NovasdoDia » Tecnologia » Facebook com acesso as conversas do WhatsApp: pesquisa revela que 48% acredita nessa tese

Facebook com acesso as conversas do WhatsApp: pesquisa revela que 48% acredita nessa tese

Pesquisa realizada revela que 48% acreditam que Facebook terá acesso às conversas do WhatsApp . O novo termo de uso do WhatsApp prevê o compartilhamento de metadados com Facebook.

Uma enquete do Instituto de Defesa ao Consumidor (Idec), feita com 2.463 internauras, mostra que quase metade (48%) dos entrevistados acredita que o conteúdo das conversas do WhatsApp – individuais ou em grupo, será compartilhado com o Facebook. A enquete foi lançada com o objetivo de identificar a percepção dos brasileiros a respeito do novo termo de uso do serviço de mensagens instantâneas, que coleta metadados pessoais (informações como geolocalização, tempo de conexão no aplicativo, agenda telefônica e local de origem da conexão) e os compartilha como Facebook.

A amostra evidencia que 88% dos usuários consideram o contrato “confuso” ou “injusto”. Desde o dia 25 de agosto, o aplicativo impõe novas regras de uso. Até o próximo domingo (25), os usuários são obrigados a aceitar o novo texto, mas podem optar que o Facebook não tenha acesso aos dados. A ideia da empresa é “melhorar a experiência” do usuário, relacionando a agenda telefônica, por exemplo, com novas sugestões de amigos no Facebook. O Idec ressalta, no entanto, que o compartilhamento será feito com todo o grupo econômico Facebook, “que inclui empresas especializadas em propaganda direcionada, análise comportamental e segmentação de clientes para revenda dessas informações para terceiros [setor de comércio e serviços que passará a utilizar o WhatsApp de forma massiva]”.

Dos participantes da enquete, 63,5% afirmaram que os termos de uso são injustos, pois eles acreditavam que o WhatsApp protegia sua privacidade e agora não podem escolher o que querem e o que não querem compartilhar com o Facebook. Já 25,7% responderam que as novas regras são confusas, pois não sabem exatamente o que será coletado e se o Facebook poderá ler suas mensagens. Apenas 2,8% acham que os termos são justos, já que o aplicativo é gratuito.

Segundo o Idec, 12% dos internautas aceitaram os termos de uso sem ler; 37% rejeitaram o compartilhamento de informações com o Facebook e 26% adiaram a escolha ao clicar em “agora não” e estão pensando a respeito até o prazo estipulado pelo aplicativo.

O Idec pretende entrar com uma ação civil pública na Justiça por entender que a forma que a empresa revisou seus termos de uso no fim do mês de agosto é unilateral e infringe o Marco Civil da Internet, pois não há consentimento livre e as informações não são claras. Para reunir argumentos, disponibilizou a pesquisa on-line, que servirá de insumo na argumentação.

O WhatsApp acessa os conteúdos

O WhatsApp, e por consequência o Facebook, não terá acesso aos conteúdos das conversas de seus usuários. Essa questão foi justamente a que levou a Justiça brasileira a suspender as atividades do aplicativo quatro vezes no Brasil: o WhatsApp não fornece esse tipo de informação e alega não ter acesso a ela. Implementou, inclusive, a criptografia de ponta a ponta como uma medida de segurança. A enquete mostra um desconhecimento muito preocupante em relação à privacidade: como as pessoas que acreditam que o WhatsApp tem acesso ao conteúdo de suas conversas ainda mantêm uma conta no serviço?

Como a polícia pode dar a volta na criptografia do WhatsApp

Metadados são informações mais superficiais, mas nem por isso menos importantes. O WhatsApp pode não ler sua conversa, mas poderá identificar o perfil de consumo de cada usuário da ferramenta. Em recente entrevista, Ben Wizner, advogado de Edward Snowden, disse que o metadado nunca deve ser subestimado quando se trata de privacidade: “O metadado é tão revelador quanto o conteúdo, em muitos casos é até mais. No conteúdo da conversa você pode mentir, no metadado não”.

Os usuários podem desabilitar o compartilhamento de dados com o Facebook até o domingo. Para isso, é preciso acessar as “configurações”, depois “conta” e, por último, desabilitar o “compartilhamento de dados da conta”. O WhatsApp perguntará se o usuário deseja utilizar os dados da conta do WhatsApp no Facebook, basta clicar em “não compartilhar”.

O Brasil é um dos maiores mercados para o aplicativo no mundo: dos 110 milhões de usuários de internet, 90% têm o aplicativo no celular. Lançado em 2009, o serviço tinha como princípio não coletar dados de seus usuários. Em 2014, com US$ 19 bilhões, o Facebook adquiriu o WhatsApp e passou a buscar formas de ganhar dinheiro com ele. O caminho escolhido pela empresa de Mark Zuckerberg foi promover uma mudança nos termos de uso do aplicativo. Agora, usuários poderão compartilhar informações pessoais reunidas no WhatsApp para o Facebook e o Instagram. É uma outorga para que o Facebook, um dos sites mais interessantes para anunciantes hoje, possa criar perfis de usuários e vendê-los a marcas interessadas em publicidade.

Informações via http://epoca.globo.com/


Novidades do mundo tecnológico, review de smartphone, celular, dispositivos eletrônicos, como desbloquear e destravar senhas, além de preço e ficha técnica do aparelho.

    VER CONVERSAS DO WHATSAPP E SENHA DO FACEBOOK, ELA DESCOBRIU TUDO. INVESTIGATIVO ..

    Hoje descobri o que uma mulher e capaz com um bom aplicativo. cuidado esse video é um alerta! canal novo ... VER CONVERSAS DO WHATSAPP E SENHA DO FACEBOOK, ELA DESCOBRIU TUDO. INVESTIGATIVO .. Facebook com acesso as conversas do WhatsApp pesquisa revela que 48% acredita nessa tese

    COMO ESPIONAR WHATSAPP ,FACEBOOK ,LIGAÇÕES DOS SEUS FILHOS OU EMPREGADOS

    Importante link que tambem baixa o programa espiao goo.gl/vcnfxb veja que após a barra / a letra f é maiuscula ok teste grátis por 2 dias com o... COMO ESPIONAR WHATSAPP ,FACEBOOK ,LIGAÇÕES DOS SEUS FILHOS OU EMPREGADOS Facebook com acesso as conversas do WhatsApp pesquisa revela que 48% acredita nessa tese

    COMO SABER TUDO QUE SEUS FILHOS FAZEM NO FACEBOOK! "DISCRETAMENTE..."

    Tutorial sobre como monitorar os passos de alguém no facebook. saiba tudo que alguém faz no facebook como por exemplo: com quem conversa e o que ... COMO SABER TUDO QUE SEUS FILHOS FAZEM NO FACEBOOK! "DISCRETAMENTE..." Facebook com acesso as conversas do WhatsApp pesquisa revela que 48% acredita nessa tese

    Tudo sobre Facebook com acesso as conversas do WhatsApp pesquisa revela que 48% acredita nessa tese, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *