Ducati 1199 Panigale R chegando ao Brasil: Preço e Ficha Técnica

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Ducati 1199 Panigale R-1

O lançamento da 1199 Panigale, que chegará ao Brasil nos próximos meses foi uma revolução por si só. Um temperamental motor de 2 cilindros e 195 cv em uma moto de corpo esguio, com o peso de uma 600cc. Mas para competir no Campeonato Mundial de Superbike a Ducati queria mais: como só podem participar modelos à venda para o público, criou a versão R preparada pelo departamento de competições.

Ducati 1199 Panigale R-2

No fim de março estive no lançamento mundial em Austin, nos Estados Unidos, para testá-lo no novo Circuito das ámericas – que receberá a etapa da MotoGP no próximo dia 21. E tenho a sensação de que andei na melhor esportiva de série já fabricada.

Ducati 1199 Panigale R-3

O circuito é longo, com 5.500 metros (no calendário da MotoGP só perde para Silverstone, com 5.900 metros) incluindo retas longas, subidas, descidas, curvas de alta, média e baixa velocidade. Oferece toda a sorte de situações e é muito seguro. Confesso que nunca me dei bem com motores de 2 cilindros e sempre fui adepto das de 4.

Ducati 1199 Panigale R-4

Antes do teste, os pilotos das publicações estrangeiras esperavam uma moto difícil de domar; estavam enganados. A adaptação à Panigale foi rápida, o motor funciona suavemente na subida de giros, diferente de outras esportivas de 2 cilindros que já pilotei. Parece uma 4 cilindros até 8.000 rpm, quando a entrega de potência é brusca e fez a moto tender a empinar mesmo já em 3° marcha.

Comparando ao motor da Panigale Standard, que começa a ser vendida no Brasil, o da versão R recebe bielas de titânio (mais leves e resistentes) e volante do motor com peso aliviado no virabrequim para tornar a subida de giros mais rápida. Somados os componentes, é 1,3 kg a menos para movimentar internamente.

O sistema de escapamento também de titânio é mais leve e livre, e junto com um novo mapa na central eletrônica do motor amplia a faixa de rotação máxima para 12.00 rpm, ou 500 rpm a mais.

A potência máxima subiu para além de 200 cv, mas os engenheiros da Ducati explicam que o maior ganho da R é estar até 15% mais vigorosa em médios giros, com uma capacidade de aceleração e retomada de velocidade também reforçada pelo encurtamento da relação (dois dentes a mais na coroa).

Nota-se aí uma perparação típica para melhorar o desempenho em circuitos fechados, onde é mais importante ganhar velocidade rápido d que atingir uma velocidade máxima maior ao custo de mais tempo e espaço – o que invariavelmente os autódromos não oferecem. Ainda assim, na reta oposta de 1.185 metros, a maior do circuito, a telemetria indicava no painel 297 km/h.

É a desaceleração mais forte do circuito, mas bastam dois dedos e pouca força na alavanca de freio para contornar o cotovelo seguinte a 70 km/h. O sistema ABS funciona de forma irretocável e a embreagem deslizante, que funciona junto com o sistema eletrônico de controle do freio motor, não deixou a roda traseira travar em nenhuma oportunidade.

Nova referência:

Você deve ter notado que mencionei telemetria no painel. Não foi um recurso colocado nas motos para facilitar nosso teste, é um item de série R (opcional nas outras versões). Chama-se DDA (Ducati Data Analyser) e sua tecnologia GPS para identificar automaticamente, sem intervenção do piloto, o ponto de conclusão/início da volta. O DDA mostra o mapa do circuito com trajetória percorrida e diversos parâmetros em cada ponto da pista: velocidade, rotação do motor, abertura do acelerador, marcha engatada, acionamento do freio e controle de tração, entre outros dados.

Simplesmente, não existe maneira melhor de analisar e aprimorar o desempenho na pista. Além disso, a configuração de cores do painel se adapta à luminosidade ambiente para oferecer mais contraste e a disposição das informações varia de acordo com o modo de pilotagem selecionado: no “Race”, dá destaque ao tempo de volta em números grandes na área central, que é ocupada pela velocidade no modos “Road” e “Wet”.

Os modos de pilotagem alteram automaticamente o modo de potência e níveis de atuação ABS, quick-shift, controle de tração e freio motor. Apesar de pré-configurados, todos também podem ser ajustados de forma personalizada pelo piloto. Os modos de potência, por exemplo, são três: limitado a 120 cv com entrega de potência suave, sem limitação de potência com entrega suave ou instantânea.

Toda essa eletrônica para assistência à pilotagem tornou a Panigale uma referência em tecnologia, tanto quanto também é em agilidade e leveza para trocar de direção. Nada como ter um cilindro atrás do outro para tornar uma esportiva mais estreita, além de já pesar o mesmo de uma 600cc… Dependendo da versão e do pacote de equipamentos, os pesos a seco da Panigale variam de 164 kg (standard sem opcionais) a 166,5 kg (Tricolore, completa).

A R é uma versão completa de série, mas pesa 165 kg graças aos componentes de titânio, rodas de alumínio forjadas e componentes de fibra de carbono, como para-lamas e diversas coberturas de componentes. A Ducati do Brasil pretende importar a versão R, mas ainda não informa a data de início de vendas.

  • Ficha Técnica:

Motor: 198cc, 2 cilindros em L, 4 válvulas por cilindro, refrigeração líquida.
Diâmetro x curso: 112 mm x 60,8 mm
Taxa de compressão: 12,5:1
Potência: Acima de 200 cv
Torque: N.D.
Alimentação: Injeção eletrônica
Câmbio: 6 marchas
Chassi: Monocoque de alumínio
Suspensões: Garfo invertido na dianteira e monoamortecida na traseira, ambas ajustáveis eletronicamente.
Pneus: 120/70-17 na dianteira e 200/55-17 na traseira.
Comprimento: 2.075 mm
Largura: 810 mm
Altura: 1.110 mm
Altura do banco: 825 mm
Entre-eixos: 1.437 mm
Peso: 189 kg
Tanque de combustível: 17 litros

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2 Comentários

  1. A moto tem isso tudo e so 198 cc😂😂😂😂😂😂

  2. cadê o preço seus otários?

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