NovasdoDia » Dieta » Dieta mediterrânea: nozes e amêndoas, frutas e peixe combatem câncer em 40%

Dieta mediterrânea: nozes e amêndoas, frutas e peixe combatem câncer em 40%

A nova dieta mediterrânea, rica em azeite, peixes, frutas, nozes, legumes e cereais integrais, pode reduzir o risco de contrair um dos piores tipos de câncer de mama em 40%, de acordo com um estudo publicado no periódico IJC (International Journal of Cancer).

Os benefícios da dieta mediterrânea incluem ainda a redução do risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e de doenças cardíacas.

No estudo, que acompanhou mulheres por 20 anos, as voluntárias que adotavam a dieta mediterrânea tiveram reduzidas as possibilidades de desenvolver câncer de mama ER-negativo –uma forma de câncer pós-menopausa que não pode ser tratado com terapia hormonal. Essa forma da doença geralmente tem um pior prognóstico do que outros tipos de câncer de mama.

Piet van den Brandt, pesquisador da Universidade de Maastricht, na Holanda, e líder da pesquisa afirma que o novo estudo “pode ajudar a esclarecer como os padrões alimentares podem afetar o risco de câncer”.

Os investigadores relacionaram o risco de desenvolvimento de câncer à dieta de 62.573 mulheres com idades de 55 a 69 anos. As refeições foram monitoradas para verificar se elas seguiam o padrão mediterrâneo, que tem baixo consumo de carne vermelha, doces e farinha branca, como pão ou arroz branco.

A dieta mediterrânea tradicionalmente inclui consumo moderado de bebidas alcoólicas. Mas devido ao fato do álcool ser um fator de risco conhecido para o câncer de mama, foi excluído do estudo.

Nozes e amêndoas, frutas e peixe combatem câncer

A pesquisa analisou diferentes componentes da dieta mediterrânica de forma individual. A ingestão de frutas secas, como nozes e amêndoas, foi a que apresentou maior poder para conter o câncer, seguido de frutas e peixes.

Das mulheres que participaram do estudo, 3.354 contraíram câncer de mama. Contudo, 1.033 dos casos não foram incluídos na análise pelo fato de as mulheres já terem um histórico da doença ou por estarem com dados de dieta incompletos ou inconsistentes.

De acordo com os pesquisadores, a dieta mediterrânea poderia evitar um terço (32,4%) dos casos de câncer de mama ER-negativo e 2,3% dos casos de câncer de mama em geral. Mais pesquisas devem ser feitas para que se possa entender melhor os fatores de risco para os diferentes subtipos da doença.

Outros estudos já indicavam que uma dieta saudável como a mediterrânea, com gorduras de baixa saturação, desempenha um papel importante na redução do risco de diferentes tipos de câncer.

Câncer de mama é o mais comum entre mulheres

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não-melanoma. A doença também acomete homens, porém casos assim são raros, representando apenas 1% do total.

De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), cerca de 22% dos novos tumores em cada ano são de mama.

COMO FAZER A DIETA

A partir de agora, veja como você pode montar o seu cardápio. Essa foi a seleção que fizemos para lhe mostrar o quanto é prática essa dieta!

Café da Manhã
– 01 xícara de chá, café preto ou café com leite;
– 01 Pão integral com coalhada ou mel;
– Cereal e iogurte com mel;
– 01 colher de levedura de cerveja;
– Frutas da estação maduras.

Lanche da manhã e da tarde
– 01 copo de suco natural (feito da fruta) acompanhado de uma colher de aveia ou então uma fruta da estação madura.

Almoço

Nas opções citadas abaixo, você deve escolher apenas uma delas, procurando a que melhor se adequar à sua necessidade. Ou pode também utilizar uma por dia, de forma que sua alimentação seja diversificada.

– Filé de carne magra com saladas, arroz integral e uma laranja;
– Filé de peixe grelhado, melão com presunto, suco natural de abacaxi ou mamão;
– Mussarela, tomate, agrião, filé de salmão grelhado e iogurte com pinhões;
– Arroz com lentilhas, iogurte com passas, tomate, salada de alface;
– Creme de queijo com uvas, camarão, avocado (parente pequeno e muito próximo do nosso abacate) e salada de alface;
– Suco de laranja e kiwi, espaguete com amêndoas, salada de tomate e alface;
– Bacalhau com grão de bico, maçã amassada com mel, salada verde.

Jantar

Assim como no almoço, você deve optar por uma dessas indicações, podendo utilizar a mesma todos os dias ou mesclá-las no decorrer da semana.

– Pão integral, creme de abobrinha, queijo cottage, omelete e com nozes e mel;
– Espinafre com passas, peixe grelhado e pinhões e iogurte com frutas;
– Batatas cozidas com feijão verde, Berinjela Tortila e 1 kiwi;
– Pão com tomate e atum naturais, Salada com martinha, 1 maçã assada com mel;
– Frutas secas , peixe grelhado, batatas gratinadas;
– Pão com tomate, creme de legumes e omelete. Marmelada com creme de queijo de sobremesa;
– Ervilhas refogadas com presunto, filé de peixe e coalhada com mel


    DIETA MEDITERRâNEA - TUDO SOBRE A DIETA DO MEDITERRâNEO (AO DETALHE)!

    Http://goo.gl/0gty0h a dieta mediterrânea é baseada nos hábitos alimentares dos povos banhados pelo mar mediterrâneo. observou-se que essas pessoas ... DIETA MEDITERRâNEA - TUDO SOBRE A DIETA DO MEDITERRâNEO (AO DETALHE)! Dieta mediterrânea nozes e amêndoas, frutas e peixe combatem câncer em 40%

    DIETA MEDITERRâNEA:

    Dificuldades para emagrecer e perder barriga? e se eu provar que, o que você sabe sobre emagrecimento esta totalmente errado? DIETA MEDITERRâNEA: Dieta mediterrânea nozes e amêndoas, frutas e peixe combatem câncer em 40%

    DIETA MEDITERRANEA ➜ BENEFíCIOS DA DIETA MEDITERRâNEA EMAGREçA 10 KG POR ..

    EmagreÇa mais rÁpido aqui ➜ http://bit.ly/emagrecercomdetoxx - dieta mediterranea ➜ beneficios da dieta mediterranea - emagreça 10 kg por ... DIETA MEDITERRANEA ➜ BENEFíCIOS DA DIETA MEDITERRâNEA EMAGREçA 10 KG POR .. Dieta mediterrânea nozes e amêndoas, frutas e peixe combatem câncer em 40%

    Tudo sobre Dieta mediterrânea nozes e amêndoas, frutas e peixe combatem câncer em 40%, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *