Corruptos eufóricos, foi protocolada a CPI do BNDES

Home » Política » Corruptos eufóricos, foi protocolada a CPI do BNDES

a1

Já que o senado deu pra trás, quando alguns senadores que provavelmente receberam algo em troca tiraram seus nomes, no entanto em vão, foi protocolado na Câmara dos Deputados nessa quinta-feira o pedido de abertura da CPI do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Os partidos de oposição conseguiram reunir 198 assinaturas. Para se criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito são necessárias 171 assinaturas.

O líder do PPS, Rubens Bueno, um dos autores do documento, explica que a comissão está calcada em três pontos: empréstimos internacionais, empréstimos suspeitos e nas empresas que teria recebido dinheiro do BNDES supostamente sem critério.

Mas a comissão não deve ser instalada imediatamente. Mais seis pedidos de criação de CPI aguardam definição sobre a instalação, a CPI do BNDES está em sétimo lugar.

Já existem quatro CPIs em funcionamento na Casa, e o Regimento Interno estabelece que só podem funcionar simultaneamente cinco comissões. Por isso apenas mais uma vai poder ser instalada.

O deputado petista Afonso Florence comentou a tentativa de se criar a CPI do BNDES. Para ele, é mais uma manobra da oposição para fazer disputa política.

A CPI pretende investigar as irregularidades nos empréstimos do banco BNDES no período de 2003 à 2015.

Atualização

A oposição a presidente Dilma Rousseff (PT) no Congresso Nacional, garante que jpa conseguiu levantar as assinaturas necessárias para pedir a instalação da CPI do BNDES. O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), que prometeu a poucos dias conseguir as assinaturas necessárias para a criação de uma nova Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do BNDES parece que logrou êxito.

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) promete confirmar a coleta dos endossos nesta quinta-feira (16). Quer aproveitar o depoimento do presidente do banco, Luciano Coutinho, para dar a notícia. As informações foram anunciadas a pouco no portal IG via sua coluna Poder Online.

Cássio tem como estratégia para provocar desgaste no Governo, trata-se que ele liderou a retomada de assinaturas junto a oposição para instalar a CPI do BNDES, algo que a cúpula do governo da presidente tenta a todo custo evitar. O líder tucano no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), garante que não sossega até instalar a comissão. As informações foram publicadas na coluna Diário do Poder neste final de semana.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Não deixe de ver isso

Lula, charge mão

Lula faturando alto com grana fácil, debocha das demissões da imprensa

O ex-presidente Lula, que continue ex pra sempre, é um sujeito sem estilo, arrogante, rasteiro e totalmente sem ética e.