Fiat Grand Siena Essence 1.6 2015: ficha técnica e informaçoes

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A Fiat trilhou um caminho um pouco diferente dos rivais na hora de fazer o sedã do novo Palio. Para se distanciar do hatch (e também do velho Siena, que segue em produção), o Grand Siena ganhou entre-eixos alongado (2,51 m contra 2,42 m), suspensão traseira com eixo do Punto e uma carroceria praticamente exclusiva, que tem portas traseiras diferentes do hatch e até mesmo uma dianteira com design próprio. O resultado visual divide opiniões, mas é inegável a vantagem de porte e espaço interno do modelo, sem falar no porta-malas campeão, de 520 litros.

Ser internamente mais amplo que o Palio, porém, não faz o Grand Siena se destacar nesta turma. O espaço no banco traseiro é o mais justo entre os quatro sedãs. E na frente o motorista encontra a menor área para os pés. Não que o Siena seja apertado, mas não é tão amplo quanto os demais. Os bancos dianteiros também são mais estreitos, enquanto o painel parece um tanto exagerado na mistura de componentes e texturas, embora haja preocupação com o acabamento. Deixa a desejar o grafismo do quadro de instrumentos, com números pequenos e muito próximos. Também faltou uma central multimídia.

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Diferencial da Fiat é oferecer no Siena alguns equipamentos dignos de sedãs maiores. Esta versão Essence pode vir airbags laterais, teto-solar elétrico, retrovisor direito com sistema tilt down (baixa automaticamente para se visualizar a calçada ao engatar a ré), sensor de chuva e de luz, e retrovisor interno eletrocrômico – todos estes itens não encontrados nos rivais. Há também opcionais mais triviais, como CD player com Bluetooth, sensor de estacionamento traseiro e comandos do som no volante. A questão é que, somando tudo isso que a gente citou, o preço salta dos iniciais R$ 46.700 para quase R$ 57 mil, fazendo o Grand Siena invadir a seara do Linea.

Teórica vantagem do Fiat se daria no desempenho, devido ao motor E.TorQ 1.6 16V de 117 cv e 16,8 kgfm. Digo teórica porque, embora tenha os maiores valores de torque e potência, na prática o Siena revela uma incômoda apatia em baixas rotações que prejudica a condução na cidade, ainda mais com o ar-condicionado ligado. Esse 1.6 precisa de giros para mostrar a que veio, melhorando substancialmente as respostas acima de 3 mil rpm (até com ronquinho esportivo). Ainda assim, não conseguiu superar o Ka na aceleração de 0 a 100 km/h (levou 11,4 s) e foi o mais gastão do quarteto, com médias de 6,9 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada.

Já a mudança na suspensão traseira (em relação ao Palio) deixou o Grand Siena com uma bitola mais larga. A medida visou dar um comportamento mais equilibrado ao sedã, mantendo o eixo de trás mais assentado ao solo. Funcionou bem: o Fiat roda com conforto e não balança muito nas curvas, ajudado também pelas rodas aro 16″ (contra 15″ dos rivais). Mas Siena não tem a carroceria tão rígida quanto os demais, de modo que os sacolejos são mais sentidos pelos ocupantes ao passar por pisos ruins.

 Ficha técnica:

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.598 cm3, comando simples, flex;
Potência: 115/117 cv a 5.500 rpm;
Torque: 16,2/16,8 kgfm a 4.500 rpm;
Transmissão: câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira;
Direção: hidráulica;
Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira;
Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS;
Rodas: aro 16″ com pneus 195/55 R16;
Peso: 1.141 kg;
Capacidades: porta-malas 520 litros, tanque 48 litros;
Dimensões: comprimento 4.290 mm, largura 1.700 mm, altura 1.506 mm, entreeixos 2.511 mm

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Um comentário

  1. Comprei um GranSiena 2014, no mes de setembro. A tampa do porta-mala, quando acionada para abrir, dá um saldo na abertura. Ou seja, não precisa utilizar as mãos. Pode a pessoa estar com as mãos ocupadas.
    Outra coisa: tinha um GrandSiena 2016 2017 e costumava deixar a mala aberta, por errar um dos 3 botões. Agora não, a tampa pula para cima.

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