Fiat Uno 1.4 2015: sistema start-stop apaga o motor quase sem que o motorista perceba e volta a funcionar também sem alarde

Home » Automoveis » Fiat Uno 1.4 2015: sistema start-stop apaga o motor quase sem que o motorista perceba e volta a funcionar também sem alarde

Antes do Uno Evolution, o único carro com câmbio manual e start-stop que eu havia dirigido era o VW Golf 1.4 TSI. E a boa surpresa foi perceber que o sistema do Fiat funciona tão bem quanto o do hatch médio alemão. O recurso tem atuação discretíssima, com mínima interferência na dirigibilidade: o motor apaga quase sem que o motorista perceba e volta a funcionar também sem alarde – não há vibração excessiva e o barulho da partida só é mais intenso se estivermos com as janelas abertas.

Engraçado é observar a cara das pessoas ao redor do Uno enquanto ele “morre” e “ressuscita” nas paradas. Primeiro olham torto, achando que você não sabe dirigir. Depois se surpreendem ao ver que você deixa o carro desligado e ele só liga, rapidinho, quando o semáforo abre. Todo o sistema de partida do Uno Evolution foi reformulado, desde o motor de arranque — desenvolvido especialmente para funcionar com mais frequência —, até o gerenciamento eletrônico do equipamento.

Pegamos trânsito pesado com o modelo e o sistema funcionou perfeitamente, mesmo em incontáveis paradas. Vale lembrar, porém, que há alguns pré-requisitos para ele atuar. Não adianta, por exemplo, ficar com a primeira marcha já engatada no semáforo, como fazem alguns (maus) motoristas – desgastando a embreagem. Para o motor desligar o carro deve estar em ponto morto, religando ao pisarmos na embreagem ou após 165 segundos, quando ele religa automaticamente para preservar a carga da bateria.

Às vezes o propulsor também religa por conta do vácuo do servo-freio ficar baixo (para o pedal não endurecer) ou ainda se o carro atingir velocidade de 3 km/h, em caso de situação de aclive ou declive. A direção fica sem assistência no período em que o motor está desativado, e não adianta mexer no volante para o motor religar (como acontece em diversos carros automáticos com start-stop).

Uno 1.4-2

Único inconveniente do sistema é o aquecimento da cabine em dias de calor, pois o compressordo ar-condicionado desliga junto com o motor. Confesso que já cheguei a desligar o start-stop (por meio de um botão no painel) para evitar o desligamento do ar em algumas ocasiões. Com o motor desativado, somente o ventilador do carro se mantém funcionando, o que é insuficiente para manter o interior do carro fresco quando está quente lá fora.

Tirando esta questão (há estudos de um ar-condicionado elétrico para o futuro dos carros com start-stop), o recurso do Uno se mostrou muito eficaz, funcionando com precisão e ajudando a reduzir o gasto de combustível e a emissão de poluentes, além de obviamente diminuir o ruído nas paradas. O sistema ainda dá ao Uno um ar de compacto europeu, antenado às últimas tendências, e mostrou seu valor nas nossas medições de consumo: registramos, com etanol, médias de 9,4 km/l na cidade (onde o recurso faz a diferença) e 13,5 km/l na estrada – esta graças à relação mais longa da transmissão. São valores melhores que os do Uno 1.0, e próximos ao do VW up! – até então o carro mais econômico testado.

A troca do Uno 1.0 por este Evolution 1.4 aqui também deixou a certeza de esta é a versão ideal. O torque extra faz toda a diferença na condução, sem a necessidade de se ficar esticando marcha a toda hora, e proporcionando uma dirigibilidade mais agradável, seja na cidade ou em viagens. Ainda assim, os números de teste do Evolution não foram muito animadores: com aceleração de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos e retomada de 80 a 120 km/h em 16,6 s, ele foi mais lento que o novo Ka 1.0, por exemplo, que registrou 13,7 s e 13,8 s nas mesmas provas, respectivamente.

Desconfiamos que o resultado poderia ser melhor caso o carro testado fosse mais rodado (tinha apenas 350 km quando chegou à pista para as medições), mas deixa exposta a necessidade da Fiat de renovar seus motores – é um 1.4 antigo com desempenho de 1.0 moderno.

FICHA TÉCNICA:

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 8 válvulas, 1.368 cm³, flex; Potência: 85/88 cv a 5.750 rpm; Torque: 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm; Transmissão: câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira; Direção: hidráulica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos sólidos na dianteira e tambores na traseira, com ABS; Rodas: liga-leve aro 14″ com pneus 175/65 R15;Peso: 990 kg; Capacidades: porta-malas 280/290 litros, tanque 48 litros; Dimensões: comprimento 3.811 mm, largura 1.636 mm, altura 1.480 mm, entre-eixos 2.376 mm

Lançamentos de carros nacionais e importados, seguros, preços, avaliação, cores, teste e informações técnicas, qual o consumo do veículo, como fazer o financiamento, o que muda em 2017 e qual automóvel vai sair de linha.

    FIAT UNO 2015 1.4 EVOLUTION START-STOP - DETALHES E CONSUMO - WWW.CAR.BLOG.BR

    Http://www.car.blog.br. FIAT UNO 2015 1.4 EVOLUTION START-STOP - DETALHES E CONSUMO - WWW.CAR.BLOG.BR Fiat Uno 1.4 2015 sistema start stop apaga o motor quase sem que o motorista perceba e volta a funcionar também sem alarde

    FIAT UNO WAY 1.4 | AUTO+TV

    Obrigado por assistirem, cliquem no gostei se gostaram do vídeo (ajudará no crescimento do canal), se quiserem assistir mais vídeos sobre carros, ... FIAT UNO WAY 1.4 | AUTO+TV Fiat Uno 1.4 2015 sistema start stop apaga o motor quase sem que o motorista perceba e volta a funcionar também sem alarde

    TEST DRIVE NOVO FIAT UNO 2015

    Andamos no novo uno 2015 sporting ✓ dê um gostei ✓ compartilhe ✓ comente link abaixo do vídeo de lançamento do novo uno 2015 ... TEST DRIVE NOVO FIAT UNO 2015 Fiat Uno 1.4 2015 sistema start stop apaga o motor quase sem que o motorista perceba e volta a funcionar também sem alarde

    NOVO FIAT UNO 2015

    Inscreva-se no botÃo vermelho acima ✓ dê um gostei ✓ compartilhe ✓ comente ✇ fiat uno 2015 inova com start&stop e transmissão automatizada ... NOVO FIAT UNO 2015 Fiat Uno 1.4 2015 sistema start stop apaga o motor quase sem que o motorista perceba e volta a funcionar também sem alarde

    AVALIAçãO FIAT UNO SPORTING 2015 | CANAL TOP SPEED

    Se inscreva no canal top speed para vídeos semanais de carros , avaliações automotivas e dicas: http://goo.gl/fzmhqj o vídeo da semana é do hatchback ... AVALIAçãO FIAT UNO SPORTING 2015 | CANAL TOP SPEED Fiat Uno 1.4 2015 sistema start stop apaga o motor quase sem que o motorista perceba e volta a funcionar também sem alarde

    Tudo sobre Fiat Uno 1.4 2015 sistema start stop apaga o motor quase sem que o motorista perceba e volta a funcionar também sem alarde, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Novidades da Fiat 2017 / 2018

    Recall: Fiat convoca Linea e Punto por falha em eixo

    A FIAT CHRYSLER AUTOMÓVEIS (FCA) convoca recall para Linea e Punto, ano/modelo 2009 a 2012, por falha no eixo traseiro. O atendimento começará no dia 31 de janeiro. Na data, a marca fará a inspeção […]

    Flagramos o Projeto X6S, novo sedã da Fiat

    Previsto para chegar no fim do ano, o novo sedã da Fiat está em testes usando uma mula do Grand Siena. O modelo derivado do Projeto X6S será fabricado na Argentina. Assim como o X6H, […]

    Novo Fiat Fiorino chega ao México como RAM Rapid

    A nova Fiat Fiorino já é vendida no México como RAM Rapid. O multiuso é comercializado em versão única equipada com motor 1.4 Fire EVO. Por lá, o modelo é comercializado com vários itens de […]

    Fiat X6H poderá se chamar Tipo

    Ainda não está definido, mas, já há quem chame o novo Fiat X6H, de Tipo. Nossos contatos, dizem que algumas pessoas já se referem ao novo hatch pelo nome. O modelo, como o Autos Segredos […]

    Fiat Punto terá sua produção encerrada neste mês

    Lançado no dia 9 de agosto de 2007, o Fiat Punto dará adeus ao Brasil, ao final deste mês. “Já está mais que confirmado o fim de produção dele neste mês” diz uma fonte.  Se […]

    Fiat oficializa fim de vida de Bravo, Idea, Linea e Freemont

    Apesar de negar durante todo o ano de 2016, marca retira de seu site os modelos que já não eram fabricados desde o primeiro semestre de 2016 A Fiat retirou de seu site oficial os […]

    Fiat reajusta preços de quase toda a sua linha para janeiro

    Ano novo, preço novo. Ainda não é oficial, mas, a Fiat já está com preços novos para a maioria de seus modelos. O reajuste já está em vigor desde o dia 5 deste mês. Nossa […]

    Confira os novos hatches que chegam neste ano

    Segmento terá dois novos modelos, duas reestilizações e um com novidade mecânica A maior parte das novidades para o ano de 2017 está relacionada aos SUV´s., mas, alguns fabricantes também preparam novidades no segmento dos […]

    Flagra dos leitores: Fiat X6H, novo hatch da marca italiana

    Nossos atentos leitores nos mandam flagras do Fiat X6H rodando pela capital mineira Se as linhas de produção da Fiat estão paradas, o mesmo não se pode dizer da engenharia. Os testes de rodagem do […]

    Nostalgia: Fiat Palio completa 20 anos de produção

    Conheça a história de duas décadas do Fiat Palio e derivados. O modelo foi responsável por desbancar o Gol da liderança no mercado brasileiro depois de 27 anos Waldez Carmo Amorim Especial para o Autos […]


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Não deixe de ver isso

Top 20 carros mais emplacados de 2017 – Primeira quinzena

Mais do mesmo, o ano de 2017 começou e o líder de vendas não muda, o Chevrolet Onix toma conta.