Comparativo: Honda HR-V 1.8 EXL x Civic 2.0 EXR

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Os SUVs sempre tiveram a imagem associada a aventura e esportes radicais. Nos últimos tempos, porém, depois que ficaram mais leves, confortáveis e adaptados ao uso diário, eles passaram a ser vistos em todos os lugares, incluindo aquelas ocasiões tradicionalmente reservadas aos sedãs, como os eventos sociais e corporativos em que se pede mais formalidade. Os utilitários esportivos se tornaram concorrentes dos sedãs e hoje há motoristas em dúvida sobre qual comprar.

Com os recentes lançamentos de SUVs, essa é uma das perguntas mais frequentes no vlog Melhor Compra.

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Para avaliar os prós e contras de cada conceito, reunimos aqui três duplas de sedãs e SUVs: Chevrolet Cruze 1.8 LTZ e Tracker 1.0 LTZ, Ford Focus 2.0 SE e EcoSport Freestyle Plus 2.0, Honda Civic 2.0 EXR e HR-V 1.8 EXL. Para efeito de comparação, escolhemos versões com preços próximos. Mas, com exceção do Tracker, que é oferecido apenas na versão topo de linha LTZ, poderíamos formar outras duplas incluindo até outros modelos. O EcoSport poderia ser comparado ao Fiesta Sedan e o HR-V, ao City. O par Civic e HR-V ganhou destaque por reunir os ingredientes típicos do confronto. Trata-se de um SUV recém-chegado desafiando um sedã veterano. Mas as outras duplas também tiveram papel importante na nossa conclusão.

Começando pelos preços, pode-se dizer que os SUVs no fim são mais caros, embora os valores cobrados por eles estejam bem próximos dos aplicados nos sedãs. No caso da Ford, é o mesmo. A diferença surge quando lembramos que os SUVs usam plataformas de modelos de segmentos inferiores. O HR-V deriva do City; o EcoSport, do Fiesta e o Tracker, do Onix. Se as fábricas cobram o mesmo valor por produtos diferentes, os mais simples deveriam custar menos.

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Quando o critério é o conteúdo, constatamos outra vez que os sedãs estão em vantagem. O Civic tem a
suspensão traseira (multilink) mais sofisticada que a do HR-V (eixo de torção). O Focus conta com motor com injeção direta de combustível, enquanto o EcoSport tem sistema convencional. E o Cruze vem com direção elétrica, contra a hidráulica do Tracker. Além disso, existe a diferença de equipamentos. Os sedãs são mais bem recheados.

Fazendo contas:

No que diz respeito aos outros custos, não existe um padrão tão evidente a favor dos sedãs. Examinando valores de seguro e manutenção, HR-V e Tracker dão mais despesas que Civic e Cruze, respectivamente. Mas, entre EcoSport e Focus, a relação se inverte: o Eco é mais barato de manter. Os cálculos dos seguros foram feitos pela corretora Segurar.com com base em um mesmo perfil de motorista. As diferenças, portanto, podem ser atribuídas unicamente aos carros – as seguradoras determinam os valores da apólice com base em estatísticas que revelam a sinistralidade dos veículos.

 

Além do valor de seguro e das revisões, levantamos também os preços dos pneus, que são componentes caros que ficam de fora das manutenções programadas. Mais uma vez, os utilitários esportivos apresentaram custos superiores.

Na pista de teste, houve equilíbrio no rendimento. As marcas de consumo urbano e rodoviário ficaram muito próximas entre os pares, o que leva à conclusão de que o custo de rodagem deve permanecer no mesmo patamar. O desempenho também foi bem parelho. Apenas o Focus se destacou, bebendo menos que o Eco.

No uso diário, há diferenças bem características entre os dois tipos de veículo. No que diz respeito ao espaço interno, os sedãs costumam apresentar porta-malas maiores, mas ficam em desvantagem quando os SUVs abrem a tampa traseira e rebatem os bancos. Sedãs podem até rebater os bancos, mas não possuem o mesmo volume interno nem a facilidade de acesso à bagagem quando se abre a tampa traseira.

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Na cabine, apesar das distâncias menores de entre-eixos (por causa das plataformas), os SUVs acomodam melhor seus ocupantes. E a razão para isso está no fato de seus assentos estarem em posição mais elevada. Essa vantagem é mais fácil de notar nos bancos traseiros, nos quais os passageiros dos SUVs viajam com os joelhos na mesma altura dos quadris. Nos sedãs, por sua vez, os joelhos ficam mais altos e o quadril afunda no assento. Para o motorista do utilitário, o maior ganho é a visibilidade. Em posição elevada, o condutor amplia seu campo de visão e surge aquela sensação de ter controle da estrada.

Mudança de comportamento:

A altura em relação às ruas não se deve apenas aos bancos, no entanto. A suspensão dos SUVs também é elevada e seus pneus costumam ter perfil mais alto. E o aspecto positivo, nesse caso, está no fato de o carro conviver melhor com as irregularidades de nossas ruas, passando por obstáculos com mais conforto. Pensando na segurança, em um acidente, dependendo do caso, a altura elevada pode proteger os ocupantes dos SUVs, principalmente se os outros veículos envolvidos forem mais baixos. Nem tudo é melhor ao volante dos utilitários esportivos, porém. A posição de dirigir alta muda completamente a forma como o condutor se relaciona com o carro e com a via. Como viaja mais distante do chassi, fica mais difícil para o motorista perceber as reações do veículo. Para quem gosta de dirigir esportivamente, isso é ruim. E há outras implicações: o isolamento do motorista em relação ao carro pode ter consequências para a segurança das viagens, pois dificulta que se perceba quando o veículo está chegando ao seu limite.

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Comparando Civic e HRV, os dois carros apresentam comportamentos muito parecidos, com direção leve e suspensão macia. Com centro de gravidade mais alto, o HRV tende a balançar mais a carroceria nas curvas e nas frenagens bruscas, mas nada que assuste. Pelo contrário: em nossas medições o SUV se saiu melhor que o sedã nas provas de frenagem. Apesar de mais equilibrado, o Civic precisou de mais espaço para parar. Nas manobras, não existem diferenças. Com diâmetros de giro idênticos, os dois requerem o mesmo espaço na hora de estacionar.

Custo-benefício:

Civic e HRV têm os mesmos recursos básicos de segurança, equipados com controle eletrônico de estabilidade e sistema auxiliar de partida em rampas. A única falta grave está no fato de o HRV ter apenas quatro airbags, contra os seis do Civic. Em relação aos itens de conforto, o sedã traz alguns equipamentos exclusivos, como o teto solar e o sensor crepuscular. O HRV, por sua vez, vem com leds nas luzes de posição e rebatimento elétrico dos retrovisores. E conta com a mobilidade dos bancos, que transforma sua cabine em um pequeno contêiner.

Pelo exposto aqui, os sedãs são as melhores escolhas. Eles levam a melhor em aspectos como tecnologia embarcada e equipamentos; geram menos despesas com seguro e manutenção e ainda se defendem bem no uso diário, com bom comportamento dinâmico e segurança. O SUVs se destacam oferecendo mais espaço e conforto. E o fato de serem novidades em nosso mercado adiciona-lhes algum charme. Mas a melhor relação custo-benefício está com o sedãs.

Preço:

HR-V: R$ 88.700

Civic: R$ 88.400

Consumo:

– HR-V:

Urbano: 10,4 km/l

Rodoviário: 13,1 km/l

– Civic:

Urbano: 10,8 km/l

Rodoviário: 14,2 km/l

Ficha técnica:

– HR-V:

Motor/Performance:
Motorização: 1.8
Alimentação Injeção multi ponto
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 140.0 139.0
Cilindrada (cm3) 1.799 N/D
Torque (Kgf.m) 17,7 17,5
Velocidade Máxima (Km/h) N/D N/D
Tempo 0-100 (Km/h) N/D N/D
Consumo cidade (Km/L) N/D N/D
Consumo estrada (Km/L) N/D N/D
Dimensões:
Altura (mm) 1586
Largura (mm) 1772
Comprimento (mm) 4294
Entre-eixos (mm) N/D
Peso (kg) 1276
Tanque (L) 51.0
Porta-malas (L) 437
Ocupantes 5
Mecânica:
Câmbio CVT com modo manual
Tração Dianteira
Direção Elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo transversal (beam), roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Freios Quatro freios à disco com dois discos ventilados.

– Civic:

Motor/Performance:
Motorização: 2.0
Alimentação Injeção multi ponto
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 155.0 150.0
Cilindrada (cm3) 1.997 N/D
Torque (Kgf.m) 19,5 19,3
Velocidade Máxima (Km/h) 190 N/D
Tempo 0-100 (Km/h) 10.9 N/D
Consumo cidade (Km/L) 6.5 9.7
Consumo estrada (Km/L) 9.2 13.8

Dimensões

Altura (mm) 1450
Largura (mm) 1755
Comprimento (mm) 4525
Entre-eixos (mm) 2668
Peso (kg) 1298
Tanque (L) 57.0
Porta-malas (L) 449
Ocupantes 5
Mecânica:
Câmbio Automática com modo manual de 5 marchas
Tração Dianteira
Direção Elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo braços triangulares e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Freios Quatro freios à disco com dois discos ventilados.

 

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