NovasdoDia » Saúde » Cuidados essenciais para manter a qualidade e segurança dos alimentos em casa

Cuidados essenciais para manter a qualidade e segurança dos alimentos em casa

alimentosAs doenças transmitidas por alimentos – DTAs essas doenças são causadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminados. A maioria são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas.

Para que você possa evitar esse tipo de contaminação, devem iniciar os cuidados com a alimentação já no supermercado. Por isso, antes de comprar um produto, sempre verifique a embalagem, que deve estar intacta e não compre latas de alimentos que estejam estufadas ou enferrujadas.

Obs.: Sempre lembre-se de consultar o prazo de validade do produto.

Inicie suas compras pelos produtos não perecíveis e por último os produtos perecíveis que necessitam de refrigeração, como carnes e lácteos, assim, você evitará que os produtos fiquem abaixo da temperatura ideal.

Para reduzir os riscos de contaminação, as frutas e hortaliças que serão consumidas cruas devem ser higienizadas corretamente. Retire folhas e partes deterioradas, no caso de vegetais folhosos lave folha por folha em água corrente e as frutas e legumes, lave um a um. Coloque em solução clorada e enxague em água corrente. Para água sanitária a diluição indicada é 200ppm (1 colher de sopa para um litro) por 10 minutos, para produtos específicos, utilize a recomendação do fabricante que consta no rótulo. Coloque em recipiente tampado e mantenha em refrigeração até o momento que for utilizar.

A água utilizada para o preparo de alimentos deve ser potável, evitando riscos de contaminação, por isso, esteja sempre atento às condições de limpeza de sua caixa d?água.

Higienize embalagens como caixas de leite e latas antes de utilizar. E após abrir a embalagem verifique as recomendações do fabricante em relação à armazenagem e prazo de validade após aberto.

Faça a escolha e separação de grãos como arroz e leguminosas como feijão, evitando perigos físicos, como pedras, pedaços de madeira.

O cozimento é uma etapa muito importante para eliminação de microrganismos, por isso, não consuma carnes e ovos crus ou mal passados.

Cuidado com a temperatura dos alimentos! Alimentos prontos não devem permanecer em temperatura ambiente por período superior a 30 minutos, pois aumentará a proliferação de microrganismos. Além disso, não descongele alimentos em temperatura ambiente, o ideal é que o alimento permaneça em refrigeração tempo suficiente para descongelá-lo, se precisar utilizar um alimento congelado imediatamente, utilize o micro-ondas.

Armazene os alimentos corretamente. Na geladeira, reserve as prateleiras superiores para as preparações prontas para o consumo, prateleiras do meio para alimentos pré-preparados e as prateleiras inferiores para alimentos crus. Evite abrir a geladeira quando não houver necessidade evitando alterações na temperatura.

Com algumas mudanças em seu dia a dia, você garantirá a qualidade dos alimentos à mesa!


Dicas para você viver melhor, de bem com a vida, remédios caseiros para cura de doenças simples.

    DICAS DE CUIDADOS ESSENCIAIS PARA MANTER UMA BOA SAúDE BUCAL

    DICAS DE CUIDADOS ESSENCIAIS PARA MANTER UMA BOA SAúDE BUCAL Cuidados essenciais para manter a qualidade e segurança dos alimentos em casa

    ESPECIALISTA EXPLICA QUAIS OS CUIDADOS ESSENCIAIS PARA MANTER PNEUS EM BOM ESTAD ..

    ESPECIALISTA EXPLICA QUAIS OS CUIDADOS ESSENCIAIS PARA MANTER PNEUS EM BOM ESTAD .. Cuidados essenciais para manter a qualidade e segurança dos alimentos em casa

    DR SIMONE DISCIPLINAS E CUIDADOS DIARIOS SÃO ESSENCIAIS PARA TER A PELE BONITA ..

    DR SIMONE DISCIPLINAS E CUIDADOS DIARIOS SÃO ESSENCIAIS PARA TER A PELE BONITA .. Cuidados essenciais para manter a qualidade e segurança dos alimentos em casa

    Tudo sobre Cuidados essenciais para manter a qualidade e segurança dos alimentos em casa, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *