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Fiat Bravo 2016 chega com visual mais esportivo e jovial

O Novo Fiat Bravo 2016 chegou com uma série de mudanças no visual e conteúdo. A proposta da marca italiana é tornar o hatch médio mais esportivo e com melhor relação custo-benefício, agregando assim vários itens de série.

Disponível nas versões Essence, Sporting, Blackmotion e T-Jet, o Novo Fiat Bravo 2016 tem preços entre R$ 61.990 e R$ 78.490, sendo oferecido com motores 1.8 E.torQ Flex de até 132 cv e 1.4 Turbo de 152 cv, bem como transmissão manual de cinco ou seis marchas, além da automatizada Dualogic Plus.

Visual e conteúdo…

O visual do Novo Fiat Bravo 2016 ficou mais esportivo e jovial, destacando-se a nova grade frontal, que remete aos clássicos da marca e para-choque revisado com friso prateado em “V” e molduras dos faróis de neblina atualizadas.

Na traseira, o modelo se destaca pela nova grafia do nome Bravo sobre o logotipo da Fiat, que também destrava a tampa do bagageiro. Logo abaixo, o que parece ser uma fechadura de longe, é na verdade a câmera de ré, integrada ao conjunto. O item é de série em todas as versões do hatch.

Outra mudança bastante perceptível é o novo para-choque traseiro, que apresenta difusor de ar e sensores de estacionamento. Nas versões Sporting, Blackmotion e T-Jet, o escape é duplo e cromado. As lanternas apresentam moldura preta, reforçando a esportividade do modelo. No entanto, o defletor de ar sobre a tampa é discreto demais para as pretensões do carro.

Entre as novidades, o novo conjunto de rodas de liga leve chama bastante atenção. Com exceção da versão Essence, cujo desenho é discreto, as demais opções possuem um perfil mais agressivo, esportivo e vistoso.

Por dentro, o Novo Fiat Bravo 2016 se destaca pelo uso da multimídia Uconnect da FCA, que chega ao modelo como item de série. Com USB, Auxiliar, Bluetooth, comandos de voz, MP3, leitor e envio de SMS, entre outros, o dispositivo tem tela de 5 polegadas sensível ao toque e ainda reproduz imagem da câmera de ré. Há também GPS de série na Blackmotion, mas opcional nas demais.

O acabamento geral recebeu algumas melhorias, entre elas apoio de braço central no banco traseiro com porta-copos retrátil e porta-objetos com tampa, por exemplo. Ar condicionado dual zone, teto solar panorâmico, direção elétrica dual drive, porta-garrafa refrigerado, retrovisor eletrocrômico e sensores de chuva e crepuscular.

Há também faróis de xenônio, regulagem elétrica dos faróis, retrovisores com basculamento elétrico, faróis de neblina com função curva, acabamento em couro, dois ou sete airbags, ESP, TCS, ABS, função Over Booster (somente T-Jet), sistema de som com subwoofer, piloto automático, entre outros, são alguns dos muitos itens oferecidos de série ou em formato de opcional no Novo Fiat Bravo 2016.

Impressões ao dirigir…

Fiat Bravo BlackMotion 2016

O test drive organizado pela Fiat foi feito na região de Atibaia, interior de São Paulo, onde experimentamos as versões Blackmotion e T-Jet. O Novo Fiat Bravo 2016 na versão Blackmotion vem com motor 1.8 E.torQ de 130/132 cv a 5.250 rpm e 18,4/18,9 kgfm a 4.500 rpm.

A versão de teste estava equipada com o câmbio automatizado Dualogic Plus de cinco marchas, que adiciona mais R$ 3.310 ao preço sugerido de R$ 68.990. Totalmente completa, essa opção alcança R$ 84.630, como estava o veículo avaliado.

O motor 1.8 E.torQ dispõe de força suficiente para um desempenho comportado do Novo Fiat Bravo 2016. O propulsor responde bem nas saídas e passa a impressão de disposição. No entanto, o câmbio Dualogic está longe de aproveitar todo esse potencial. As trocas são suaves, mas as pausas forçadas nas mudanças (característica desse tipo de equipamento) não agradam.

Além disso, a programação simplesmente segura as marchas demais nas acelerações, elevando a rotação, o ruído produzido pelo motor e o consumo. As reduções são mais comportadas e eficientes. Rodando a 110 km/h, o Novo Fiat Bravo 2016 com Dualogic atinge 3.100 rpm, um pouco alto para um motor 1.8.

O nível de ruído é satisfatório, apesar das altas rotações exigidas pela automatizado (que se elevam ainda mais no modo Sport). A suspensão tem bom ajuste e filtra bem as irregularidades do asfalto. A direção elétrica dual drive é eficiente na estrada e muito mais em manobras.

A posição de dirigir é levemente esportiva e os ajustes de direção e assento deixam o condutor sempre em posição agradável, enquanto a ergonomia é razoável, pois apresenta comandos demais, só o volante tem oito controles, por exemplo. No geral, o Novo Fiat Bravo Blackmotion 2016 agradou, mas um câmbio automático de seis marchas faria um bem maior ao modelo.

Preço:

R$ 61.990

Ficha técnica:

Motor 1.8: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.747 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.
Transmissão: Câmbio manual com cinco marchas à frente e uma a ré ou opcional automatizado de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira.
Potência máxima: 130 cv com gasolina e 132 cv com etanol a 5.250 rpm.
Torque máximo: 18,4 kgfm com gasolina e 18,9 kgfm com etanol a 4.500 rpm.
Diâmetro e curso: 80,5 mm X 85,8 mm. Taxa de compressão: 11,2:1.
Velocidade máxima: 193 km/h.
Aceleração 0-100 km/h: 9,9 segundos.

Motor 1.4 turbo: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.368 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando duplo de válvulas no cabeçote. Turbocompressor, intercooler, injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual de seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Possui controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 152 cv a 5.500 rpm.
Torque máximo: 21,1 kgfm entre 2.250 e 4.500 rpm. Com o Overbooster ligado: 23,0 kgfm a 3 mil rpm.
Diâmetro e curso: 72 mm x 84 mm. Taxa de compressão: 9,8:1.
Aceleração 0-100 km/h: 8,7 segundos.
Velocidade máxima: 206 km/h.
Suspensão: Dianteira do tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes e barra estabilizadora. Traseira do tipo eixo de torção, com rodas semi-independentes e barra estabilizadora. Suspensão com acerto esportivo nas versões Sporting, Blackmotion e T-Jet. Controle eletrônico de estabilidade na versão T-Jet.
Pneus: 205/55 R16 (Essence) e 215/45 R17 (Sporting, Blackmotion e T-Jet).
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,37 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,49 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais de série.
Peso: 1.376 kg (Essence), 1.411 kg (Blackmotion), 1.418 kg (Sporting) e 1.435 kg (T-Jet)
Capacidade do porta-malas: 400 litros.
Tanque de combustível: 58 litros.


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