Fiat Bravo 2016: informações, preço e ficha técnica

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Ele já não é mais feito na Itália e ganhou um irmão mais moderno na China. O Fiat Bravo 2016 renovou visual e conteúdo no começo do ano para manter-se razoavelmente bem no mercado nacional, que adotou o provável último hatch médio da marca italiana feito na Europa.

Com preços a partir de R$ 63.170, o Fiat Bravo 2016 apresenta-se em uma faixa de preço até competitiva dentro do segmento dos médios, mas apesar de seu estilo atraente e bom conteúdo, o hatch sofre com o peso dos anos, especialmente após ter demorado um bom tempo para chegar ao Brasil.

O NA avaliou a versão de entrada Essence com transmissão automatizada Dualogic. Completo, o modelo alcança R$ 74.797. Por esse preço só existem duas opções automáticas entre os rivais, o Peugeot 308 2.0 Allure (R$ 72.590) e o Ford Focus 1.6 S Powershift (R$ 73.900). Ou seja, um automático e outro de dupla embreagem. Na comparação das três opções de transmissão, o Fiat fica em desvantagem.

Por fora…

Na frente, o Fiat Bravo Essence Dualogic 2016 apresenta faróis duplos com o facho baixo tipo canhão, grade com friso cromado, para-choque com formato em “V” e dotado de friso cromado. Os faróis de neblina com função curva, assim como o protetor, foram alterados. O restante do acabamento é preto.

As rodas de liga leve são aro 16 com acabamento diamantado e pneus 205/55 R16. O visual é elegante. Os para-lamas dianteiros possuem repetidores de direção e os retrovisores são pintados na cor do carro, assim como as maçanetas.

Na traseira, destaque para as molduras pretas das lanternas, cujo formato é ovalizado. A tampa do porta-malas agora dispõe de câmera de ré no lugar da fechadura anterior. O porta-malas pode ser acionado pela chave ou interior do veículo. O nome “Bravo” ficou em destaque, assim como o logotipo da Fiat, que também serve de botão de abertura.

O para-choque tem aberturas que imitam saídas de ar, bem como um difusor de ar central com outra saída falsa ao centro. Há luz de neblina e sensor de estacionamento, um item que no pacote completo também vem com o dianteiro. No teto, apenas uma antena chama atenção.

Por dentro…

Com melhorias, o acabamento do Fiat Bravo Essence Dualogic 2016 apresenta painel em dois tons, mas ambos com materiais duros. A parte frontal recebeu textura agradável ao toque, mas a parte superior parece que vai envelhecer antes do tempo. Ao centro, destaque para a multimídia Uconnect com tela de 5 polegadas e imagem da câmera de ré. O display, sensível ao toque, ainda oferece navegador e conexões auxiliar, USB e Bluetooth.

Próximos desse dispositivo ficam os comandos da direção elétrica Dual Drive, desligamento dos sensores de estacionamento, faróis e lanterna de neblina, travas e regulagem elétrica dos faróis. O conjunto é bom, mas fica longe das mãos do condutor, no caso da iluminação auxiliar e seu ajuste. Mais abaixo, o ar condicionado dual zone é outro item positivo do Bravo.

O volante tem acabamento em couro e visual simples, embora contando com comandos de mídia e telefonia. O piloto automático fica na coluna de direção, enquanto as hastes dos faróis e limpadores possuem comandos de hodômetro e computador de bordo. Os paddle shifts para trocas manuais poderiam ter melhor acabamento. O quadro de instrumentos é bem amplo e de fácil leitura, destacando-se o display central com computador de bordo e hodômetro.

No console central, entradas USB e auxiliar, bem como fonte 12V. A base da alavanca do Dualogic tem pintura em cinza brilhante. Entre os bancos, dois pequenos porta-copos e um porta-garrafa refrigerado sob o apoio de braço central. O porta-luvas tem bom espaço, assim como uma divisória interna.

As portas apresentam acabamento com tecido acinzentado na parte central, que ainda vem com friso cromado. É agradável ao toque e aos olhos. Os retrovisores externos possuem rebatimento elétrico no pacote Creative Full, que é um dos três disponíveis para a versão Essence (os outros são Creative e Uconnect Premium).

Os bancos apresentam tecido bastante macio e agradável, mas em dois tons de cinza. A espuma é firme e há ajuste de altura para o condutor, assim como também da coluna de direção (altura e profundidade) e cintos de segurança dianteiros. Há luzes de leitura na frente e atrás, bem como porta-óculos e para-sóis com espelhos iluminados. O retrovisor interno é eletrocrômico.

Atrás, o Bravo Essence apresenta difusor de ar central, banco bipartido com três apoios de cabeça, cinto central de três pontos e três apoios de cabeça. Por fim, o porta-malas abriga 400 litros de bagagem, tendo ainda um subwoofer – que vem no pacote de som – e rede para prender objetos frágeis. O espaço dianteiro é bom, apesar de ser abaixo do desejável na parte traseira. Uma pessoa de 1,90 m pode encostar a cabeça no teto.

Por ruas e estradas…

O Fiat Bravo Essence Dualogic 2016 tem um desempenho comportado, apesar de seu estilo e proposta serem naturalmente mais esportivos. O motor 1.8 E.torQ Flex se esforça para entregar sua força, que é de 130/132 cv a 5.250 rpm e 18,4/18,9 kgfm, respectivamente.

Ele ronca bastante quando exigido e isso incomoda no habitáculo. O fato é reforçado pelo câmbio Dualogic, que apesar das alterações, jamais será como um automático. As trocas de marchas continuam tendo uma pausa, o que incomoda muito. Além disso, a programação segura demais a marcha em alta rotação, prejudicando o consumo.

Os atrasos no acionamento da embreagem dificultam uma condução esportiva. Para se explorar um pouco mais do E.torQ, é necessário fazer tudo manualmente, mas ainda nem de perto igual ao câmbio manual tradicional. As mudanças podem ser feitas pela alavanca ou paddle shifts.

Poderíamos terminar por aqui, mas infelizmente temos de alertar aqueles que pretendem um automatizado. Sem assistente de partida em rampa ou algo semelhante ao Hill Holder, apesar da rolagem do Auto Hold, o Fiat Bravo Essence Dualogic 2016 merece muita atenção nos aclives, especialmente em trânsito pesado ou manobras em ruas muito inclinadas.

O câmbio não segura o carro e, como não há pedal de embreagem, o condutor tem de testar a habilidade com o pé esquerdo (que não recomendamos pela falta de sensibilidade) para segurar o carro e evitar pequenas colisões. É um “mal” presente em quase todos os automatizados de uma embreagem.

Rodando a 110 km/h, o Fiat Bravo Essence Dualogic 2016 marcou 3.100 rpm, o mesmo que na época do lançamento. Ruim mesmo é o consumo com etanol. Só conseguimos 9,5 km/litro na estrada e 6,8 km/litro na cidade. Com tanque de 58 litros, não dá para ir muito longe sem visitar um posto de combustíveis.

A posição de dirigir é boa, mas a ergonomia poderia ser melhor, especialmente em relação ao piloto automático e comandos de neblina e ajuste de altura. O nível de ruído é aceitável na maior parte do tempo, mas incomoda quando se exige um pouco mais do veículo.

A direção elétrica tem dois ajustes, sendo um modo bem leve para manobras (City) e o outro padrão, mais firme. Os freios são bastante eficientes, lembrando que são discos nas quatro rodas. A suspensão é outro ponto bom, absorvendo bem buracos e imperfeições do pavimento, mas sem comprometer a estabilidade.

Tentando ser mais discreto que os demais, o Fiat Bravo Essence Dualogic 2016 vem bem recheado, apesar dos R$ 74.797 quando completo. Ar condicionado dual zone, câmera de ré, rádio Uconnect, sistema de som com subwoofer, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e rebatimento elétrico dos espelhos.

Há também retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular, rodas de liga leve aro 16, volante multifuncional com paddle shifts, piloto automático, faróis de neblina com função curva, direção elétrica com dois modos, entre outros.

Ruim mesmo é a transmissão Dualogic. Depois do que vimos no Jeep Renegade, bem que a Fiat poderia introduzir o automático de seis marchas da Aisin no 1.8 EtorQ do hatch. Este último oferece desempenho mediano e não tem nenhuma pretensão esportiva. Sem o automatizado, o preço cairia para pouco menos de R$ 72.000.

As revisões até 50.000 km somam R$ 2.304, algo que chega a ser inferior ao de alguns modelos até menores. De modo geral, o Bravo Essence 2016 só é uma opção aceitável sem o câmbio Dualogic. Se existe a necessidade de ter um automático, então é melhor considerar as duas opções que mencionamos no início da matéria e que custam até menos.

Preço:

R$ 74.797

Ficha técnica:

Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, flex
Cilindrada – 1747 cm³
Potência – 130/132 cv a 5.250 rpm (gasolina/etanol)
Torque – 18,4/18,9 kgfm a 4.500 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão – Automatizada de cinco marchas e mudanças sequenciais

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 9,9/10,3 segundos (etanol/gasolina)
Velocidade máxima – 193/191 km/h (etanol/gasolina)
Rotação a 110 km/h – 3.100 rpm
Consumo urbano – 6,8 km/litro (etanol)
Consumo rodoviário – 9,5 km/litro (etanol)

Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Barra de torção
Elétrica Dual Drive

Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus
Liga leve aro 16 com pneus 205/55 R16

Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.373 mm
Largura – 1.792 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.509 mm
Entre-eixos – 2.602 mm
Peso em ordem de marcha – 1.376 kg
Tanque – 58 litros
Porta-malas – 400 litros

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