Home » Tecnologia » Comportamentos de segurança que você deve adotar na web

Comportamentos de segurança que você deve adotar na web

cadAs pessoas dedicam boa parte do tempo de suas vidas ao mundo virtual, mas nem sempre elas se preocupam com segurança online tanto quanto se preocupam com segurança no mundo real. O problema é que as informações que disponibilizamos nas redes sociais e guardamos em nossos dispositivos pessoais são altamente valiosas.

O primeiro passo em direção a um nível aceitável de segurança e privacidade online é a conscientização. É preciso entender a importância de adotar comportamentos seguros antes de colocá-los em prática. Podemos dizer que um comportamento digital seguro vai desde o cuidado ao abrir um e-mail suspeito, passando pela escolha da rede de acesso à internet e chegando até mesmo a adoção de medidas importantes caso seu smartphone ou notebook sejam roubados.

No entanto, se você chegou até este artigo, quer dizer que já está interessado em aumentar sua proteção no mundo virtual. Confira algumas dicas de ferramentas para usar e comportamentos corretos que devem ser adotados para manter suas informações pessoais fora do alcance de hackers, golpistas e criminosos da web.

1. Defesa é palavra de ordem

Navegar na internet sem uma ferramenta para proteger seu computador ou dispositivo móvel de programas mal-intencionados é um erro gigantesco. No mínimo, você precisa ter o Windows Defender ativo em sua máquina e, na melhor das hipóteses, você deve utilizar o melhor antivírus para o seu perfil de usuário.

Além dos antivírus, também existe outra categoria que oferece opções mais completas, são as chamadas suítes de segurança online, que combinam diversas soluções a fim de proteger as máquinas contra vírus, e-mails maliciosos, ataques remotos, spywares, entre outras ameaças. Algumas suítes podem incluir o gerenciamento de senha e até mesmo ferramentas capazes de proteger suas credenciais de login em sites de pagamentos online.

Deixar de usar pacotes de segurança em um computador é algo muito arriscado. As ameaças vêm de todos os lados e podem chegar até você por meio do navegador, da sua caixa de entrada de e-mail, via URLs encurtadas no Twitter, entre outros. O uso desse tipo de ferramenta ajuda a aumentar a segurança na navegação. Empresas como Kaspersky, Bitdefender e Avast oferecem soluções de pacotes de segurança.

2. Ative a proteção de firewall do roteador

A função do firewall do roteador é monitorar as portas do dispositivo e evitar possíveis invasões. Ele funciona como uma camada adicional de proteção contra criminosos e protege uma área não coberta pelo firewall do sistema operacional da máquina, que protege apenas as portas do próprio computador.

Alguns roteadores possuem configurações padrão tão fracas que permitem que invasores acessem os dispositivos da sua rede doméstica mesmo sem usar uma senha. Portanto, configurar corretamente o seu roteador de acordo com as instruções do fabricante ajuda a dar uma camada extra de proteção.

3. Livre-se de spams

A chegada de serviços como o Gmail facilitou muito a vida dos usuários, pois dispensou o uso de aplicativos de e-mails. É claro que muitas pessoas ainda usam apps para gerenciar sua caixa de entrada, mas o aumento no uso das ferramentas online ajudou a diminuir a dependência de ferramentas anti-spam.

Afinal, serviços como o Gmail bloqueiam spam e malwares, certo? Não exatamente. Na prática, o Gmail está propenso a deixar passar alguns spams e a maioria deles são e-mails de phishing. Normalmente essas mensagens são criadas por golpistas para parecer o mais autênticas possível e persuadir os destinatários a fornecer seus dados.

Esses e-mails têm a aparência de serviços oficiais, como o PayPal (particularmente lucrativo para os scammers), eBay, Facebook, entre outros e esperam que você insira seus dados de login em páginas falsas. Em seguida, suas credenciais serão copiadas e sua identidade roubada.

Uma pesquisa recente apontou que 97% das pessoas têm dificuldade para identificar golpes virtuais deste tipo. Aprender a detectar um e-mail malicioso é extremamente importante, mas as ferramentas anti-spam também dão uma força na hora de evitar problemas.

4. Cuidado ao acessar redes Wi-Fi públicas

Atualmente, diversos estabelecimentos oferecem acesso gratuito a redes Wi-Fi. Porém, é preciso redobrar o cuidado ao utilizar redes sem fio públicas, pois elas são tipicamente inseguras e podem abrigar malwares com cibercriminosos prontos para rastrear suas credenciais ou interceptar seus dados.

Ao usar estas redes, o melhor mesmo é não digitar informações confidenciais, como número de cartão de crédito e evitar o acesso a qualquer site que use login e senha, uma vez que todos esses dados podem ser roubados por pessoas mal-intencionadas.

5. Previna-se em caso de furto ou roubo do seu dispositivo

Não é novidade que dispositivos móveis são alvos de assaltantes em roubos e furtos. Como ninguém está livre deste tipo de situação, é importante pensar em como proteger os dados armazenados nos seus gadget caso ele vá parar na mão de terceiros.

Nossos tablets, smartphones e notebooks armazenam informações importantíssimas que podem trazer dores de cabeça caso caiam nas garras de pessoas indevidas. Por isso, é muito importante saber como proteger esses dados em caso de imprevistos e até mesmo deletá-los remotamente caso seja necessário.

Como já era de se esperar, existem diversos aplicativos que podem ajudar nesta tarefa.

6. Mantenha arquivos importantes ocultos

Manter arquivos importantes e confidenciais longe do alcance dos olhos de terceiros também é uma boa prática que pode ser adotada para proteger seus dados. Graças ao avanço da tecnologia, atualmente podemos optar por ferramentas mais simples que apenas escondem os arquivos ou por recursos mais avançados que adicionam uma incrível camada de proteção ao arquivo ou pasta.

A própria Microsoft oferece uma ferramenta nativa para ocultar arquivos no Windows, mas a empresa alerta que, embora você possa ocultar arquivos confidenciais para que outras pessoas não possam vê-los, não confie no ocultamento de arquivos como seu único meio de segurança ou privacidade.

7. Atenção às configurações de segurança do Facebook

Por questões de business, o Facebook permite que seus usuários compartilhem suas informações pessoais com terceiros, na forma de sites, aplicativos ou jogos. Isso quer dizer que sempre que baixamos um aplicativo ou entramos em um site usando o login do Facebook, estamos dando a essas empresas acesso ao nosso perfil da rede social.

Portanto, é uma boa ideia você dar mais atenção a essas configurações e não apenas àquelas que dizem respeito à privacidade de suas fotos ou vídeos perante outros usuários da rede social.

É importante ressaltar que se você sempre usa senhas fortes, mas tem o hábito de deixar o computador desbloqueado e sem vigilância em locais públicos, você ainda está colocando seus dados em risco. Se você usar softwares antivírus, mas não for cuidadoso ao responder ou encaminhar e-mails suspeitos, você ainda corre o risco de espalhar um vírus para seus amigos. Portanto, é preciso aliar a proteção do seu computador ou dispositivo móvel com um comportamento seguro em relação à computação para evitar problemas.

Novidades do mundo tecnológico, review de smartphone, celular, dispositivos eletrônicos, como desbloquear e destravar senhas, além de preço e ficha técnica do aparelho.

    O QUE é IMPORTANTE PARA VOCê? - COMPORTAMENTO - EP.3

    Se quiser ver mais valores e entender um pouco mais sobre o assunto, acesse a postagem completa: ... O QUE é IMPORTANTE PARA VOCê? - COMPORTAMENTO - EP.3 Comportamentos de segurança que você deve adotar na web

    [SG4] COMPORTAMENTO SEGURO: A BASE DA EXCELêNCIA EM ST

    O comportamento seguro é a base de qualquer bom programa de segurança do trabalho. o maior desafio na busca da excelência em segurança é o ... [SG4] COMPORTAMENTO SEGURO: A BASE DA EXCELêNCIA EM ST Comportamentos de segurança que você deve adotar na web

    APRESENTAR REGRAS E SUPERVISIONAR O COMPORTAMENTO

    Apresentar regras e supervisionar o comportamento os limites dão segurança para as crianças, a partir deles elas têm parâmetros para ... APRESENTAR REGRAS E SUPERVISIONAR O COMPORTAMENTO Comportamentos de segurança que você deve adotar na web

    PALESTRA GIOVANE CASTRO PARA SIPAT - COMPORTAMENTO X SEGURANçA.WMV

    Excelente palestra para sua sipat, reunião de cipa ou qualquer outro evento ligado à segurança. direcionada para empresas, congressos, universidades etc. PALESTRA GIOVANE CASTRO PARA SIPAT - COMPORTAMENTO X SEGURANçA.WMV Comportamentos de segurança que você deve adotar na web

    COMPORTAMENTO DE IN SEGURANçA

    Você faz análise dos riscos envolvidos em uma tarefa? planeja antes de executar? estas imagens fazem você pensar sobre os riscos desnecessários que ... COMPORTAMENTO DE IN SEGURANçA Comportamentos de segurança que você deve adotar na web

    Tudo sobre Comportamentos de segurança que você deve adotar na web, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Novidades Tecnologia 2016 / 2017

    ROG anuncia novo mouse 'ideal para MOBA'

    Confira as especificações Acessório possibilita o uso por destros e canhotos, ajustes de índices de velocidade, configurações de perfis de iluminação e mais.

    Alguém criou cadarços que se amarram sozinhos... usando blocos de LEGO

    Faça você também Um sujeito bastante habilidoso criou uma peça motorizada para ser conectada a um par de tênis.

    PewDiePie lança vídeo em resposta à polêmica sobre seu canal

    "Admito que a piada foi longe demais" Após perder acordo com YouTube e Disney, Felix admite que "brincadeira" com conteúdo ofensivo "foi longe demais".

    Activision demite funcionários do estúdio Infinity Ward, de Call of Duty

    Blizzard e MLG não foram afetados pelos cortes De acordo com relatos, a publisher dispensou cerca de vinte pessoas da produtora de COD: Infinite Warfare.

    PewDiePie perde acordo com Disney após vídeos com conteúdo ofensivo

    "Ele claramente foi longe demais neste caso" Rumores também indicam que a série do comediante com o YouTube Red foi cancelada.

    Shigeru Miyamoto tem ressalvas sobre realidade virtual

    "Quando vejo pessoas jogando em VR, fico preocupado" O homem por trás de Mario e Zelda expressa preocupação quanto a tecnologia que está cada vez mais em voga.

    Criador de Call of Duty fala sobre o futuro da realidade virtual

    A experiência que veio para ficar Durante a Campus Party Brasil 2017, Chance Glasco falou sobre o Rumii, novo software que promete revolucionar as experiências em VR.


Um comentário

  1. ESTOU INERESSADA ADQUIRIR SIBUTRAMINA OU ANFEpramona em Curitiba /Pr whats 41997701333

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Não deixe de ver isso

D-Link anunciaa nova gama de produtos Smart Home e Smart City

A líder de vendas D-Link irá demonstrar sua mais recente gama de produtos Smart Home e Smart City no Mobile.