Home » Automoveis » Fiat 500 Abarth 2016, ficha técnica e galeria de fotos

Fiat 500 Abarth 2016, ficha técnica e galeria de fotos

Com 23 mkgf de torque em um corpinho de 3,66 m e com entre-eixos de apenas 2.300 mm, havia uma boa expectativa de que o Fiat 500 Abarth pegasse os números apenas regulares de teste, mastigasse, engolisse e deixasse para trás quase todos os rivais na Estrada dos Romeiros. Um valente Davi. Afinal, estávamos quase em uma especial de rali, num local cheio de curvas apertadas e a tradição do clássico 595 Abarth, de 1963, transpirava não apenas nos emblemas e adesivos, mas em suas proporções diminutas, postura agressiva e um ronco em marcha lenta matador: “Quando o 1.4 turbinado ligou, acabou pra todo mundo”, se empolgou Daniel.

Logo no começo do dia, ainda com essa sensação na cabeça, decidimos levar o Swift Sport e o 500 Abarth para aquecer os músculos num mano a mano; com Barata e Messeder alternando os volantes em um dos trechos mais sinuosos e de relevo mais dramático do percurso. O tom foi uníssono: o Fiat era o mais emocionante de ser pilotado, mas não encare isso como um elogio. “Foi o carro que eu mais suei para andar rápido. Você se esforça demais, a frente escapa num momento, a traseira desgarra nas frenagens”, criticou Daniel.

“No autódromo achei mais gostoso, mas no mundo real… nunca se sabe exatamente o que vai acontecer. Como o entre-eixo dele é curto e ele é relativamente estreito e alto, transfere muito peso pra frente nas frenagens e muito para trás nas reacelerações. A traseira é meio rebelde, arisca, controlável… mas não é amiga”, prosseguiu Juliano.

A traseira nervosa nas frenagens e a dianteira escorregadia nas saídas de curva poderiam ser apenas excentricidades divertidas se estivéssemos lidando com um bom montante de aderência lateral, mas os sapatos do Fiat 500 Abarth estão longe de serem adequados à sua proposta: ele calça um jogo de Pirelli P7 195/45 R16, pneu que serviria bem a um hatch comum, mas não a um esportivo. Por conta deles, a “dianteira teimava em não entrar”, criticou Messeder. Isso quando a traseira não estava escorregando, o que seria divertido não houvesse um guard-rail velho nos separando de um barranco de uns 80 metros de altura…

Embora seus números de teste tivessem sido razoavelmente bons e sua retomada tenha dado trabalho até para o Citroën DS3 e Civic Si, a verdade é que ficamos com a sensação de que o cult 500 não estava tão à vontade em ser o esportivo Abarth. “O Punto T-Jet é mais barato e talvez seja mais divertido de ser tocado no limite”, questionou Daniel. Fora essas questões dinâmicas, a direção tinha peso artificial e outro detalhe se mostrou ser quase irritante: “Em qualquer freada mais forte ele liga o pisca-alerta de situação de emergência. Não só tira a concentração, como dá a sensação de que ele está reclamando de que estamos judiando dele. E não dá pra desligar”, completou, algo posteriormente criticado por todos os participantes.

A ergonomia de pilotagem também não foi elogiada: embora os bancos fossem bonitos, lembrando peças de carro de corrida, de acordo com Julio, todos sentiram que o volante, de aro grosso, ficava muito afastado. E quando ficava bom para os braços, as pernas ficavam esmagando o painel.

No fim, o 500 Abarth acabou deixando um gosto levemente amargo na boca dos motoristas, pois criou uma expectativa enorme que acabou sendo correspondida apenas em parte – exatamente o contrário do Suzuki Swift Sport, que não prometia nada e acabou surpreendendo na tocada. “O Abarth é bem legal, sem dúvida, mas no meio dos outros carros acaba perdendo o brilho”, cravou Fábio.

Contudo, não se engane. Embora seja muito mais trabalhoso de ser pilotado que os demais, exigindo suavidade, autoconfiança e experiência, o 500 Abarth mostrou ter fibra para acompanhar boa parte do grupo. Os 23 mkgf de torque do 1.4 turbo com sistema MultiAir (varia o levante e a duração das válvulas de admissão via atuadores eletroidráulicos) e até 1,24 bar de pressão máxima lançavam o pequenino com vontade nas saídas de curva. “Olha, ele não nasceu para aquilo, mas os caras deram um jeito do 500 ficar bem rápido”, cravou Juliano.

“Só que para deixar pra trás boa parte desses carros aqui, precisaria mexer. Pneus melhores com urgência, um remapeamento na ECU quem sabe”, completou. E, claro, seu visual invocado combinado ao estilo vintage italiano é sucesso certo. Se você sente simpatia pela Vespinha apimentada sobre quatro rodas, não deixe de experimentá-lo. Emoção não irá faltar. Apenas não tenha a expectativa de ser o rei da montanha.

Consumo:

Cidade: 9,2 km/l
Estrada: 13 km/l

Preço:

R$ 81.710

Ficha técnica:

Motor:
1.4 16V turbo
167 cv a 5.500 rpm
23 mkgf 2.500-4.000 rpm

Transmissão:
Manual
6 marchas
Tração dianteira

Suspensão e pneus:
Frente: McPherson
Traseiro: eixo de torção

Dimensões:
Comprimento: 3,66 m
Entre-eixos: 2,30 m
Largura: 1,62 m
Altura: 1,49 m
Peso: 1.164 kg

Com informações da Revista QuatroRodas

Fiat 500 Abarth

Lançamentos de carros nacionais e importados, seguros, preços, avaliação, cores, teste e informações técnicas, qual o consumo do veículo, como fazer o financiamento, o que muda em 2017 e qual automóvel vai sair de linha.

    TESTE FIAT 500 ABARTH COM EMILIO CAMANZI

    Confira todos os detalhes do teste feito por emilio camanzi com o fiat 500 abarth. ficha técnica, itens de série e opcionais, preços e as notas do emilio em ... TESTE FIAT 500 ABARTH COM EMILIO CAMANZI Fiat 500 Abarth 2016, ficha técnica e galeria de fotos

    TEST DRIVE FIAT 500 CABRIO 2015

    Inscreva-se no botÃo vermelho acima ☛☛ se gostou, curta e compartilhe ☛☛☛ vÍdeos novos toda semana ✇ andamos no fiat 500 ... TEST DRIVE FIAT 500 CABRIO 2015 Fiat 500 Abarth 2016, ficha técnica e galeria de fotos

    FIAT 500 SPORT 1.4 MULTIAIR - TEST - MATíAS ANTICO (PARTE 1/3)

    Prueba completa del conocido modelo de fiat que ahora se produce en méxico para todo el continente americano. a fondo con la versión full con acento ... FIAT 500 SPORT 1.4 MULTIAIR - TEST - MATíAS ANTICO (PARTE 1/3) Fiat 500 Abarth 2016, ficha técnica e galeria de fotos

    FIAT 500 SPORT 1.4 MULTIAIR - TEST - MATíAS ANTICO (PARTE 2/3)

    Prueba completa del conocido modelo de fiat que ahora se produce en méxico para todo el continente americano. a fondo con la versión full con acento ... FIAT 500 SPORT 1.4 MULTIAIR - TEST - MATíAS ANTICO (PARTE 2/3) Fiat 500 Abarth 2016, ficha técnica e galeria de fotos

    TESTE FIAT MOBI WAY ON, COM EMILIO CAMANZI

    Teste feito por emilio camanzi no fiat mobi way on, no percurso cidade estrada, em belo horizonte, mg. ficha técnica e lista de equipamentos, você ... TESTE FIAT MOBI WAY ON, COM EMILIO CAMANZI Fiat 500 Abarth 2016, ficha técnica e galeria de fotos

    Tudo sobre Fiat 500 Abarth 2016, ficha técnica e galeria de fotos, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Novidades da Fiat 2017 / 2018

    Flagra do leitor: Fiat X6H terá central multimídia destacada como tablet

    O leitor Gláucio Grégori flagrou na manhã de hoje (21/2) um protótipo do Fiat X6H. Na última matéria que publicamos sobre o modelo, falamos que ele seria enorme. Na verdade, apesar de apurarmos o correto, no texto esquecemos de colocar um pequeno detalhe. O X6H será enorme em relação ao espaço interno. Em termos de […]

    O post Flagra do leitor: Fiat X6H terá central multimídia destacada como tablet apareceu primeiro em Autos Segredos.

    Fiat começa ação para acabar com estoque do Punto

    Ainda sem confirmar o fim de vida do Fiat Punto, a marca italiana começa ações para acabar com as unidades em estoque do modelo. O fabricante informou aos seus concessionários que há disponibilidade de estoque para faturamento imediato para todas as versões do hatch destinadas as vendas diretas. Descontos Os descontos que vão de 5% […]

    O post Fiat começa ação para acabar com estoque do Punto apareceu primeiro em Autos Segredos.

    Fiat X6H 1.0 Firefly terá desempenho honesto, diz fonte

    “O Fiat X6H 1.0 Firefly terá desempenho honesto, condizente com a concorrência”, afirma uma fonte. Semanas atrás, nossa reportagem presenciou um comboio de modelos 1.0 da concorrência saindo para testes comparativos com o X6H. Novo aço Questionado se o tamanho do X6H não prejudica, o contato afirma que o motor dá conta. Um dos fatores […]

    O post Fiat X6H 1.0 Firefly terá desempenho honesto, diz fonte apareceu primeiro em Autos Segredos.

    Oferta: Fiat Grand Siena 1.0 Attractive é vendido por R$ 40.490

    O Fiat Grand Siena 1.0 Attractive é vendido a preço promocional por R$ 40.490, o que dá um desconto de R$ 3.100. Lançado no começo de dezembro, o sedã tem preço sugerido de R$ 43.590. O modelo é equipado com o veterano motor 1.0 Fire EVO. De série A nova versão vem equipada com ar-condicionado, direção […]

    O post Oferta: Fiat Grand Siena 1.0 Attractive é vendido por R$ 40.490 apareceu primeiro em Autos Segredos.

    Fiat congela Projeto X6P e prepara nova reestilização para a Strada

    A Fiat congelou os trabalhos de desenvolvimento de sua nova picape conhecida como Projeto X6P. Ainda não há confirmação se o projeto será cancelado em definitivo, o certo é que o novo modelo não será mais lançado em 2018. Nossa reportagem apurou que a marca já trabalha em seu plano B e para isso prepara […]

    O post Fiat congela Projeto X6P e prepara nova reestilização para a Strada apareceu primeiro em Autos Segredos.

    Flagra em vídeo do Fiat X6H, novo hatch da marca italiana

    Se aproximando do lançamento, o Fiat X6H é visto com mais frequência em testes de rodagem. Ontem, nossa reportagem conseguiu filmar por alguns instantes um protótipo do modelo em testes próximo a Belo Horizonte. Além do flagra em vídeo, nossos leitores também nos mandam fotos do modelo em testes no estado de São Paulo. Linhas […]

    O post Flagra em vídeo do Fiat X6H, novo hatch da marca italiana apareceu primeiro em Autos Segredos.

    Fiat Palio Fire e Way seguem vivos em 2017

    Coitado do Fiat Palio Fire, está certo que ele já é um veterano no mercado nacional e está prestes a completar 21 anos de produção. Mas, isso não é motivo para matá-lo antes da hora. Como o Autos Segredos antecipou em dezembro, o modelo segue em produção em 2017, o que muda é que ele […]

    O post Fiat Palio Fire e Way seguem vivos em 2017 apareceu primeiro em Autos Segredos.

    Custo de revisões: Fiat Mobi Drive versus Volkswagen up! take

    Com a adoção do motor Firefly de três cilindros, o Fiat Mobi ficou páreo ao Volkswagen up! em termos de motorização. Por conta da novidade, nossa reportagem levantou os custos das três primeiras revisões dos subcompactos no período de garantia contratual. Ambos, contam com garantia total de três anos. Por enquanto, o  novo motor de […]

    O post Custo de revisões: Fiat Mobi Drive versus Volkswagen up! take apareceu primeiro em Autos Segredos.

    Ao volante: Motor Firefly deixa Fiat Mobi com fôlego

    Menor modelo da Fiat, Mobi passa a ser equipado com motor de três cilindros Firefly sem tanquinho de partida a frio e direção elétrica em versão única de acabamento. Mas limitações persistem Paulo Eduardo Finalmente o Mobi passa a ser equipado com o pequeno e eficiente motor de alumínio de três cilindros em vez do antigo […]

    O post Ao volante: Motor Firefly deixa Fiat Mobi com fôlego apareceu primeiro em Autos Segredos.

    Veja o visual da versão Sporting do Fiat X6H

    Em março, a Fiat produzirá as primeiras centenas de unidades do hatch X6H. Os modelos serão destinados as frotas de imprensa, publicidade e aos executivos da marca. O lançamento deve ocorrer entre abril e maio. O visual do modelo foi revelado pelo Autos Segredos, em novembro. Agora, refinamos nossas projeções e antecipamos as linhas da […]

    O post Veja o visual da versão Sporting do Fiat X6H apareceu primeiro em Autos Segredos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Não deixe de ver isso

Comparativo – Chevrolet Cruze Hatch x VW Golf x Ford Focus Titanium 2017

A chegada ao País da nova geração do hatch Cruze, que manteve o “sobrenome” Sport6, balançou o cenário dos médios..