NovasdoDia » Automoveis » Derrapagem e tração perdida: dicas e como corrigir

Derrapagem e tração perdida: dicas e como corrigir

Derrapagem e tração perdida. Derrapagens acontecem (algumas de propósito), mas nem todo sobre-esterço é igual. Veja como se manter no controle depois de perder tração.

Motor dianteiro – Tração traseira

Como aconteceu: você esmagou o acelerador na saída da curva.

O que o carro está fazendo: sobre-esterçando por potência excessiva. Os pneus têm um limite de aderência que deve se dividir entre acelerar e contornar curvas. Ao afundar o acelerador você sobrecarrega as rodas traseiras, reduzindo a estabilidade direcional e fazendo a traseira escapar.

Como corrigir: à medida em que a traseira desliza, alivie suavemente o acelerador e vire o volante para a direção da derrapagem (sempre olhe para onde você quer ir, e não para onde está indo). A manobra traz a traseira de volta.

Motor traseiro – Tração traseira

Como aconteceu: você soltou o acelerador no meio da curva.

O que o carro está fazendo: sobre-esterçando por transferência de peso para a dianteira. Quando você alivia o acelerador durante a curva, o freio motor transfere o peso e a aderência da traseira para a dianteira. O esterçamento da direção, combinado com a traseira pesada (o motor está lá) e a redução de tração, faz a traseira girar para fora da curva.

Como corrigir: não solte o acelerador em uma curva. Se você já cometeu esse pecado capital, volte a acelerar suavemente e progressivamente para remediar a situação. Se você já estiver cruzado, somente uma série de movimentos rápidos na direção poderão salvá-lo de uma rodada.

Motor dianteiro – Tração dianteira

Como aconteceu: de propósito, com um pêndulo (ou soltando o acelerador na curva)

O que o carro está fazendo: sobre-esterço provocado por transferência de peso. Em um pêndulo você vira o volante e freia com o pé esquerdo para causar uma transferência de peso violenta lateral e longitudinal. É uma das formas de fazer um carro de tração dianteira sobre-esterçar.

Como corrigir: colocar um carro de tração dianteira para andar de lado é difícil, mas trazê-lo de volta é fácil. Mantenha o volante apontado para onde você deseja ir, acelere e o carro faz quase tudo sozinho.

Uma introdução de 40 seg ao contraesterço

Contraesterço é o ato de virar as rodas dianteiras na direção da derrapagem para controlá-la. Se você está virando à esquerda e a traseira perde tração, elas deslizarão para a direita. Virar o volante para a direita irá corrigir a derrapagem. Depois é só trazer o volante de volta à medida que a traseira retorna, ou você fará o carro rodar no sentido contrário. Lembre-se sempre: quanto mais rápido você dirige, mais rápido e mais curto deve ser o contraesterço.


Lançamentos de carros nacionais e importados, seguros, preços, avaliação, cores, teste e informações técnicas, qual o consumo do veículo, como fazer o financiamento, o que muda em 2017 e qual automóvel vai sair de linha.

    PROBLEMA DO MOTOR DA BMW - [RESOLVIDO]

    O motor nao passa de 2 ou 3 mil giros, engasopa... a luz acesa no painel é do controle de tração, eu havia mexido no conector dele, mas não era, ela não fica ... PROBLEMA DO MOTOR DA BMW - [RESOLVIDO] Derrapagem e tração perdida dicas e como corrigir

    DIFERENCIAS ENTRE AUTOS FWD (TRACCIÓN DELANTERA) VS RWD (TRACCIÓN TRASERA)

    Diferencias entre fwd (tracción delantera) vs rwd (tracción trasera) los expertos en mecanica automotriz siempre se han enfrascado en la ya clásica ... DIFERENCIAS ENTRE AUTOS FWD (TRACCIÓN DELANTERA) VS RWD (TRACCIÓN TRASERA) Derrapagem e tração perdida dicas e como corrigir

    CHEVROLET CRUZE | A CHAVE - NOVA CHEVROLET GM

    Conheça mais o chevrolet cruze 2012. nova: a mais completa concessionária chevrolet! acesse http://www.chevroletnova.com.br e veja nossas ofertas de ... CHEVROLET CRUZE | A CHAVE - NOVA CHEVROLET GM Derrapagem e tração perdida dicas e como corrigir

    Tudo sobre Derrapagem e tração perdida dicas e como corrigir, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Um comentário

  1. Olá, tudo bem?
    Sou a Deise, assessora de imprensa da Ford.
    Gostaria de saber para quem posso mandar notícias da marca e convites para eventos. Pode compartilhar os contato comigo?
    Obrigada.
    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *