do sedã e da perua. Como o Autos Segredos revelou com […]

    Flagra do leitor: Fiat Mobi Drive Dualogic terá acionamento por botões

    Versão automatizada terá acionamento do câmbio por botões como no irmão Uno Já confirmado pelo fabricante, a versão Dualogic para o Fiat Mobi Drive segue em testes. Um protótipo foi flagrado pelo leitor Wesley Valadares e […]

    Fiat X6H será mais largo que o Grand Siena

    Novo hatch da Fiat será lançado no primeiro semestre de 2017 Ontem (24/11), nossa reportagem encontrou o Fiat X6H (foto acima) em testes na capital mineira. Poderíamos ter fotos melhores, mas, numa ação completamente sem noção […]

    Motor Firefly deixa Fiat Mobi mais disposto

    Novo conjunto mecânico muda comportamento do subcompacto italiano Marlos Ney Vidal (*) Bragança Paulista (SP) Lançado em abril, o Fiat Mobi chegou ao mercado com o antigo motor Fire. Apesar de confiável e robusto, o […]

    Fiat Mobi Drive com motor 1.0 Firefly tem preço de R$ 39.870

    Fim do mistério: o Mobi Drive, equipado com o novo motor 1.0 Firefly, tem preço sugerido de R$ 39.870. Por enquanto, ele é oferecido apenas com transmissão manual de cinco marchas, mas o câmbio automatizado Dualogic será […]

    Fiat montará unidades VP´s do X6H em dezembro

    Fabricante acelera desenvolvimento de seu novo hatch e montará dezenas de unidades VP´s em dezembro A Fiat acelera o desenvolvimento de seu novo hatch, em dezembro a marca montará dezenas de unidades VP´s do X6H. […]

    Fiat Toro 2018 terá motor 1.8 atualizado

    Picape contará com o mesmo motor atualizado que estreou na linha 2017 do Jeep Renegade A linha 2017 da Fiat Toro contará com o motor 1.8 E.torQ flex atualizado. A estreia será na linha 2018 […]


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Não deixe de ver isso

img_6273.jpg

Fusion Hybrid x Jeep Compass Diesel 2017: combinam economia e requinte

  A segunda geração do Compass, lançado recentemente, chega para concorrer diretamente com o Hyundai ix35. Sua versão a diesel, no.