Dez BMW que fizeram história em 100 anos da montadora

Home » BMW » Dez BMW que fizeram história em 100 anos da montadora

BMW R80GS PD 84-2018-2019-2010-2016

Uma história de sucesso, fundada em 1916, a BMW (ou Bayerische Motoren Werke) primeiro se consolidou como fabricante de motores para aviões e depois expandiu sua atuação para barcos e caminhões. Embora seus automóveis de luxo sejam mais famosos (e também lucrativos) atualmente, o primeiro carro BMW só foi fabricado em 1928. Cinco anos antes nascia a primeira motocicleta com o emblema azul e branco.

Em 1923, a R 32 nasceu já com o conjunto motriz que se tornou marca registrada da BMW Motorrad- o motor boxer de cilindros opostos e a transmissão final por eixo cardã. A R 32 iniciou a história de sucesso da divisão de motos da fábrica alemã. Foram inúmeros modelos inovadores ao longo desses 93 anos. Selecionamos dez deles que ajudaram a BMW a se tornar o sonho de muitos motociclistas e angariar uma legião de fãs em todo o mundo.

R 32 – A primeira

Em 28 de setembro de 1923, a R 32 foi apresentada ao mundo durante o Salão de Berlim. Todas as características de uma moto BMW já estavam nesse primeiro modelo, a começar pelo tradicional conjunto motriz. O motor boxer com dois cilindros opostos desenvolvido pelo engenheiro chefe Max Friz tinha 494 cm de capacidade e era capaz de gerar até 8,5 cv. Um dos diferenciais da R 32 em relação a outras motocicletas da época é que ela foi concebida para ser uma moto desde o início – outros modelos baseavam-se na ciclística das bicicletas.

Bonhams-R32-side

R 11 – Para aguentar o sidecar

Muito populares no início do século passado para levar um passageiro, os sidcars exigiam uma moto robusta. Para isso a BMW apresentou sua primeira moto touring, a R11, em 1929. O modelo trazia quadro de aço estampado e esforçado para suportar o peso extra do sidecar. A R 11 tinha um motor boxer de 745 cm, que já oferecia 18 cv de potência máxima. A estabilidade do modelo chamou atenção em todo o mundo e as motos BMW começavam a trilhar sua fama de robustas e estáveis.

bmwR11_Zhenja

R 17 – Esportividade e conforto 

Lançada em 1935, juntamente com a R 12, a BMW R 17 ficou conhecida como uma das motos alemãs mais rápidas antes da Segunda Guerra Mundial. O boxer de 736 cm produzia 33 cv de potência Máxima. Mas a grande inovação do modelo era mesmo o uso do primeiro garfo telescópio hidráulico na suspensão dianteira. Uma inovação que permitia maior controle e conforto para o piloto. A suspensão traseira de verdade só aparecia na R 51, lançada em 1938. No final daquela década de 1930, a fábrica já havia alcançado a marca de 100 mil motocicletas produzidas.

bnw-r17-2017-2018-preco

R 24 – Renascimento em um cilindro

Tudo ia bem para a marca alemã até eclodir a Segunda Grande Guerra. No final do conflito, com a derrota da Alemanha, as fábricas da marca bávara foram ocupadas por tropas aliadas e a planta de Munique foi desmantelada. O sonho de voltar a produzir motocicletas apenas se realizou em 1948 com a R 24, uma monocilíndrica de 250cc com 12 cv de potência máxima. A moto começou a ser produzida em dezembro daquele ano e, em 1949, foram vendidas 9.144 unidades – daí porque a nova G 310R não é a primeira moto pequena da BMW

BMW_R24_motorcycle

R 100 RS – Primeira carenagem integral 

Três anos depois de lançar a bela e esportiva R 90/S, a BMW inova mostrando a R 100 RS em 1976, nada menos do que a primeira motocicleta do mundo a contar com carenagem integral desenvolvida em túnel de vento – e a primeira sport-touring de que se tem notícia. O motor era boxer como na R 90, porém com capacidade cúbica aumentada para 980 cm com a potência máxima de 67 cv (a 6.600 rpm) e atingia os 200 km/h.

BMW R100RS 2

R 80 G/S – Aventureira nata

Em 1979, a BMW Motorrad estrou no Rally Paris-Dakar e iniciou sua trajetória no off-road. No ano seguinte, chegava ao mercado a bigtrail R 80 G/S – sim, escrito originalmente com uma barra separando as duas letras. O modelo, equipado com motor boxer de 797 cm capaz de gerar 50 cv e pesando 183 kg, foi o primeiro com o sobrenome (off-road/on-road). A R 80/GS foi precursora do segmento aventureiro e deu origem a uma das Bigtrails mais desejadas da atualidade, a R 1200 GS, que ganhou uma importante atualização em 2013: sistema de arrefecimento líquido em seu motor boxer – pela primeira vez na história da fábrica alemã.

BMW R80GS PD 84-2018-2019-2010-2016

K 100 RS – O tijolo voador 

Ao completar 60 anos produzindo motos, em 1983, a fábrica alemã resolveu apostar em uma nova arquitetura de motor: os quatro cilindros, porém posicionados de forma longitudinal. Com 987 cm oferecia 90 cv de potência máxima. Nessa primeira família da série K (letra que design os motores em linha da BMW), destaque para a K 100 RS, uma sport-touring que chegou com um desenho inovador e menos peso para brigar com as japonesas que faziam sucesso na época. Em função de seu bom desempenho e também de sua linha, a K 100 RS ganhou o apelido de o tijolo voador.

roel-scheffers-bmw

K1 – Vitrine tecnológica 

A K1 mostrada em 1988 foi desenhada principalmente para mostrar do que a BMW era capaz de exibir novas tecnologias. O modelo foi o primeiro a sair de fábrica com freios ABS e seu  motor com 1.171 cm de capacidade oferecia 100 cv de potência máxima e tinha quatro válvulas por cilindro. Seu design inusitado e o desempenho surpreendente fizeram a fama da K1 no final dos anos 1980. O modelo ainda contava com pinça de freio de quatro pistões e conversor catalítico de três vias.

Retro1

S 1000 RR – Uma sem concessões 

Com reputação em construir motos seguras, confortáveis e funcionais, a BMW deixou essas concessões de lado para construir a radical superesportivas S 1000RR, lançada em 2009, e focada exclusivamente em alto desempenho. A S 1000 RR trouxe um motor que seguia a receita japonesa de quatro cilindros transversais e inclinados á frente para produzir 193 cv de potência máxima. Além disso, a superesportiva alemã inovada em sua avançada tecnologia embarcada, que tinha controle de tração, controle de empinadas e modos de pilotagem permitido que pilotos comuns fossem capazes de andar rápido e com segurança em uma pista de corrida.

2010-BMW-S1000RRh

K 1600 GT – Uma luxuosa grã-turismo

Lançada em 2011, a K 1600 GT apostava em um enorme motor de seis cilindros em linha e 1.649 cm (169 cv de potência) para mudar os parâmetros do segmento grã-turismo. Apesar de seus 319 kg (em ordem de marcha), a K 1600 GT apresentava um excelente comportamento dinâmico trazendo emoção para as longas viagens. Com um enorme banco e muito conforto, o modelo também dizia sistema de navegação embutido, controle de tração e freios ABS, além do ineditismo de ser a primeira moto equipada com faróis direcionadas.

bmw-1600

Uma das marcas mais admiradas do planeta. A BMW hoje é dona também das marcas Mini e Rolls-Royce Motor Cars e anteriormente também da Land Rover, o atual Range Rover foi desenvolvido em grande parte pela marca germânica. Hoje a Land-Rover pertence ao Grupo Tata. Atualmente, o grupo BMW orientou firmemente sua visão para o setor de alto padrão do mercado internacional de automóveis e motos, reunindo quatro marcas: BMW, Mini, Rolls-Royce Motor Cars e BMW Motorrad. O grupo BMW tem atualmente 30 fábricas em 14 países

    FORZA 6 MULTIPLAYER - BMW M1 '11 MELHOR CORRIDA DA HISTORIA

    Forza multiplayer com bmw series m setup - c500 all data - 03/09/2015 criador - raceboy77 lives bombando aqui - http://bit.ly/stereonlinelives meu ... FORZA 6 MULTIPLAYER - BMW M1 '11 MELHOR CORRIDA DA HISTORIA Dez BMW que fizeram história em 100 anos da montadora

    BMW CAR CLUB BRASIL: A HISTóRIA DO BMW M5

    Esse vídeo conta a história do m5, sedã esportivo que chegou ao mercado na geração e28 e permanece como um dos ícones da marca. o bmw car club ... BMW CAR CLUB BRASIL: A HISTóRIA DO BMW M5 Dez BMW que fizeram história em 100 anos da montadora

    GILMAR FUBá CONTA SUA HISTORIA DA BMW

    Gilmar fubá conta sua historia da bmw. GILMAR FUBá CONTA SUA HISTORIA DA BMW Dez BMW que fizeram história em 100 anos da montadora

    A HISTÓRIA DA BMW S1000RR + NOVA BMW S1000RR 2015 + HP4 TOP SPEED

    Gosta do nosso trabalho? ajude noso canal e seja nosso patrÃo: https://www.patreon.com/user?u=3092374 a bmw s1000rr é considerada ... A HISTÓRIA DA BMW S1000RR + NOVA BMW S1000RR 2015 + HP4 TOP SPEED Dez BMW que fizeram história em 100 anos da montadora

    N2R #07 - BMW 135I - ADRIANO

    Confira a história do adriano e sua bmw 135i de 530cv. N2R #07 - BMW 135I - ADRIANO Dez BMW que fizeram história em 100 anos da montadora

    Tudo sobre Dez BMW que fizeram história em 100 anos da montadora, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Não deixe de ver isso

bmw-f700-gs-chegara-ao-brasil-para-substituir-g650-gs-5-600x450

BMW 700 GS: ainda não foi desa vez que a marca resolveu o problema da vibração

Passando a ser o novo modelo de entrada da BMW em terras brasileiras, a BMW F700 GS chegará ao mercado.