Comparativo: Novo Ford Focus 1.6 x Volkswagen Golf 1.4 Turbo 2015

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Nos quadrinhos, os heróis e vilões são quase sempre opostos. É só ver o Batman e o Coringa, Homem-Aranha e Doutor Octopus e, por que não, Rick e o Governador de The Walking Dead. Essa dualidade não vale para os automóveis. Os melhores rivais nascem com características parecidas e o novo Ford Focus e o Volkswagen Golf provam isso.

Eles coincidem em vários pontos: nasceram na Europa, têm planos de dominação mundial e levam o prazer de dirigir muito à sério. E quem será que leva essa disputa agora trazida para o território nacional? Com tanta coisa em comum, não é um resultado que pode ser adiantado logo de cara.Novo-Ford-Focus-Turbo-3

Eles dividem muita coisa, mas suas estratégias são distintas. Além de lutar com o Golf pelo posto de mais vendido no mundo, os planos conquistas do Focus são nacionais. Seu objetivo é de continuar a ser líder entre os hatches médios. Por isso mesmo, executivos da Ford consideram o seu verdadeiro rival o Cruze Sport6, pois o Chevrolet seria o único capaz de incomodar essa liderança. Se depender do Golf, essa liderança pode até ser mantida, mas não será pacífica por muito tempo.

Caso fosse contada como saga, a história do VW poderia ser dividida em dois arcos. Primeiro a chegada da Alemanha como um carro normalmente carregado de opcionais e pretensão de vencer entre os premium. Após esse período, ele vai abandonar esse treinamento de elite e acenar para as massas.

É nesse ponto que a trajetória de ambos vai se chocar. Sem esconder seus planos, o Golf substituirá de vez a quarta geração na linha de São José dos Pinhais (PR) em 2015. A nacionalização é apenas parte da estratégia. Para barateà-lo, a VW vai adotar além dos 1.4 e 2.0 turbo (convertidos a flex), o 1.6 16V que estreará na Saveiro.

Está longe de ser uma estratégia nova. O antigo Focus vendia majoritariamente na versão GLX 1.6 16V e a marca espera que o SE 1.6 16V escolhido para esse comparativo ocupe essa posição. A versão está disponível com câmbio manual por R$ 63.990, R$ 3 mil a mais que o básico S, valor que inclui ar-condicionado, sistema de som Sync com comandos de voz, entradas auxiliares e tela 4.2 polegadas, bancos em couro, sensor de estacionamento traseiro, controlador de velocidade, faróis de neblina e, em segurança, freios ABS com EBD e airbags frontais e laterais.

Novo Ford Focus 1.6 x Volkswagen Golf 1.4 Turbo-2

O Powershift de dupla embreagem sai por R$ 69.990 e soma controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas e controle de torque em curvas.

Mesmo com preços R$ 10 mil acima dos GL e GLX, que saíam por R$ 50.100 e R$ 53 mil, a Ford considera que o S e SE 1.6 servirão como fidelizadores, destinados a quem já tem o anterior. Como a diferença de preço é de apenas R$ 4 mil, comparamos o SE manual  ao Golf Highline de R$ 67.990.

Tal diferença inclui itens exclusivos. O Golf tem a mais ar digital de duas zonas, central de 5.8 polegadas sensível ao toque, sensores de estacionamento dianteiros/traseiros e, em segurança, traz sete airbags (frontais, laterais, do tipo cortina e para os joelhos) e controle eletrônicos.

Além de mais caro, nas concessionárias contadas o Golf  foi encontrado com opcionais, principalmente o pack Elegance (couro e faróis de xenônio), teto solar e rodas aro 17 em pneus 225/45, contra o jogo aro 16 205/55 também usado pelo Focus. Isso eleva o preço a R$ 77.500. Ou seja, por mais que ofereça recheio extra, o Golf cobra um preço caro por isso, o testado chega a R$ 110 mil. Ao menos a danação do seguro ficou para trás: R$ 2.225, ainda assim mais caro que os R$ 1.723 do Focus. A garantia fica nos mesmos três anos.

A etiqueta de preço salgada inclui o EA2011 1.4 16V turbo de 140 cv. Até aí parece equilibrado o embate com o Sigma 1.6 16V que ganhou um tiquinho de potência a mais que  no Fiesta e gera 135 cv. São quase 20 cv a mais que o antigo, sem variação de fase e 116 cv. Mas como o Super Trunfo tem mais de um quesito, ao se olhar o torque a coisa muda.

O 1.4 TSI se vale de turbo e injeção direta para despachar a 25,5 kgfm a 1.500 giros. Está certo, a Ford diz que 91% do torque está disponível nessa faixa, mas estamos falando de um total de 16,7 kgfm que, com etanol, chega a 5.250 rpm.

Novo Ford Focus 1.6 x Volkswagen Golf 1.4 Turbo

Mas menor força é compensada no consumo. Aqui a vantagem é do Focus e dos seus 8,7 km/l de etanol na cidade e 10,6 km/l na estrada. O Golf conta com o start/stop esnobado pela americana e marcou bons 10,1 km/l e 16,8 km/l entre urbano e rodoviário. Mas a sua restrição alimentar a gasolina joga contra, já que o custo de rodagem chega próximo do adversário somente nas estradas.

Na pista, a aceleração aos 100 km/h é de 8,5s para o VW e 11,7s para o Ford. Além da natureza torcuda, o Golf ainda é beneficiado em retomadas pelo câmbio de seis marchas de relações mais curtinhas – o câmbio IB5 não tem a mesma qualidade de engates do MQ200, estilo faca quente na manteiga.

De 60 a 100 km/h leva apenas 6,3s contra 10,4s do Focus. Isso não quer dizer que o hatch argentino seja chocho, seu desempenho é bom logo acima das 2.000 rpm.

A esportividade se ampara em outros quesitos. Quem curte direção afinada, tem em ambos exemplos na classe. A boa dirigibilidade é marca desses médios desde a primeira geração. Embora ambos tenham recursos como suspensão traseira multilink (de série no Ford desde o primeiro de 1999 e presente no VW desde 2003), na hora de se jogar nas curvas, o Golf tem a vantagem dos sistemas EDS e XDS que freiam as rodas internas (ambas) nas curvas, fechando melhor as trajetórias, afora o peso ligeiramente menor de 1.268 kg contra 1.310 kg.

O Ford conta com controles eletrônicos e Hill Honder apenas no SE Powershift. “Não havia essa opção de conjugar o manual aos controles na prateleira da Ford”, afirma Oswaldo Ramos, diretor de marketing. Deveria, pois o Fiesta SE de R$ 47.610 tem os itens de série.

Ainda assim, em dirigibilidade o Focus agrada mais na absorção de irregularidades e não deixa de ser afiado. De quebra, ainda repassa o que se passa debaixo dos pneus. Sem falar que a direção é tão responsiva e precisa quanto e a posição de dirigir é uma aula nos dois. Em acabamento, as peças do Golf se encaixam perfeitamente.

No Focus, há materiais e encaixes menos cuidadosos (caso da guarnição das colunas), enquanto a carroceria tem frestas maiores. A Ford alega que se trata de um problema das unidades pré-série, no Titanium 2.0 que testamos no Brasil a situação era melhor.

Por outro lado, o espaço é bom para quatro adultos, com vantagem para o Golf que, por sua vez, leva um banho na capacidade aferida de porta-malas, com 276 litros contra 347 litros. Isso não inverte o jogo. Se no mercado o Focus deve continuar a liderar, nessas páginas e versões manuais, o Golf leva a parada. O negócio é ter paciência para encomendar e esperar um básico chegar.

Preços:

Volkswagen Golf 1.4 Turbo: R$ 67.990
Novo Ford Focus 1.6: R$ 63.990

A Ford do Brasil começou seus primeiros investimentos em 1919, sendo a primeira produtora de automóveis a se instalar no Brasil. Possui atualmente fábricas nas cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Taubaté e sede na cidade baiana Camaçari (BA), além de um campo de provas na cidade de Tatuí - SP.

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